Você está prestes a lançar um novo site? Em caso afirmativo, certifique-se de executá-lo primeiro através deste checklist de Search Engine Optimization. Ter um site bem otimizado é fundamental para alcançar altas classificações nos mecanismos de pesquisa e direcionar o tráfego. Nesta lista de verificação, discutiremos as etapas mais importantes que você deve seguir para tornar seu site amigável ao SEO desde o primeiro dia.

A importância de um checklist de SEO para novos sites

Se você está apenas começando com um novo site, é importante investir tempo para otimizá-lo para os mecanismos de pesquisa e levar em consideração os fatores de classificação. A boa notícia é que o SEO de um site não precisa ser difícil e, na maioria dos casos, pode ser feito com bastante rapidez.

Com um pouco de esforço e a ajuda de uma lista de verificação de auditoria de website, você pode tornar seu website mais visível para os mecanismos de busca e começar a atrair mais tráfego orgânico para o seu caminho.

Quem pode se beneficiar de um checklist de SEO para novos sites?

Esta lista de verificação de implantação de sites de SEO foi criada para proprietários de empresas e sites que estão apenas começando com um novo site. No entanto, mesmo que seu site tenha alguns anos, é sempre uma boa ideia revisar essas etapas para garantir que você esteja aproveitando todas as técnicas mais recentes de otimização de mecanismos de pesquisa.

Então, quais são os principais passos que você precisa tomar?

Como realizar SEO para os novos sites

Checklist de SEO para novos sites

A otimização para mecanismos de busca começa com a pesquisa de palavras-chave.

Por que é importante realizar a pesquisa de palavras-chave?

A menos que você faça uma pesquisa adequada de palavras-chave, não irá ranquear para os termos de pesquisa corretos. O resultado será que seu site não receberá tráfego suficiente, o que significa que não converterá tão bem quanto poderia.

Como realizar a pesquisa de palavras-chave?

No início, você deve identificar o tema do seu site. Depois de ter uma ideia geral do que seu site é sobre, você pode começar a identificar palavras-chave-alvo relevantes para o seu conteúdo.

Você também pode usar os próprios mecanismos de busca para encontrar palavras-chave que as pessoas estão realmente usando para procurar informações online. Por exemplo, se você deseja segmentar a palavra-chave “pizza”, você deve digitá-la no Google e ver quais outras palavras-chave relacionadas aparecem nos resultados.

Você também pode monitorar menções à sua marca e palavras-chave da concorrência para ter uma ideia do que os outros estão segmentando. Depois de ter uma lista de palavras-chave-alvo, você pode começar a incorporá-las em seu conteúdo e na arquitetura do seu site.

Quais ferramentas usar para realizar a pesquisa de palavras-chave?

  • O Planejador de Palavras-chave do Google Ads é uma ferramenta gratuita que permite identificar palavras-chave relacionadas ao seu negócio, descobrir com que frequência são pesquisadas e ver o nível de competição.
  • O Keyword Explorer da Moz é uma ferramenta paga que permite realizar uma pesquisa mais aprofundada de palavras-chave. Ele fornece dados sobre volume de pesquisa, competição e outros fatores que podem ajudar a determinar se uma determinada palavra-chave vale a pena segmentar ou não.
  • Ferramentas de monitoramento de mídia, como o Mediatoolkit, para rastrear menções sem links e ver o que as pessoas estão falando sobre sua marca.

É um dos passos mais importantes para otimizar o seu site para os motores de busca. Ao escolher um nome de domínio, certifique-se de que ele descreve com precisão o seu negócio ou site.

Por que escolher um nome de domínio é importante?

Sempre que você registra um nome de domínio, você também adquire o endereço IP correspondente com o qual o seu site será associado durante o tempo em que você o possuir. Isso é importante porque os motores de busca usam endereços IP para determinar onde os sites estão hospedados.

Escolha o gráfico do nome de domínio certo
A escolha de um nome de domínio determinará o futuro da sua página

Como escolher um nome de domínio?

