O que é uma chamada quente?
É um dos dois tipos de chamada — quente e fria. Chamada quente é uma expressão que os representantes de vendas profissionais usam para se referir a falar com leads quentes. A chamada é rotulada como quente porque os representantes tiveram contato anterior com os clientes.
O objetivo é manter o potencial cliente engajado com o produto ou serviço para aumentar as chances de conversão. Ao contrário da ligação fria, em que não há contato prévio com o cliente que você pretende contatar.
A chamada quente implica um contato prévio e que o relacionamento tenha atingido um estágio em que um representante possa ser mais direto com um potencial cliente. A comunicação que antecede a ligação calorosa pode ser uma indicação, uma interação em um evento de negócios ou uma campanha de email direto. Ao contrário de outras estratégias que geram leads de entrada, a ligação calorosa gera leads de saída.
Pode ter várias formas, pois tudo depende da estratégia do negócio e das circunstâncias dos pontos de contato anteriores com os clientes. De qualquer forma, todas as iniciativas começam com as chamadas quentes de acompanhamento. Os representantes de vendas usam essa oportunidade para agendar reuniões com clientes em potencial ou discutir assuntos por telefone.
As chamadas quentes implicam que os representantes de vendas também têm acesso aos dados de contato. Os detalhes de contato são extremamente importantes para chamadas quentes; esses detalhes não incluem apenas o endereço de e-mail e o número de telefone de um cliente em potencial. Eles também exibem interações anteriores com o cliente e o histórico de compras.
Lembre-se de que os clientes são significativamente mais numerosos do que os representantes de vendas. É por isso que os representantes de vendas precisam de toda ajuda possível, desde plataformas que centralizem os dados de contato do cliente até software de central de atendimento com suporte a chamadas de saída.
Como funciona a chamada quente?
Para que uma estratégia de chamada calorosa funcione, você precisa construir uma base saudável. Toda iniciativa bem-sucedida de chamada calorosa aproveita as conexões com um potencial cliente. Para iniciar a sua própria, é necessário criar um sistema que o ajude a estabelecer um relacionamento e confiança essenciais com seus prospectos.
Ter um contato prévio com um potencial cliente é a única maneira de transformar uma chamada comum em uma ligação vantajosa. Já existe um nível de confiança e conexão para aproveitar e despertar maior interesse do cliente em adquirir um produto ou serviço, e, assim, converter mais ligações em vendas.
Existem muitas formas de começar a construir essa lista de contatos. Uma das estratégias mais comuns é participar de quantos eventos de networking forem possíveis. Esses eventos criam oportunidades para se conectar com prospects de vendas. Considerando que existem eventos tanto para B2C quanto para B2B, as empresas podem escolher participar dos eventos relevantes para seus objetivos específicos.
Outras estratégias incluem criar uma lista de assinantes de e-mail e lançar uma campanha de e-mail. Você pode usar indicadores como anexos baixados para identificar se os clientes em potencial estão prontos para receber uma ligação calorosa. Depois de criar uma lista de clientes em potencial, é hora de fazer essas ligações.
A chamada é a etapa final de uma estratégia de chamada quente. Um representante de vendas deve ligar para um cliente quente com um único propósito – marcar um compromisso. Lembre-se, você não deve priorizar a venda durante a ligação telefônica, a menos que você esteja administrando uma empresa onde seus representantes vendam exclusivamente por telefone. O objetivo principal é marcar um compromisso onde a venda de fato ocorrerá.
A ligação telefônica está presente para permitir que seus representantes de vendas avaliem a conexão que têm com o prospecto e prossigam de acordo com isso. Como o prospecto já confia em você e tem interesse em saber mais sobre seu produto e serviço, convertê-los se torna mais simples do que a prospecção por telefone tradicional.
