Você está prestes a lançar um novo site? Em caso afirmativo, certifique-se de executá-lo primeiro através deste checklist de Search Engine Optimization. Ter um site bem otimizado é fundamental para alcançar altas classificações nos mecanismos de pesquisa e direcionar o tráfego. Nesta lista de verificação, discutiremos as etapas mais importantes que você deve seguir para tornar seu site amigável ao SEO desde o primeiro dia.
Se você está apenas começando com um novo site, é importante investir tempo para otimizá-lo para os mecanismos de pesquisa e levar em consideração os fatores de classificação. A boa notícia é que o SEO de um site não precisa ser difícil e, na maioria dos casos, pode ser feito com bastante rapidez.
Com um pouco de esforço e a ajuda de uma lista de verificação de auditoria de website, você pode tornar seu website mais visível para os mecanismos de busca e começar a atrair mais tráfego orgânico para o seu caminho.
Esta lista de verificação de implantação de sites de SEO foi criada para proprietários de empresas e sites que estão apenas começando com um novo site. No entanto, mesmo que seu site tenha alguns anos, é sempre uma boa ideia revisar essas etapas para garantir que você esteja aproveitando todas as técnicas mais recentes de otimização de mecanismos de pesquisa.
Então, quais são os principais passos que você precisa tomar?
A otimização para mecanismos de busca começa com a pesquisa de palavras-chave.
A menos que você faça uma pesquisa adequada de palavras-chave, não irá ranquear para os termos de pesquisa corretos. O resultado será que seu site não receberá tráfego suficiente, o que significa que não converterá tão bem quanto poderia.
No início, você deve identificar o tema do seu site. Depois de ter uma ideia geral do que seu site é sobre, você pode começar a identificar palavras-chave-alvo relevantes para o seu conteúdo.
Você também pode usar os próprios mecanismos de busca para encontrar palavras-chave que as pessoas estão realmente usando para procurar informações online. Por exemplo, se você deseja segmentar a palavra-chave “pizza”, você deve digitá-la no Google e ver quais outras palavras-chave relacionadas aparecem nos resultados.
Você também pode monitorar menções à sua marca e palavras-chave da concorrência para ter uma ideia do que os outros estão segmentando. Depois de ter uma lista de palavras-chave-alvo, você pode começar a incorporá-las em seu conteúdo e na arquitetura do seu site.
É um dos passos mais importantes para otimizar o seu site para os motores de busca. Ao escolher um nome de domínio, certifique-se de que ele descreve com precisão o seu negócio ou site.
Sempre que você registra um nome de domínio, você também adquire o endereço IP correspondente com o qual o seu site será associado durante o tempo em que você o possuir. Isso é importante porque os motores de busca usam endereços IP para determinar onde os sites estão hospedados.
O próximo passo na otimização do seu site é escolher a plataforma web certa. Ao decidir, certifique-se de escolher uma que seja amigável para os mecanismos de busca e permita que você melhore facilmente o SEO do seu site.
Esta é uma ferramenta da qual você dependerá nos próximos anos – você irá editar páginas existentes e adicionar novas, especialmente se tiver um blog. A plataforma não deve limitá-lo de forma alguma.
Algumas das plataformas web mais populares e amigáveis para SEO incluem:
Ao configurar o seu site, é importante escolher temas e plugins cuidadosamente. Ao selecionar um tema, certifique-se de escolher um que seja bem codificado e projetado para SEO.
Temas amigáveis ao SEO são projetados com os mecanismos de busca em mente. Eles geralmente possuem recursos embutidos que ajudam a melhorar o ranking do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs), como código otimizado e metadados.
Não existe um tema específico que faça você se classificar mais alto ou prejudique sua estratégia de SEO. Em vez disso, leve em consideração fatores como:
Verifique avaliações, opiniões e histórias de sucesso sobre um tema específico antes de tomar uma decisão.
Ao planejar seu site, é importante estruturá-lo de uma maneira que seja fácil para leitores e mecanismos de pesquisa navegarem.