  • escolha um que reflita com precisão o seu negócio ou site
  • use a extensão correta (.com, .org, etc.)
  • mantenha-o curto
  • evite hífens e números
  • inclua palavras-chave para melhorar o posicionamento do seu site nos SERPs
  • certifique-se de que está disponível para compra e não está em uso
  • registre o endereço IP correspondente para ajudar a melhorar seu posicionamento

Quais ferramentas usar para escolher um nome de domínio?

  • ferramenta de pesquisa de nomes de domínio, como Namecheap, GoDaddy
  • gerador de nomes de domínio, por exemplo, da Shopify

O próximo passo na otimização do seu site é escolher a plataforma web certa. Ao decidir, certifique-se de escolher uma que seja amigável para os mecanismos de busca e permita que você melhore facilmente o SEO do seu site.

Por que é importante usar uma plataforma web amigável para mecanismos de busca?

Esta é uma ferramenta da qual você dependerá nos próximos anos – você irá editar páginas existentes e adicionar novas, especialmente se tiver um blog. A plataforma não deve limitá-lo de forma alguma.

O que se deve considerar ao escolher uma plataforma web?

  • seu uso pretendido
  • preço
  • curva de aprendizado
  • opções de personalização
  • ajuda no desenvolvimento
  • facilidade de atualização
  • análises
  • integração com outras ferramentas

Quais plataformas web são amigáveis para mecanismos de busca?

Algumas das plataformas web mais populares e amigáveis para SEO incluem:

  • WordPress
  • Wix
  • Weebly
  • Shopify

Ao configurar o seu site, é importante escolher temas e plugins cuidadosamente. Ao selecionar um tema, certifique-se de escolher um que seja bem codificado e projetado para SEO.

Por que é importante usar temas amigáveis ao SEO?

Temas amigáveis ao SEO são projetados com os mecanismos de busca em mente. Eles geralmente possuem recursos embutidos que ajudam a melhorar o ranking do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs), como código otimizado e metadados.

Web developer
Escolha um tema que seja amigável ao SEO

Como escolher temas e plugins amigáveis ao SEO?

Não existe um tema específico que faça você se classificar mais alto ou prejudique sua estratégia de SEO. Em vez disso, leve em consideração fatores como:

  • qualidade de codificação
  • velocidade de carregamento
  • responsividade
  • regularidade de atualizações
  • compatibilidade com plugins de SEO
  • testado em vários navegadores

Verifique avaliações, opiniões e histórias de sucesso sobre um tema específico antes de tomar uma decisão.

Quais temas e plugins são amigáveis ao SEO?

  • Plugin do HubSpot para WordPress
  • Ferramenta de SEO do Yoast
  • WPForms
  • Astra

Ao planejar seu site, é importante estruturá-lo de uma maneira que seja fácil para leitores e mecanismos de pesquisa navegarem.

Por que é importante planejar a estrutura do seu site?

Ao planejar a estrutura do seu site, você está criando um mapa. Ao incluir uma hierarquia clara de páginas e usar títulos e descrições ricos em palavras-chave, você pode melhorar a classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Plan site structure with others
Planejar a estrutura do seu site será benéfico

Como planejar a estrutura do seu site?

Planejar a estrutura do seu site e organizar seu conteúdo é um processo que consome muito tempo, mas que vale a pena. Comece criando uma lista de páginas que você deseja em seu site e, em seguida, faça uma hierarquia começando pela página inicial e descendo até as individuais.

Dica: Uma página deve estar a no máximo três cliques de profundidade no seu site.

Quais ferramentas usar para planejar a estrutura do seu site?

  • Relatório de estrutura do site do Google Analytics
  • Plugin Yoast SEO
  • Editor de tema do Shopify
  • Templates de site

Navegação bem organizada e intuitiva é crucial para o SEO do site. Certifique-se de que os itens do seu menu sejam facilmente acessíveis e que todas as páginas possam ser acessadas a partir do menu principal. Além disso, use rótulos claros para os botões de navegação para que seus visitantes saibam para onde estão indo.

Por que é importante priorizar a navegação intuitiva?

Itens de menu de navegação que são visíveis e facilmente acessíveis encorajam os visitantes a explorar seu site. Se eles não encontrarem o que estão procurando, irão embora frustrados e provavelmente nunca mais retornarão.

