Seja por um lapso de memória momentâneo ou por uma dúvida obscura que deixa você desprevenido, um cliente te perguntou algo e você não está preparado para dar uma resposta satisfatória imediatamente.
Isso pode acontecer, e geralmente acontece, com quase todo profissional no local de trabalho. Não se culpe por não ser um sabe tudo. Em vez disso, domine algumas técnicas para lidar de forma adequada com as situações em que os clientes podem perguntar algo que você não está preparado para responder imediatamente.
Passe mais tempo ouvindo e perguntando
Algumas pessoas são bastante prolixas e muito falantes. Elas podem formular uma pergunta de uma forma confusa, fazendo com que você acredite que não sabe como respondê-la ou, ainda pior, que você não tem a menor ideia do que elas estão falando. Não recorra imediatamente a uma resposta de pânico. Em vez disso, vá delicadamente à raiz da questão.
Pode ser que o cliente esteja perguntando sobre um produto ou serviço que você nem oferece. Se for o caso, você pode simplesmente informá-los de que eles podem buscar a resposta da autoridade apropriada. Se a pergunta estiver enraizada em um mal-entendido do cliente, levará apenas um momento para esclarecer as coisas. Faça mais perguntas se precisar.
Escolha o que você sabe
Mesmo se você não puder ser a fonte de toda a sabedoria para um cliente, você pode pelo menos oferecer algumas ideias úteis. Se a pergunta for em camadas ou multifacetada (ou se eles tiverem muitas perguntas), responda o que você puder. Uma resposta parcial imediata é sempre melhor do que um parecer confuso e alguns tropeços. Responda o que você está preparado para responder. Se você precisar de mais informações para satisfazer completamente o cliente, preocupe-se com isso. Responda o que você pode responder primeiro. Você parecerá bem informado, mesmo que precise verificar os fatos ou trazer outro funcionário para lidar com o resto das perguntas.
Nunca minta para um cliente.
A pior coisa que você pode fazer é mentir descaradamente para um cliente. Mais cedo ou mais tarde, esse cliente vai descobrir. Ele ou ela será esperto o suficiente para perceber que você disse algo para salvar seu ego e os enviou em seu caminho alegre. Isso pode prejudicar os relacionamentos entre um cliente e uma empresa – você deixando-os com uma impressão tão negativa como representante de uma empresa pode dar a eles uma opinião desfavorável da empresa como um todo.
Um cliente preferiria muito mais ouvir “deixe-me verificar isso para você” ou “quero fazer um pouco mais de pesquisa sobre isso para você” do que algo que você inventou na hora. O desejo de ter seus fatos claros antes de ajudá-los não faz você parecer incompetente – mostra a eles que você se importa. Isso é exatamente o oposto da impressão que mentir daria. O cliente prefere esperar pela verdade do que se sentir imediatamente e temporariamente pacificado por uma declaração enganosa.
Saiba quando redirecionar o assunto
Existem duas maneiras diferentes de redirecionar quando você não tem certeza de como ajudar um cliente de forma apropriada. Uma é movê-los redirecionando-os para um problema diferente, e a outra é redirecioná-los para outro funcionário. Se puder, você deve primeiro tentar redirecioná-los para um problema diferente. Se as perguntas que eles estão fazendo não forem necessariamente relevantes para a ajuda de que precisam, você não deve se sentir envergonhado por não ter certeza de como respondê-las.
Se a natureza das perguntas diz respeito a um desvio do cliente, é boa política redirecioná-lo gentilmente de volta ao tópico em questão. Isso traz dois benefícios. O primeiro é que você não é colocado em uma situação embaraçosa, e o outro é que você é capaz de atender um cliente de maneira eficaz, concentrando-se diretamente em suas necessidades.
Não redirecione o cliente, a menos que seja necessário.
Os clientes não gostam de ser passados para outra pessoa. Eles se tranquilizam ao saber que se abordarem um funcionário com suas dúvidas e preocupações, tudo será resolvido imediatamente. Ser passado de pessoa para pessoa cria frustração para o cliente, que apenas queria uma ajudinha.
Se você puder procurar discretamente as respostas de que precisa para o cliente, poderá se recuperar de uma situação embaraçosa. Se sua empresa tiver um manual, um manual ou um banco de dados on-line que você possa usar para obter respostas ao falar com um cliente, use-o. Se você não tiver esse recurso, pode valer a pena pedir à gerência que contrate alguém para crie-o. Todos poderão utilizá-lo e pode melhorar a satisfação geral do cliente ter tudo compilado e facilmente acessível. Faça isso sob o pretexto de agregar mais valor e seja honesto sobre o processo de aprendizagem.
Muitas vezes, um cliente prefere ouvir que você está indo além para fornecer a eles o serviço que eles merecem. Eles preferem ouvir que você deseja gastar seu tempo pesquisando a resposta adequada para uma pergunta complicada, do que enviá-los para outra pessoa e desistir deles. Seu esforço mostra que você valoriza esse cliente.
Se você fizer redirecionamento, redirecione corretamente.
Às vezes, você não sabe as respostas ou não tem autoridade para fazer algo. Você pode não consegeuir acessar facilmente o que precisa para ajudar o cliente. Quando todas as opções falharem, redirecione o cliente mais cedo ou mais tarde. Tente não enviá-los em uma perseguição desenfreada ou fazer com que eles sintam que estão perdendo tempo com você. Se depois de um ou dois minutos você ainda não tiver certeza, você tem a função de colocá-los em contato direto com alguém que terá certeza.
Tente não transferir chamadas nem deixar alguém em espera por um longo período de tempo. Se puder, corra e procure alguém que você sabe com certeza que poderá ajudar. Muitas vezes evitamos levar problemas aos nossos chefes, mas às vezes é a coisa certa a fazer. Mesmo que essa pessoa seja um membro ocupado da alta administração, ela provavelmente preferiria que você se concentrasse em atender o cliente rapidamente, em vez de se atrapalhar tentando descobrir as coisas sozinho. Vale a pena ter certeza de que você só precisa redirecioná-los uma vez.
Conclusão
Mesmo que os clientes às vezes tenham padrões irrealistas, é importante lembrar que você não pode saber absolutamente tudo. Você não é um funcionário abaixo da média se você não conhece todos os mínimos detalhes sobre uma coisa específica. Tudo está na elegância e na naturalidade com que você lida com uma situação que define o seu valor como funcionário.
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