Ao planejar a estrutura do seu site, você está criando um mapa. Ao incluir uma hierarquia clara de páginas e usar títulos e descrições ricos em palavras-chave, você pode melhorar a classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Planejar a estrutura do seu site e organizar seu conteúdo é um processo que consome muito tempo, mas que vale a pena. Comece criando uma lista de páginas que você deseja em seu site e, em seguida, faça uma hierarquia começando pela página inicial e descendo até as individuais.
Dica: Uma página deve estar a no máximo três cliques de profundidade no seu site.
Navegação bem organizada e intuitiva é crucial para o SEO do site. Certifique-se de que os itens do seu menu sejam facilmente acessíveis e que todas as páginas possam ser acessadas a partir do menu principal. Além disso, use rótulos claros para os botões de navegação para que seus visitantes saibam para onde estão indo.
Itens de menu de navegação que são visíveis e facilmente acessíveis encorajam os visitantes a explorar seu site. Se eles não encontrarem o que estão procurando, irão embora frustrados e provavelmente nunca mais retornarão.
Não há uma resposta única para essa pergunta. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para tornar sua navegação mais amigável para o usuário.
Dica: Pense o tempo todo no comportamento dos seus visitantes (no que eles clicam, como interagem), e não se esqueça de adicionar, por exemplo, perfis sociais para direcionar tráfego para suas páginas de mídia social.
Ter URLs curtas, concisas e ricas em palavras-chave aumentará a classificação de SEO do seu site.
Incluir palavras-chave nas URLs das suas páginas pode ajudar o Google e outros mecanismos de pesquisa a entender melhor do que tratam suas páginas. Isso, por sua vez, pode ajudar seu site a ter uma classificação mais alta nos SERPs.
Você deve começar verificando se seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) permite que você altere a estrutura da URL. Se permitir, certifique-se de configurar redirecionamentos 301 das suas URLs antigas para as novas.
Se o seu CMS não permitir que você altere a estrutura da URL, ainda há algumas coisas que você pode fazer:
Desde o início, você deve prestar atenção à responsividade do seu site. O número de pessoas navegando na web em seus telefones e tablets está aumentando, então você não quer perder nenhum cliente em potencial por ter um site que não fica bom em telas menores.
O Google afirmou que dará prioridade aos sites compatíveis com dispositivos móveis em seus resultados de pesquisa. Isso significa que se o seu site não tiver um design versátil, poderá ser penalizado e classificado em posição inferior aos que possuem.
Primeiro, certifique-se de que todo o seu conteúdo seja legível sem precisar dar zoom.
Use botões grandes e menus fáceis de navegar e evite o uso de flash ou outros plugins que não sejam suportados pela maioria dos dispositivos móveis. Teste seu site em vários dispositivos para garantir que ele funcione bem e tenha uma boa aparência.
Não há desculpa hoje em dia para não usar certificado SSL / criptografia HTTPS para o seu site. Se você ainda estiver usando o HTTP, é hora de fazer o upgrade.
O Google tem dado prioridade cada vez maior a sites que usam certificados SSL, então você deve mudar o protocolo do seu site para SSL o mais rápido possível. Além disso, fazer a troca para SSL permitirá que você use o Google Analytics em seu site e o proteja contra malware e hackers.
Você precisará comprar um certificado SSL de um provedor confiável e, em seguida, instalar o certificado em seu servidor web. Você também precisará atualizar todos os links do seu site para usar o novo protocolo.
Os bots dos mecanismos de busca encontram páginas da web disponíveis publicamente indexando-as. Eles mantêm cópias de todas as informações encontradas em seus servidores. Em seguida, quando um usuário realiza uma pesquisa, o mecanismo exibe os resultados relevantes para eles.
Simplesmente falando, se o seu site não for rastreado e indexado, ele não aparecerá nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.
Ao falarmos sobre indexação, é necessário enviar seu site para o Google Search Console para permitir que os rastreadores dos mecanismos de busca façam isso.
Isso permite que você veja como seu site se sai nos resultados de pesquisa do Google e ajuda a diagnosticar e corrigir erros que podem impedir que seu site seja classificado em posições mais altas. Além disso, você obtém informações valiosas sobre as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar seu site.
O processo de configurar seu site no Google Search Console é bastante simples:
Hoje em dia, o Google Meu Negócio não é mais um recurso opcional, mas uma parte essencial de qualquer presença online.
