Sejamos realistas por um momento. Um trabalho de atendimento ao cliente pode deixá-lo emocional e fisicamente exausto. Adicione salários mais baixos e você agora será considerado um verdadeiro lutador no atendimento ao cliente.
Ser um agente de suporte ao cliente não é um trabalho fácil, mesmo quando dominado. No entanto, todos os dias são uma nova oportunidade de aprendizado, pois você pode encontrar uma nova situação/desafio a qualquer momento.
Às vezes, pode parecer que os clientes se esqueçam de que os representantes de atendimento também são pessoas. Nós entendemos que você está irritado, frustrado, mas queremos ajudar você.
Quer dizer, existem certas situações em que você só quer gritar, e se motivar para ficar calmo é o verdadeiro desafio!
Se você é um representante de atendimento ao cliente procurando memes de atendimento ao cliente porque teve um dia difícil, nós entendemos. No entanto, gostaríamos de mostrar outra perspectiva dos memes de atendimento ao cliente. Embora eles possam ser engraçados no momento, há uma maneira de aprender com cada situação/meme de atendimento ao cliente.
Como resultado, gostaríamos de demonstrar como lidar adequadamente com cada situação nos 3 memes de mau atendimento ao cliente abaixo.
3 memes de clientes – 3 situações – 3 lições aprendidas
1. Situação
Aqui está uma situação bastante recorrente em que o cliente não está ciente de certas informações. Você já pode ter recebido uma mensagem em seu software de gerenciamento de tickets sobre letras pequenas. As letras pequenas podem ser motivo de frustração para ambas as partes. Mas tente se colocar no lugar do seu cliente. Como você se sentiria? Você pode sentir dúvida, desconfiança e desconfiança geral em relação à empresa. Lembre-se, empatia com o cliente ainda é uma das habilidades mais importantes de um excelente agente de serviço ao cliente.
2. Situação
Sempre tente considerar os sentimentos do cliente no momento. Mais importante, lembre-se que seu trabalho é desescalar a situação e não deixar o cliente ainda mais furioso. Aqui estão algumas dicas sobre como desescalar a situação;
Primeiro de tudo, respire fundo e entenda que a situação não é pessoal. O próximo passo é ouvir, deixe que o cliente lhe conte tudo e não o interrompa. Isso ajudará você a entender melhor a situação, ou pelo menos o cliente se sentirá ouvido. Às vezes, tudo o que é preciso é ouvir atentamente e pedir desculpas. Certifique-se de reconhecer o problema e dar seguimento com conselhos ou uma solução. Se possível, forneça mais opções como soluções para encontrar a melhor solução para as necessidades do cliente.
3. Situação
A melhor maneira de lidar com essa situação é entender o cliente. Não use jargões ou termos técnicos para mostrar sua experiência, mas sim adote a linguagem apropriada para cada cliente. No entanto, se precisar usar certos termos, certifique-se de defini-los primeiro. Não faça suposições.
Novamente, você precisa entender que nem todos têm o mesmo histórico que as pessoas ao seu redor. Portanto, faça perguntas e defina o que precisa ser explicado. Além disso, se precisar explicar um assunto complexo, certifique-se de dividir o tópico em algumas partes pequenas e mencionar apenas as informações relevantes para o cliente.
Conclusão
A bondade vai longe em muitas situações difíceis. Use esses memes de mau atendimento ao cliente como motivação para ser melhor a cada dia. Mas se você cometer um erro ocasional, ria e esforce-se para fazer melhor da próxima vez.
E um pequeno bônus para você! Preparamos 15 gifs com os quais todo agente de cliente pode se identificar! Não perca e lembre-se de compartilhá-los com seus queridos colegas!
Did you know that losing enthusiasm for your job can be a sign of burnout?
If you are a manager trying to prevent this, consider a help desk solution with gamification to motivate your agents daily.
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