Navegação do produto do LiveAgent
Exemplo de navegação de página do LiveAgent

Como projetar uma navegação intuitiva?

Não há uma resposta única para essa pergunta. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para tornar sua navegação mais amigável para o usuário.

  • Rotule claramente – os visitantes saberão para onde ir sem ter que adivinhar (isso aumenta as chances de encontrarem o que precisam no seu site.)
  • Organize seus itens de menu de forma lógica
  • Garanta que todas as páginas possam ser acessadas a partir do menu principal
  • Coloque suas páginas mais importantes no topo do menu
  • Não se esqueça de adicionar uma barra de pesquisa

Dica: Pense o tempo todo no comportamento dos seus visitantes (no que eles clicam, como interagem), e não se esqueça de adicionar, por exemplo, perfis sociais para direcionar tráfego para suas páginas de mídia social.

Quais ferramentas usar para projetar uma navegação intuitiva?

  • Temas do WordPress, como Divi e Avada, vêm com menus de navegação pré-configurados que você pode personalizar de acordo com suas necessidades.
  • O Hotjar fornece insights sobre como os visitantes interagem com o seu site, que você pode usar para melhorar sua navegação.
  • O Google Analytics fornece informações detalhadas sobre o tráfego do seu site, permitindo que você veja quais páginas são mais populares e faça alterações de acordo.

Ter URLs curtas, concisas e ricas em palavras-chave aumentará a classificação de SEO do seu site.

Por que é importante otimizar as URLs das páginas?

Incluir palavras-chave nas URLs das suas páginas pode ajudar o Google e outros mecanismos de pesquisa a entender melhor do que tratam suas páginas. Isso, por sua vez, pode ajudar seu site a ter uma classificação mais alta nos SERPs.

Como posso otimizar as URLs das páginas?

Você deve começar verificando se seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) permite que você altere a estrutura da URL. Se permitir, certifique-se de configurar redirecionamentos 301 das suas URLs antigas para as novas.

Se o seu CMS não permitir que você altere a estrutura da URL, ainda há algumas coisas que você pode fazer:

  • use palavras-chave nos nomes dos arquivos (por exemplo, “minha-pagina-rica-em-palavras-chave.html”)
  • use hífens (-) para separar as palavras nas suas URLs
  • evite o uso de caracteres especiais ou símbolos, como & e %

Quais ferramentas usar para otimizar as URLs das páginas?

  • O Shopify oferece uma ferramenta de otimização de URL que permite que você altere a estrutura das suas URLs e inclua palavras-chave nelas.
  • O WordPress também possui vários plugins que podem ajudá-lo a otimizar as URLs das suas páginas.

Desde o início, você deve prestar atenção à responsividade do seu site. O número de pessoas navegando na web em seus telefones e tablets está aumentando, então você não quer perder nenhum cliente em potencial por ter um site que não fica bom em telas menores.

Por que o design amigável para dispositivos móveis é importante?

O Google afirmou que dará prioridade aos sites compatíveis com dispositivos móveis em seus resultados de pesquisa. Isso significa que se o seu site não tiver um design versátil, poderá ser penalizado e classificado em posição inferior aos que possuem.

mobile app liveagent iphone
mobile app liveagent iphone

Como projetar um site que seja amigável para dispositivos móveis?

Primeiro, certifique-se de que todo o seu conteúdo seja legível sem precisar dar zoom.
Use botões grandes e menus fáceis de navegar e evite o uso de flash ou outros plugins que não sejam suportados pela maioria dos dispositivos móveis. Teste seu site em vários dispositivos para garantir que ele funcione bem e tenha uma boa aparência.

Quais ferramentas usar para projetar um site amigável para dispositivos móveis?

  • O Google tem sua própria ferramenta, chamada Teste de Mobile-Friendly do Google, que informará se o seu site está otimizado para usuários móveis.
  • Responsive Design Checker do WebAIM, que testará como o seu site responde a diferentes tamanhos de tela.
  • Luigi’s Box Search – usado para buscar consultas usando inteligência artificial

Não há desculpa hoje em dia para não usar certificado SSL / criptografia HTTPS para o seu site. Se você ainda estiver usando o HTTP, é hora de fazer o upgrade.