O seu site é uma das suas ferramentas de marketing mais importantes. Ao incluí-lo no seu perfil do Google Meu Negócio, você facilita para os clientes encontrarem e visitarem o site. Além disso, ter um site verificado no seu perfil pode, é claro, ajudar a melhorar o seu ranking nos resultados dos mecanismos de busca (SERPs).
Para listar o seu site no seu perfil do Google Meu Negócio, você precisará fornecer as seguintes informações:
Uma estratégia de conteúdo é um dos aspectos mais importantes do SEO. Você precisa adicionar conteúdo relevante ao seu site regularmente.
Além de construir uma imagem profissional em torno da sua marca, peças de conteúdo de alta qualidade também podem melhorar o seu SEO. Elas manterão os visitantes engajados e interessados no seu negócio.
As ideias de conteúdo variam de acordo com o seu negócio e audiência, então não há uma resposta padrão para essa pergunta. Seguem algumas dicas gerais a serem lembradas ao criar seu conteúdo:
É possível engajar ainda mais seus clientes e chamar a atenção deles. Você pode adicionar avaliações de clientes, por exemplo, para convencer ainda mais os visitantes a converterem.
Certifique-se de direcionar uma palavra-chave principal para cada página do seu site. Isso ajudará a melhorar seu SEO e facilitará para os clientes encontrar as informações que estão procurando em seu site.
Ao direcionar uma palavra-chave principal para cada página, você informa ao Google que a página é especificamente sobre aquele tópico. Dessa forma, você pode aumentar suas chances de obter um ranking mais alto nos resultados de pesquisa.
Se você oferece seus produtos ou serviços em vários idiomas, é importante preparar seu website para essas versões de idiomas.
Pois isso permite que você segmente audiências estrangeiras que estão buscando informações sobre seus produtos ou serviços em sua língua nativa. Otimizar seu website para diferentes idiomas também pode ajudar a melhorar sua classificação em motores de busca estrangeiros.
Quando se trata de otimizar seu site para SEO, é importante acompanhar as últimas atualizações do Google. A boa notícia é que a maioria das plataformas web populares incluem recursos que ajudam você a ficar atualizado com as últimas tendências.
Você pode experimentar uma diminuição no tráfego se seu site não estiver otimizado para a versão atual do algoritmo do Google. Ao verificar as últimas atualizações do algoritmo do Google, você pode garantir que seu site esteja configurado de forma que melhore seu SEO e minimize o risco de ser penalizado pelo Google.
Você precisa acompanhar as últimas atualizações do Google lendo blogs como o MOZ, Search Engine Land e outros. Além disso, você deve monitorar o que está funcionando e o que não está em seu site usando o Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de análise.
Verifique regularmente se há erros e corrija-os o mais rápido possível.
Erros técnicos de SEO podem impedir que o seu site seja classificado em posições altas nos SERPs. Em alguns casos, esses erros podem até fazer com que o seu site seja banido pelo Google, por isso é importante detectá-los e corrigi-los o mais rápido possível.
Meta descriptions e tags de título bem otimizadas são aspectos altamente valorizados do processo de SEO. Para aproveitar ao máximo isso, certifique-se de que as tags de título e descrições meta do seu site sejam distintas.
As tags de título e descrições meta personalizadas ajudam você a obter uma classificação mais alta nos mecanismos de busca. Eles também ajudam a melhorar as taxas de cliques, o que pode resultar em aumento de tráfego de qualidade e conversões.
Um dos fatores que o Google leva em consideração ao classificar os sites é a velocidade de carregamento e o tempo de resposta do servidor (quanto tempo leva após um cliente da web fazer uma solicitação).
Um tempo de resposta lento do servidor pode afetar negativamente a experiência do usuário e fazer com que os visitantes saiam do seu site, além de prejudicar a classificação de SEO do seu site.
Depois de identificar que há um problema com a velocidade de carregamento do seu site, existem algumas ações que você pode fazer para melhorá-la.
O tempo de atividade do seu site refere-se à sua disponibilidade e acessibilidade.
