A lista de verificação de integração de clientes SaaS é crucial para gerentes de sucesso acompanharem tarefas essenciais, garantindo uma experiência satisfatória e evitando a rotatividade precoce. Inclui mensagens de boas-vindas automatizadas, metas de sucesso, agendamentos, e mais.
Uma lista de verificação de integração do cliente SaaS é uma ferramenta usada por gerentes de sucesso do cliente para acompanhar as principais tarefas que precisam ser ser concluído durante o início da jornada de um cliente com um novo aplicativo de Software como Serviço (SaaS). Essas etapas ajudarão o cliente a aproveitar ao máximo seu SaaS e a evitar possíveis obstáculos que possam levar à rotatividade precoce.
O sucesso na integração com um novo aplicativo SaaS depende de quão fácil é utilizá-lo e quão rapidamente o cliente pode obter resultados ao usar o software. Se o processo de integração do cliente for longo, complicado ou faltar etapas importantes, é provável que desencoraje novos clientes a utilizarem o software e os leve a abandonar.
Uma lista de verificação de integração do cliente Saas pode ajudar os gerentes de sucesso do cliente a acompanhar as principais tarefas que precisam ser concluídas durante o início da jornada de um cliente e executar adequadamente cada uma delas. Ao implementar esses métodos, você poderá fornecer a seus clientes uma ótima experiência de integração do usuário que os manterá satisfeitos com seu produto.
Gerentes de sucesso do cliente
Um checklist de integração de clientes SaaS pode ajudar os gerentes de sucesso do cliente a acompanhar as principais tarefas que precisam ser concluídas durante o início da jornada do cliente. Isso permitirá que eles executem cada tarefa corretamente e ofereçam aos seus clientes uma ótima experiência de integração do usuário.
Gerentes de conta
Se você é um gerente de contas, uma lista de verificação de integração do cliente de SaaS ajuda você a acompanhar as tarefas que precisam ser concluídas para cada cliente. Dessa forma, você pode fornecer a eles a melhor experiência possível e ter a certeza de que seus clientes estão aproveitando ao máximo sua aplicação de SaaS.
Novos clientes de SaaS
Uma lista de verificação de integração de clientes SaaS pode ajudar novos clientes a obterem o máximo do seu software. Se a empresa seguir os passos dessa lista de verificação, os clientes poderão ver resultados rapidamente e permanecerão satisfeitos com o serviço.
Quando um novo cliente se inscreve em seu SaaS, envie-lhes uma mensagem de boas-vindas automatizada.
Esta é a primeira interação que um novo cliente tem com sua empresa. É crucial tornar esta mensagem o mais amigável e acolhedora possível, pois isso definirá o tom para interações futuras.
Sua mensagem de boas-vindas deve incluir informações sobre como começar a usar seu software e o que esperar do processo de integração do cliente. Também é uma boa ideia incluir links para recursos úteis, como o blog de sua empresa ou seção de perguntas frequentes (FAQ).
Depois de cumprimentar o cliente, é hora de marcar um horário para uma ligação.
Uma ligação telefônica é uma ótima maneira de criar um relacionamento com um novo cliente. É uma oportunidade para se apresentar, conhecer melhor o cliente, entender melhor suas necessidades e responder a quaisquer perguntas que ele possa ter.
Envie um e-mail ou convite de calendário ao cliente com a data e o horário da ligação, bem como um link para a reunião. Certifique-se de incluir todas as informações adicionais que possam ser necessárias, como uma pauta ou uma lista de perguntas para se preparar para a ligação.
Isso é o que os novos clientes veem quando fazem login, então isso definirá o tom para interações futuras.
Não apenas é uma oportunidade de causar uma ótima primeira impressão, mas também é uma chance de fornecer informações úteis sobre seu software. Isso permitirá que seus clientes saibam o que esperar e como aproveitar ao máximo seu aplicativo SaaS.
Você pode criar um por conta própria usando HTML, CSS e JavaScript, ou usar uma ferramenta como o Appcues para criar e gerenciar suas saudações.
Durante a chamada ou reunião, pergunte ao cliente o que ele deseja alcançar ao utilizar o seu SaaS.
Ter uma compreensão clara do objetivo de incorporação do cliente significa que você poderá adaptar o processo de incorporação às necessidades específicas dele. Isso ajudará o cliente a obter resultados mais rapidamente e aumentará suas chances de sucesso ao utilizar seu produto.