O que dizer ao fazer uma chamada quente
É importante ressaltar que seus representantes de vendas não precisam improvisar 100% do tempo. Uma iniciativa bem-sucedida de chamada quente se baseia em um roteiro de chamada quente e dicas práticas de chamada quente. O roteiro deve cobrir vários cenários de conversação, desde conversas com um comprador médio até conversas com compradores de nível C e VP.
Existem centenas, senão milhares, de scripts de chamadas quentes online com base em diferentes técnicas e abordagens de resposta. Como cada empresa e seus clientes-alvo são únicos, é melhor se ater a um modelo de script de chamada quente. Ajudaria se você usasse o que sabe sobre seus clientes, imagem de marca, tom de voz e dicas gerais para ligações calorosas bem-sucedidas. Isso ajudará você a aproveitar as conexões com possíveis compradores e maximizar as taxas de conversão.
Aqui está um modelo simples para seguir ao entrar em contato com um potencial comprador interessado:
abertura que chama a atenção – Cumprimente os prospects pelo nome.
faça apresentações adequadas — Diga aos potenciais clientes o seu nome e qual empresa você representa.
mostre suas cartas – Informar aos prospectos o motivo da sua ligação.
fale sobre o produto/serviço – Use as informações que você possui sobre os potenciais clientes para tornar o produto/serviço que você está vendendo relevante para eles.
Você pode construir seu roteiro de chamada calorosa com base em duas melhores práticas: perguntas abertas e escuta ativa. Perguntas abertas facilitam a conversa enquanto a escuta ativa melhora a compreensão mútua e abre a porta para um representante de vendas fazer uma pergunta ativa.
Lembre-se de que é uma chamada calorosa, não uma chamada de vendas. Seus representantes de vendas não vão oferecer produtos ou serviços. Eles terão conversas com clientes em potencial com foco nos possíveis compradores. O objetivo é construir um relacionamento com base na confiança já estabelecida e fazer o cliente em potencial tomar uma ação. É normal ver muitas chamadas saindo do roteiro. Isso não deve alarmar os representantes, pois eles têm liberdade para improvisar quando necessário.
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Frequently Asked Questions
O que é chamada quente?
É um processo de entrar em contato com um potencial cliente, um representante de vendas ou uma empresa com a qual você já estabeleceu uma conexão. Uma vez que você estabeleceu um relacionamento com um prospecto de vendas, a ligação receptiva é uma estratégia que reduz significativamente o risco de rejeição e pode ajudar a aumentar as taxas de conversão.
Como funciona a chamada quente?
É fácil entender como funciona a ligação quente uma vez que você saiba que no centro de toda estratégia de ligação quente estão os potenciais clientes de vendas que têm experiência prévia com a empresa. Os representantes de vendas entram em contato com esses potenciais clientes aproveitando a confiança e o interesse deles nos produtos ou serviços para concretizar uma venda.
O que você diz em uma chamada quente?
Embora os representantes de vendas possam improvisar durante uma ligação quente, é melhor que eles o façam apenas se um cliente em potencial sair do roteiro. Isso implica que você deve ter um roteiro de ligações quentes e uma lista de dicas para ligações quentes antes de lançar tal iniciativa. A regra básica é abordar um prospecto mencionando o nome dele e prosseguir apresentando-se, mencionando a empresa para a qual você trabalha e explicando o motivo da ligação.
Agora que você entende o conceito de chamada quente, pode ser interessante explorar como os call centers utilizam diferentes equipamentos para maximizar a eficiência. Saiba mais sobre quais telefones os call centers usam e que tipo de tecnologia pode melhorar seu atendimento ao cliente. Além disso, aprimorar suas habilidades em lidar com chamadas de entrada pode ser um diferencial. Descubra as melhores práticas e estratégias para gerenciar essas chamadas com confiança. Finalmente, entender a importância da etiqueta de chamada pode ajudar a melhorar a comunicação e a satisfação do cliente. Exemplos práticos podem fazer toda a diferença no seu atendimento.
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