A inatividade é algo que ocorre ocasionalmente durante a manutenção do sistema. Nenhum visitante que acessar seu domínio poderá acessar seu site quando ele estiver fora do ar.
Isso pode resultar em penalidades dos mecanismos de busca, tornando-o invisível para os usuários. Isso representa um problema real, mas você pode evitá-lo em certa medida.
Existem algumas coisas que você pode fazer para garantir um alto tempo de atividade do seu site:
Ao vincular uma página do seu site a outra, você cria links de entrada. Os links de saída são aqueles que direcionam para outros sites.
O plugin de link interno do WordPress é importante porque ajuda a aumentar a autoridade e visibilidade do seu site. Backlinks de qualidade indicam aos mecanismos de busca que o seu site é uma fonte confiável de informações.
Há algumas maneiras de vincular a outras páginas no seu site. Você pode usar um âncora, que é um link (oculto no texto) que leva a outra página. Outra maneira de fazer isso é usando a URL da página que você deseja vincular. Você também pode criar um hiperlink, que é um tipo especial de link que será aberto em uma nova janela.
Manter a saúde do seu site é essencial para uma boa otimização nos mecanismos de busca.
Há várias maneiras diferentes de rastrear a saúde do seu site em termos de desempenho, mas uma das mais eficientes é por meio do Google Analytics. Este serviço gratuito fornece uma série de informações sobre o desempenho do seu site, incluindo:
O Google Analytics é uma ferramenta poderosa e é essencial utilizá-la se você quiser melhorar o SEO do seu site. Certifique-se de criar uma conta e adicionar um código de rastreamento ao seu site para começar a monitorar o desempenho do seu site.
As mídias sociais são importantes quando se trata de SEO e podem ter um grande impacto, especialmente em novos sites.
Interagir com os usuários e publicar conteúdo regularmente nas mídias sociais ajudará você a construir confiança na marca online (o que ajuda com o SEO). As mídias sociais também podem impulsionar o SEO ao obter links naturais.
Compartilhe um conteúdo interessante nas suas mídias sociais. Ele pode ser compartilhado por outros usuários e, como resultado, aparecer em fontes externas, como fóruns.
A construção de links é um aspecto crucial do posicionamento eficaz, portanto, obter links dessa maneira melhora o SEO. Aproveite isso e tente dar o máximo de oportunidades possível para interagir com seus seguidores (publique conteúdo envolvente, use vídeos, divirta-se com esse processo criativo).
Responda regularmente às perguntas, comentários e opiniões deles – LiveAgent pode ser útil aqui. Confira este software de suporte a mídias sociais que coleta todas as interações em uma caixa de entrada para que você possa gerenciá-las todas em um só lugar. Como resultado, manter contato com seus clientes será mais fácil.
Ele pode ser usado como um guia para ajudá-lo a otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa. Ele inclui as principais etapas que você precisa levar em consideração, como otimizar seu nome de domínio, plataforma da web, verificar as atualizações do Google e configurar certificados SSL. Use nossa lista de verificação, ajuste-a às suas necessidades e desfrute de um site otimizado para SEO.
Existem várias ferramentas diferentes que você pode usar para encontrar palavras-chave relevantes para o seu site. O planejador de palavras-chave do Google Adwords é um bom lugar para começar. Você também pode usar o Google Search Console para identificar palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site. Essas ferramentas são muito populares, então você não terá problemas para encontrar tutoriais sobre como usá-las.
Na maioria dos casos, é bastante fácil e pode ser feito em um curto espaço de tempo. Aqui está uma lista das coisas mais importantes a fazer: certifique-se de que seu site esteja registrado no Google Search Console e envie seu mapa do site XML; adicione palavras-chave às suas tags de título, meta descrições e tags de cabeçalho; otimize suas imagens para os mecanismos de busca; incluir links para outros sites e postagens de blog; use texto âncora rico em palavras-chave para seus links, crie um blog e adicione novos conteúdos regularmente.
Você pode usar várias ferramentas diferentes para avaliar o SEO do seu site, mas a mais popular é o Google PageSpeed Insights. Essa ferramenta fornecerá uma pontuação para dispositivos móveis e desktop, além de dicas sobre como melhorar sua classificação.
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