Por que o certificado SSL é importante?

O Google tem dado prioridade cada vez maior a sites que usam certificados SSL, então você deve mudar o protocolo do seu site para SSL o mais rápido possível. Além disso, fazer a troca para SSL permitirá que você use o Google Analytics em seu site e o proteja contra malware e hackers.

Como mudar um site para SSL?

Você precisará comprar um certificado SSL de um provedor confiável e, em seguida, instalar o certificado em seu servidor web. Você também precisará atualizar todos os links do seu site para usar o novo protocolo.

Quais ferramentas usar para mudar para SSL?

  • Let’s Encrypt, que é um provedor de certificados SSL gratuito e de código aberto.
  • Plugin Cloudflare para WordPress, que ajudará você a proteger seu site com um único clique.

Os bots dos mecanismos de busca encontram páginas da web disponíveis publicamente indexando-as. Eles mantêm cópias de todas as informações encontradas em seus servidores. Em seguida, quando um usuário realiza uma pesquisa, o mecanismo exibe os resultados relevantes para eles.

Por que é importante para os crawlers indexarem seu site?

Simplesmente falando, se o seu site não for rastreado e indexado, ele não aparecerá nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

LiveAgent indexing
Exemplo de indexação de páginas do LiveAgent

O que pode ser feito para ajudar os crawlers a indexarem seu site?

  • Verifique se todas as páginas do site são rastreáveis, o que inclui garantir que o arquivo robots.txt e as meta tags não bloqueiem os crawlers.
  • Os crawlers dos mecanismos de busca entenderão o conteúdo de suas páginas se você usar títulos, descrições e palavras-chave adequados nelas.
  • Monitore erros dos crawlers e corrija qualquer um encontrado assim que for percebido, pois eles podem afetar a indexabilidade das páginas.
  • Atualize o site com conteúdo novo com frequência para ajudar a melhorar a indexação, já que os crawlers visitam os sites com mais frequência quando novo conteúdo é adicionado.

Quais ferramentas usar para ajudar os crawlers a indexarem seu site?

  • estrutura de link permanente
  • Google Search Console

Ao falarmos sobre indexação, é necessário enviar seu site para o Google Search Console para permitir que os rastreadores dos mecanismos de busca façam isso.

Por que o Google Search Console é importante?

Isso permite que você veja como seu site se sai nos resultados de pesquisa do Google e ajuda a diagnosticar e corrigir erros que podem impedir que seu site seja classificado em posições mais altas. Além disso, você obtém informações valiosas sobre as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar seu site.

Exemplo de desempenho do Google Search Console
Resultados do LiveAgent no Google Search Console

Como enviar meu site para o Google Search Console?

O processo de configurar seu site no Google Search Console é bastante simples:

  • crie uma conta gratuita no site do Google Search Console
  • adicione o URL do seu site
  • verifique que você é o proprietário do site
  • adicione o sitemap do seu site
  • aguarde o Google indexar seu site
  • comece a rastrear o desempenho do seu site

Quais ferramentas usar para enviar um site para o Google Search Console?

  • Yoast SEO, um plugin gratuito para sites WordPress
  • Plugin do Google Search Console para WordPress

Hoje em dia, o Google Meu Negócio não é mais um recurso opcional, mas uma parte essencial de qualquer presença online.

Por que criar um perfil de negócio no Google é importante?

O seu site é uma das suas ferramentas de marketing mais importantes. Ao incluí-lo no seu perfil do Google Meu Negócio, você facilita para os clientes encontrarem e visitarem o site. Além disso, ter um site verificado no seu perfil pode, é claro, ajudar a melhorar o seu ranking nos resultados dos mecanismos de busca (SERPs).

Perfil do Google Meu Negócio
Exemplo do perfil do Google Meu Negócio do LiveAgent

Para listar o seu site no seu perfil do Google Meu Negócio, você precisará fornecer as seguintes informações:

  • endereço do site
  • categorias (como mercearia, hotel, restaurante, etc.)
  • descrição do seu negócio
  • Garanta que todos os campos sejam preenchidos e inclua um link para o seu site. Você também pode adicionar imagens e vídeos para ajudar na promoção.