Trabalhe com o cliente para identificar objetivos específicos de uso do seu software. Uma vez que você tenha uma boa compreensão do que eles esperam alcançar, crie uma lista de tarefas de incorporação para que eles possam usar da melhor forma possível a sua aplicação SaaS para alcançar essas metas.
Uma vez que os objetivos do cliente tenham sido definidos, é hora de designar alguém para acompanhar o progresso feito para alcançá-los.
Um bom gerente de sucesso do cliente ajudará o cliente a obter o máximo do seu software, fornecendo orientação e suporte. Eles estarão lá para responder a quaisquer perguntas, oferecer conselhos e monitorar como o cliente está indo.
Escolha alguém que seja conhecedor do seu software e bom em lidar com pessoas. Essa pessoa deve ser alguém com quem o cliente possa se sentir confortável em se comunicar e em quem possa confiar para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
O tipo que você escolherá dependerá das necessidades do seu negócio e dos seus clientes.
O processo de integração do SaaS deve ser projetado para atender às necessidades específicas do seu negócio e dos seus clientes. Se for muito longo ou complicado, você correrá o risco de perder clientes antes mesmo de começarem.
A integração por autoatendimento significa que os clientes podem começar a usar o seu software sem qualquer ajuda sua, sendo muitas vezes a melhor opção para aplicativos simples com uma curva de aprendizado baixa. Um modelo de integração de baixo contato requer que você forneça alguma assistência, mas os clientes ainda podem descobrir as coisas por conta própria. Um modelo de alto contato é o melhor para aplicativos mais complexos, quando os clientes precisarão de ajuda significativa para terem sucesso.
Isso permitirá que você identifique áreas onde o cliente pode estar com dificuldades.
Acompanhar o progresso do cliente ajudará você a medir seu avanço em direção aos objetivos e identificar possíveis problemas. Dessa forma, você poderá ajudá-los e garantir que eles permaneçam no caminho certo.
Um dos métodos mais eficazes é usar uma abordagem baseada em dados. Isso significa reunir informações de várias fontes para obter uma imagem completa do progresso do cliente.
O momento “a-ha!” ocorre quando um cliente percebe repentinamente o valor do seu produto.
O momento “a-ha!” é essencial para impulsionar a adoção do produto e evitar que os clientes abandonem. É o momento em que eles percebem todo o potencial do seu produto e como ele pode ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Primeiro, você pode perguntar aos clientes satisfeitos, por meio de pesquisas, entrevistas ou conversas informais, quando eles tiveram esse momento. Você também pode procurar padrões nos dados para identificar quando diferentes clientes têm mais chances de ter seus momentos “Eureka”.
Esta é a sequência de eventos que leva um cliente a usar o seu software pela primeira vez até ter o seu momento “a-ha!” com ele.
Ao entender as etapas que levam ao momento “a-ha!”, você pode trabalhar para garantir que todos os clientes tenham uma jornada suave e bem-sucedida até ele. Isso ajudará a reduzir a rotatividade e aumentar a adoção do produto.
Comece mapeando as diferentes etapas que levam ao momento “a-ha!”, depois reengenheire-as para criar um caminho do cliente. Uma vez que você tenha o caminho, pode identificar quaisquer obstáculos potenciais e trabalhar para removê-los.
Ter uma coleção de artigos, tutoriais de produtos e outros recursos disponíveis ajudará os clientes a utilizar o seu SaaS.
Eles podem ser recursos valiosos para os clientes que estão tendo dificuldades em usar seu produto ou que têm perguntas sobre ele. Ao fornecer as respostas de que eles precisam, você pode reduzir a probabilidade de desistência e abandono.
Crie os artigos você mesmo, contrate alguém para escrevê-los ou use uma ferramenta para gerá-los automaticamente. No total, você deve ter pelo menos 100 artigos em sua base de conhecimento.
Guias de qualquer tipo são uma ótima maneira de ajudar os clientes a aprender a usar seu produto.
Se os clientes não conseguem descobrir como usar seu produto, é provável que eles desistam e cancelem. Ao fornecer guias passo a passo, você pode aumentar as chances de eles se tornarem clientes de longo prazo ou até mesmo defensores da marca.
Você pode criá-los você mesmo ou contratar outra pessoa para fazer isso por você. Existem várias maneiras diferentes de fazer tutoriais, mas um vídeo costuma ser o mais eficaz.
Esta é uma ótima maneira de oferecer suporte aos clientes em tempo real enquanto eles estão usando seu software.