  • O próprio guia do Google para criar um perfil no Google Meu Negócio, que inclui instruções passo a passo sobre como criar o seu perfil, além de dicas para aproveitá-lo ao máximo.
  • O guia do Hootsuite para configurar um perfil no Google Meu Negócio, incluindo instruções para criar e editar o seu perfil.

Uma estratégia de conteúdo é um dos aspectos mais importantes do SEO. Você precisa adicionar conteúdo relevante ao seu site regularmente.

Por que a qualidade do conteúdo é tão importante?

Além de construir uma imagem profissional em torno da sua marca, peças de conteúdo de alta qualidade também podem melhorar o seu SEO. Elas manterão os visitantes engajados e interessados no seu negócio.

Conteúdo do LiveAgent
A página do LiveAgent oferece muito conteúdo de alta qualidade

Como você pode criar conteúdo de alta qualidade?

As ideias de conteúdo variam de acordo com o seu negócio e audiência, então não há uma resposta padrão para essa pergunta. Seguem algumas dicas gerais a serem lembradas ao criar seu conteúdo:

  • garanta que seja relevante para o seu negócio
  • inclua títulos e descrições ricos em palavras-chave
  • certifique-se de que o conteúdo esteja bem escrito e fácil de ler
  • inclua imagens e vídeos sempre que possível
  • não faça upload de conteúdo duplicado para o seu site
  • use tabelas de conteúdo

É possível engajar ainda mais seus clientes e chamar a atenção deles. Você pode adicionar avaliações de clientes, por exemplo, para convencer ainda mais os visitantes a converterem.

Quais ferramentas usar para criar conteúdo de alta qualidade?

  • O Kontentino Content Calendar ajuda a planejar e agendar o seu conteúdo, além de rastrear o seu desempenho.
  • O Google Docs/Sheets ajuda a criar e editar facilmente documentos e planilhas, o que pode ser útil para criar conteúdo.
  • O Canva é uma plataforma de design online gratuita que facilita a criação de elementos visuais para o seu site ou posts do blog.
  • um checklist de conteúdo para não perder nenhum ponto importante.

Certifique-se de direcionar uma palavra-chave principal para cada página do seu site. Isso ajudará a melhorar seu SEO e facilitará para os clientes encontrar as informações que estão procurando em seu site.

Por que as palavras-chave são importantes?

Ao direcionar uma palavra-chave principal para cada página, você informa ao Google que a página é especificamente sobre aquele tópico. Dessa forma, você pode aumentar suas chances de obter um ranking mais alto nos resultados de pesquisa.

Como encontrar as palavras-chave certas?

  • pense em quais termos as pessoas usariam para pesquisar por seus produtos ou serviços
  • considere palavras-chave de cauda longa, que são frases específicas e direcionadas que têm mais probabilidade de resultar em conversões
  • incorpore palavras-chave ao conteúdo do seu site, títulos, meta descrições e cabeçalhos
Focus word in WP in Yoast SEO plugin

Quais ferramentas utilizar para direcionar palavras-chave principais?

  • Google Ads Keyword Planner
  • SEMrush é uma ferramenta que fornece informações detalhadas sobre os concorrentes do seu site, incluindo suas palavras-chave e estratégias de anúncios
  • Moz Keyword Explorer permite encontrar palavras-chave com base no conteúdo do seu site e medir a dificuldade das palavras-chave

Se você oferece seus produtos ou serviços em vários idiomas, é importante preparar seu website para essas versões de idiomas.

Por que a SEO multilíngue é importante?

Pois isso permite que você segmente audiências estrangeiras que estão buscando informações sobre seus produtos ou serviços em sua língua nativa. Otimizar seu website para diferentes idiomas também pode ajudar a melhorar sua classificação em motores de busca estrangeiros.

Exemplo de domínios de tradução
Traduções de idiomas do LiveAgent

Como preparar diferentes versões de idiomas de um website?

  • use um plugin ou ferramenta de tradução
  • certifique-se de que todo o conteúdo do seu website esteja bem traduzido, incluindo títulos, descrições e imagens
  • crie páginas separadas para cada versão de idioma do seu website

Quais ferramentas usar para traduzir um website?

  • O Google Tradutor, que é gratuito e permite traduzir texto, websites e documentos.
  • O Bing Translator também oferece traduções gratuitas de texto, websites e documentos
  • O Plugin de Tradução do WordPress ajuda a traduzir facilmente seu website WordPress para diferentes idiomas.

Quando se trata de otimizar seu site para SEO, é importante acompanhar as últimas atualizações do Google. A boa notícia é que a maioria das plataformas web populares incluem recursos que ajudam você a ficar atualizado com as últimas tendências.

Por que verificar as últimas atualizações do Google é importante?

Você pode experimentar uma diminuição no tráfego se seu site não estiver otimizado para a versão atual do algoritmo do Google. Ao verificar as últimas atualizações do algoritmo do Google, você pode garantir que seu site esteja configurado de forma que melhore seu SEO e minimize o risco de ser penalizado pelo Google.

Como ficar atualizado com as últimas atualizações do Google?

Você precisa acompanhar as últimas atualizações do Google lendo blogs como o MOZ, Search Engine Land e outros. Além disso, você deve monitorar o que está funcionando e o que não está em seu site usando o Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de análise.

Quais ferramentas usar para verificar as últimas atualizações do Google?

  • Google Search Console
  • Google Analytics
  • Google Webmaster Tools
  • MozCast

Verifique regularmente se há erros e corrija-os o mais rápido possível.

Por que é importante detectar erros técnicos de SEO?

Erros técnicos de SEO podem impedir que o seu site seja classificado em posições altas nos SERPs. Em alguns casos, esses erros podem até fazer com que o seu site seja banido pelo Google, por isso é importante detectá-los e corrigi-los o mais rápido possível.

Verifique erros de SEO no Google Search Console
Tente descobrir todos os erros de SEO e melhorar o seu ranking

Como detectar erros técnicos de SEO?

  • identificar a construção de links internos e externos
  • identificar conteúdo fraco
  • verificar a otimização de palavras-chave
  • certificar-se de que as meta tags estão otimizadas
  • verificar conteúdo duplicado
  • resolver links quebrados

Quais ferramentas usar para detectar e corrigir erros técnicos de SEO?

  • O Google Search Console ajuda a encontrar e corrigir erros no seu site.
  • O Google Analytics fornece informações sobre o tráfego do seu site, incluindo quais páginas contêm mais erros.
  • O Screaming Frog SEO Spider rastreia o seu site e encontra quaisquer erros que possam estar afetando o seu ranking.

Meta descriptions e tags de título bem otimizadas são aspectos altamente valorizados do processo de SEO. Para aproveitar ao máximo isso, certifique-se de que as tags de título e descrições meta do seu site sejam distintas.

Exemplo de frase-chave, título SEO e descrição meta do LiveAgent

Por que as tags de título e descrições meta originais são importantes?

As tags de título e descrições meta personalizadas ajudam você a obter uma classificação mais alta nos mecanismos de busca. Eles também ajudam a melhorar as taxas de cliques, o que pode resultar em aumento de tráfego de qualidade e conversões.

Como criar tags de título e descrições meta únicas?

  • use palavras-chave diferentes para cada página
  • escreva uma descrição única para cada página
  • use títulos chamativos para atrair as pessoas a clicar no seu link

Quais ferramentas usar para criar tags de título e descrições meta únicas?

  • Gerador de Descrição Meta por Frase
  • Gerador de tags de título alimentado por IA, por exemplo, Jarvis

Um dos fatores que o Google leva em consideração ao classificar os sites é a velocidade de carregamento e o tempo de resposta do servidor (quanto tempo leva após um cliente da web fazer uma solicitação).

Por que verificar a velocidade de carregamento é importante?

Um tempo de resposta lento do servidor pode afetar negativamente a experiência do usuário e fazer com que os visitantes saiam do seu site, além de prejudicar a classificação de SEO do seu site.