Os clientes que estão tendo dificuldades em usar seu SaaS podem precisar de assistência em tempo real. Oferecer esse tipo de suporte ajudará eles a aproveitarem ao máximo seu produto e reduzirá a probabilidade de eles cancelarem.
Existem várias ferramentas diferentes de chatbots e assistência ao vivo disponíveis, portanto, você precisará decidir qual é a adequada para o seu negócio. Depois de tomar sua decisão, você pode começar a configurar a ferramenta e treinar sua equipe de produtos sobre como usá-la.
LiveAgent é uma ferramenta poderosa que oferece uma ótima maneira de fornecer excelente suporte ao cliente.
Ao fornecer suporte por meio de um help desk, você pode aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes. Isso ocorre porque você poderá lidar com seus problemas e ajudá-los a aproveitar ao máximo seu SaaS.
Você precisará se inscrever em uma conta e, em seguida, começar a configurar os recursos.
Para saber como fazer isso, confira a base de conhecimento do LiveAgent. Lá você encontrará muitos tutoriais úteis que ajudarão a lançar o software sem qualquer dificuldade.
Ao usar um software de help desk multicanal, você pode fornecer um serviço ao cliente perfeito em todos os canais. Ao usar essa solução, você poderá melhorar seu tempo de resposta e responder às perguntas dos clientes mais rapidamente – deixando seus clientes mais felizes, afinal.
O LiveAgent oferece um teste gratuito, para que você possa explorar os recursos principais e ver se ele é adequado para o seu negócio a qualquer momento.
Torne fácil o cadastro
Esse processo deve ser o mais fácil possível para seus novos clientes, então minimize o número de etapas e certifique-se de que o processo de cadastro seja rápido e simples. Um procedimento complicado de cadastro apenas irá desencorajar potenciais clientes.
Consiga que eles usem seu SaaS o mais rápido possível
Quanto mais cedo um novo cliente começa a usar seu software, melhor. Assim que eles se cadastrarem, mostre a eles uma visão geral do produto ou envie um e-mail com instruções sobre como começar.
Crie uma experiência personalizada
Sua SaaS deve ser personalizada para cada cliente adicionando um toque pessoal, portanto, certifique-se de coletar dados sobre suas preferências e usá-los para adaptar a jornada de integração do cliente a eles. Isso pode incluir coisas como enviar conteúdo direcionado ou oferecer um tour personalizado do produto.
Colete feedback e use-o para melhorar o processo
Opiniões dos clientes são essenciais para melhorar sua estratégia de integração, então colete feedback regularmente e use-o para fazer mudanças positivas. Você pode fazer isso através de um e-mail de acompanhamento, mensagens no aplicativo, pesquisas, entrevistas, etc. As opiniões dos usuários compartilhadas online também podem funcionar como prova social, atuando como reforço positivo para incentivar mais clientes em potencial a usarem o seu SaaS.
Proveja um teste gratuito
Deixar os potenciais clientes experimentarem o seu SaaS antes de se comprometerem com uma compra é uma ótima maneira de aumentar as conversões. Apenas certifique-se de que o teste seja longo o suficiente para que eles possam ter uma boa ideia do produto sem limitar nenhuma funcionalidade e impedir que os prospects experimentem todo o seu potencial.
O primeiro passo é tornar sua estratégia de integração de clientes simples e fácil de seguir. Coloque-os rapidamente a par de cada recurso essencial, fornecendo uma fonte de recomendação para muitos materiais úteis de integração, como tutoriais e guias, e ofereça suporte para que sua base de clientes possa obter ajuda, se necessário.
Primeiro, é importante definir claramente o que você deseja que os novos clientes façam – seja se inscrever para um teste gratuito, fazer uma compra ou algo completamente diferente. Uma vez que você conhece o seu objetivo, você pode trabalhar de volta para descobrir as etapas necessárias para chegar lá. Em seguida, certifique-se de que o seu processo de integração do SaaS está simplificado e fácil de entender. Você pode decidir que uma integração de baixo contato, focada em autoatendimento, é a melhor maneira de reduzir o tempo de conclusão.
Translating…
Em geral, fazer isso o mais rápido possível depois que um cliente se inscreve no seu serviço lhe dá a melhor chance de garantir que eles entendam como usar seu produto ou serviço e possam aproveitá-lo ao máximo. Também é importante manter uma comunicação regular com os clientes para identificar quaisquer áreas onde eles possam precisar de mais assistência.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team