Tente fazer tudo para melhorar a velocidade de carregamento da sua página

Como melhorar a velocidade de carregamento do seu site?

Depois de identificar que há um problema com a velocidade de carregamento do seu site, existem algumas ações que você pode fazer para melhorá-la.

  • otimizar imagens (é uma das correções mais simples)
  • minificar arquivos JavaScript e CSS
  • usar um plugin de cache para melhorar a velocidade de carregamento do seu site

Quais ferramentas usar para verificar a velocidade de carregamento do seu site?

  • Ferramenta PageSpeed Insights do Google, que fornecerá uma pontuação e sugestões sobre como melhorar a velocidade de carregamento
  • Pingdom Speed Test Tool

O tempo de atividade do seu site refere-se à sua disponibilidade e acessibilidade.

Por que um alto tempo de atividade é importante?

A inatividade é algo que ocorre ocasionalmente durante a manutenção do sistema. Nenhum visitante que acessar seu domínio poderá acessar seu site quando ele estiver fora do ar.

Isso pode resultar em penalidades dos mecanismos de busca, tornando-o invisível para os usuários. Isso representa um problema real, mas você pode evitá-lo em certa medida.

Verificar alto tempo de atividade
Página de status dos serviços do LiveAgent

O que pode ser feito para garantir um alto tempo de atividade?

Existem algumas coisas que você pode fazer para garantir um alto tempo de atividade do seu site:

  • utilizar uma empresa de hospedagem confiável
  • escolher um servidor que não esteja sobrecarregado
  • utilizar plugins de cache
  • minificar seus arquivos JavaScript e CSS
  • garantir a segurança do site

Quais ferramentas usar para garantir um alto tempo de atividade?

  • O UptimeRobot envia uma notificação por e-mail se seu site ficar fora do ar

Ao vincular uma página do seu site a outra, você cria links de entrada. Os links de saída são aqueles que direcionam para outros sites.

O plugin de link interno do WordPress é importante porque ajuda a aumentar a autoridade e visibilidade do seu site. Backlinks de qualidade indicam aos mecanismos de busca que o seu site é uma fonte confiável de informações.

Exemplo de construção de links no artigo do LiveAgent

Como vincular a outras páginas?

Há algumas maneiras de vincular a outras páginas no seu site. Você pode usar um âncora, que é um link (oculto no texto) que leva a outra página. Outra maneira de fazer isso é usando a URL da página que você deseja vincular. Você também pode criar um hiperlink, que é um tipo especial de link que será aberto em uma nova janela.

Quais ferramentas utilizar para vincular a outras páginas?

  • Yoast SEO
  • Plugin All in One SEO

Manter a saúde do seu site é essencial para uma boa otimização nos mecanismos de busca.

Por que é importante rastrear o desempenho de um site?

  • assegurar que seu site esteja sendo rastreado e indexado pelos mecanismos de busca
  • rastrear qualquer alteração no ranking do seu site para determinadas palavras-chave ou frases
  • quantidade e origem do tráfego do seu site

Qual é a melhor maneira de rastrear o desempenho de um site?

Há várias maneiras diferentes de rastrear a saúde do seu site em termos de desempenho, mas uma das mais eficientes é por meio do Google Analytics. Este serviço gratuito fornece uma série de informações sobre o desempenho do seu site, incluindo:

  • quantos visitantes você tem
  • de onde vêm seus visitantes
  • quais páginas eles estão visitando
  • quanto tempo eles estão permanecendo no seu site
  • quais termos de pesquisa estão direcionando pessoas ao seu site

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa e é essencial utilizá-la se você quiser melhorar o SEO do seu site. Certifique-se de criar uma conta e adicionar um código de rastreamento ao seu site para começar a monitorar o desempenho do seu site.

Exemplo do Google Analytics

Quais ferramentas usar para rastrear o desempenho do site?

  • Google Analytics
  • Bing Webmaster Tools
  • Auditoria de SEO

As mídias sociais são importantes quando se trata de SEO e podem ter um grande impacto, especialmente em novos sites.

Por que as mídias sociais são importantes para o SEO?

Interagir com os usuários e publicar conteúdo regularmente nas mídias sociais ajudará você a construir confiança na marca online (o que ajuda com o SEO). As mídias sociais também podem impulsionar o SEO ao obter links naturais.

LiveAgent - Página inicial do Facebook
As mídias sociais irão direcionar tráfego natural para sua página

Como lidar com a visibilidade nas mídias sociais para melhorar o SEO?

Compartilhe um conteúdo interessante nas suas mídias sociais. Ele pode ser compartilhado por outros usuários e, como resultado, aparecer em fontes externas, como fóruns.

A construção de links é um aspecto crucial do posicionamento eficaz, portanto, obter links dessa maneira melhora o SEO. Aproveite isso e tente dar o máximo de oportunidades possível para interagir com seus seguidores (publique conteúdo envolvente, use vídeos, divirta-se com esse processo criativo).

Responda regularmente às perguntas, comentários e opiniões deles – LiveAgent pode ser útil aqui. Confira este software de suporte a mídias sociais que coleta todas as interações em uma caixa de entrada para que você possa gerenciá-las todas em um só lugar. Como resultado, manter contato com seus clientes será mais fácil.

Quais são as melhores ferramentas para se destacar nas mídias sociais?

  • software de gerenciamento de mídias sociais, como o Kontentino
  • Software de suporte a mídias sociais LiveAgent

Resumo do checklist de SEO para novos sites

  • Faça uma pesquisa de palavras-chave
  • Escolha o nome de domínio certo
  • Selecione uma plataforma web
  • Escolha seus temas e plugins com cuidado
  • Planeje a estrutura do seu site
  • Priorize a navegação intuitiva
  • Otimizar URLs de página
  • Crie um site compatível com dispositivos mobile
  • Mude seu site para SSL
  • Ajude os rastreadores de mecanismos de pesquisa a indexar seu site
  • Envie seu site para o Google Search Console
  • Configurar um perfil do meu negócio
  • Compartilhe conteúdo de alta qualidade
  • Segmente palavras-chave primárias para cada página
  • Prepare versões em diferentes idiomas do seu site
  • Verifique as atualizações mais recentes do Google
  • Detecte erros técnicos de SEO
  • Crie tags de título e meta descrições exclusivas
  • Verifique as velocidades de carregamento
  • Garanta um alto tempo de atividade
  • Faça link para outras páginas
  • Acompanhe o desempenho do seu site
  • Seja visível nas redes sociais.

Frequently Asked Questions

  • Como usar a lista de verificação de SEO para novos sites?

    Ele pode ser usado como um guia para ajudá-lo a otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa. Ele inclui as principais etapas que você precisa levar em consideração, como otimizar seu nome de domínio, plataforma da web, verificar as atualizações do Google e configurar certificados SSL. Use nossa lista de verificação, ajuste-a às suas necessidades e desfrute de um site otimizado para SEO.

  • Como eu encontro palavras-chave de SEO para o meu site?

    Existem várias ferramentas diferentes que você pode usar para encontrar palavras-chave relevantes para o seu site. O planejador de palavras-chave do Google Adwords é um bom lugar para começar. Você também pode usar o Google Search Console para identificar palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site. Essas ferramentas são muito populares, então você não terá problemas para encontrar tutoriais sobre como usá-las.

  • Como posso realizar SEO para um novo site?

    Na maioria dos casos, é bastante fácil e pode ser feito em um curto espaço de tempo. Aqui está uma lista das coisas mais importantes a fazer: certifique-se de que seu site esteja registrado no Google Search Console e envie seu mapa do site XML; adicione palavras-chave às suas tags de título, meta descrições e tags de cabeçalho; otimize suas imagens para os mecanismos de busca; incluir links para outros sites e postagens de blog; use texto âncora rico em palavras-chave para seus links, crie um blog e adicione novos conteúdos regularmente.

  • Como avaliar o SEO do meu site?

    Você pode usar várias ferramentas diferentes para avaliar o SEO do seu site, mas a mais popular é o Google PageSpeed Insights. Essa ferramenta fornecerá uma pontuação para dispositivos móveis e desktop, além de dicas sobre como melhorar sua classificação.

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