Executar uma campanha de marketing bem-sucedida e gerar milhares de prospects é um lado da moeda dos negócios.
O outro lado é construir relacionamentos fortes com seus clientes atuais para transformá-los em fãs ardorosos, para que eles continuem se envolvendo com sua marca no futuro e tenham uma vantagem competitiva.
Cada empresa nas redes sociais se esforça para chamar a atenção de seu público-alvo, à medida que as redes sociais se tornam a nova moeda no mundo hiperativo de hoje. À medida que as empresas dependem cada vez mais das plataformas de redes sociais para se envolverem com seu público, torna-se imperativo fornecer um excelente serviço ao cliente por meio desses canais. Para simplificar e aprimorar esse processo, muitas empresas estão recorrendo a software de atendimento ao cliente nas redes sociais.
Você tem mais chances de perder clientes para seus concorrentes que têm uma estratégia de marketing de mídia social melhor se você não fornecer valor consistente aos seus clientes, não interagir com eles regularmente e não fazê-los se sentir especiais através do serviço de atendimento ao cliente nas redes sociais.
Então, vamos primeiro explorar o porquê antes de passarmos para o como.
Por que é importante construir boas relações com os clientes nas redes sociais?
Com impressionantes 4,8 bilhões de usuários em todo o mundo, a mídia social se tornou uma força onipresente, moldando a maneira como os indivíduos se conectam , compartilhe e participe da era digital.
As estatísticas mostram que um usuário médio em canais de mídia social é capaz de prestar atenção a um conteúdo por 2,5 segundos e 1,7 segundos em dispositivos móveis. Colocando lenha na fogueira, uma tonelada de conteúdo inunda as plataformas sociais de seus clientes a cada minuto. Pode ser difícil melhorar a fidelização do cliente nas redes sociais se o seu conteúdo não se destacar.
Com uma diminuição na base de clientes, você irá:
- Experimente uma queda em suas margens de lucro.
- Perder receita séria
- Potencialmente perder a credibilidade da sua marca
Então, você quer reter seus clientes das redes sociais e transformá-los em fãs fiéis ou perder a corrida para seus concorrentes?
É natural querer manter seus clientes como fãs fiéis! Aproveite as vantagens do software de sucesso do cliente LiveAgent para que você não precise se preocupar em acompanhar vários clientes. Usando a solução omnicanal do LiveAgent, você pode gerenciar públicos em uma rede social, portanto, sempre que alguém tweetar ou comentar sobre um problema com seu produto no Twitter, Instagram ou outros canais populares de mídia social, o LiveAgent os registra em sua fila de tickets.
Como bônus, aqui estão mais seis principais maneiras de envolver seus clientes nas mídias sociais e criar relacionamentos duradouros.
1. Compartilhar histórias de marca
É um dos maiores arsenais da história humana para captar a atenção de alguém e despertar interesse no que você quer dizer através de:
Contação de histórias.
Se você quer que seu público interaja mais com sua marca nas redes sociais, compartilhe suas histórias de marca adicionando um toque de branding aos seus vídeos e fotos. Isso proporciona uma consistência sutil e subjacente, vinculando a imagem e a jornada de sua marca ao longo do tempo.
Considere postar fotos criativas trabalhando com alguns elementos de design para chamar a atenção de seus espectadores, e eles estarão mais envolvidos com sua marca. Pense nisso como uma mistura de conteúdo relevante que seu negócio considera importante, e a apresentação de como você transmite isso ao público.
Conte a eles como você começou sua marca, compartilhe marcos, depoimentos, parcerias vitais e também os faça cientes de todos os contratempos. Essas histórias ajudarão a construir uma conexão emocional sólida com o público.
Eles também podem ajudar você no marketing boca a boca, apresentando sua marca aos seus entes queridos. Isso, no final das contas, vai impulsionar sua visibilidade de marca e atrair mais envolvimento.
Aqui está um exemplo para explicar o ponto em que uma marca de tequila anunciou sua parceria com o filme Deadpool 2 em suas redes sociais. Compartilhar algo importante como isso pode ajudar a atrair a atenção do seu público e impactar positivamente os números de engajamento.
Ao compartilhar a história da sua marca, você também deve levar em conta o melhor comprimento das postagens nas redes sociais para cada plataforma, a fim de maximizar o engajamento. Atraia a atenção do usuário fornecendo algum valor e você verá diferença na retenção.
Observe as informações abaixo para ter uma ideia do tamanho ideal de conteúdo para diferentes plataformas de mídia social.
- Twitter: 71-100 caracteres
- Facebook: 25-55 caracteres
- Instagram: 140-150 caracteres
- YouTube: vídeo de 3 minutos
Estas são algumas sugestões da nossa parte, mas você pode ajustar o comprimento de acordo com suas necessidades. Uma vez finalizado, você pode agendar suas postagens com uma ferramenta de gerenciamento de mídia social para alcançar um público maior.
2. Peça feedback regular dos clientes.
As redes sociais são um canal em tempo real para feedback e comunicações. Portanto, você precisa pedir regularmente o feedback de seus clientes para descobrir sobre problemas comuns dos clientes.
Fazer com que seu público expresse suas opiniões ajudará a fazê-los se sentirem especiais e perceberem que suas opiniões são importantes para sua marca.
O feedback dos clientes pode ser obtido por meio de plataformas como Simplesat, NiceReply, Klaus e outras mais. Integre-os gratuitamente a um sistema de help desk completo, como o LiveAgent, e melhore sua eficiência imediatamente.
Você também pode perguntar para sua audiência nas redes sociais sobre suas opiniões sempre que você lançar um novo produto ou serviço, assim como os YouTubers pedem feedback sobre o tema no final do vídeo. Isso irá ajudar você a descobrir se você conseguiu atender às expectativas dos clientes.
Lembre-se: Lembre-se de agir com base nessas opiniões; você não quer transmitir à sua audiência a mensagem de que você não se importa com as opiniões deles.
Confira como o Starbucks envolveu seu público nas histórias do Instagram ao perguntar qual café gelado era o favorito de seu público.
Em geral, o feedback dos clientes fortalece o vínculo entre uma marca e seu público, e os espectadores sentirão que a marca se preocupa com suas opiniões, o que acaba incentivando um alto engajamento.
3. Realizar concursos pode ajudar muito
Interagir proativamente com os clientes nas plataformas de mídia social e realizar concursos regulares pode melhorar as taxas de engajamento. Por exemplo, você pode pedir ao seu público que vote em um de seus produtos favoritos, realizar um evento de sorteio ou qualquer outra competição criativa online.
Ter uma oferta interessante para sua audiência irá incentivá-los a compartilhá-la com seus amigos e familiares, o que irá aumentar o engajamento e as interações sociais.
Campanhas desse tipo farão com que seus clientes sintam que fazem parte de uma comunidade e provavelmente estarão mais do que felizes em contribuir.
Criar um concurso de mídia social também pode ajudá-lo a alcançar objetivos e fortalecer sua presença online geral. Você pode pedir aos seus espectadores que realizem ações específicas para receber uma recompensa em particular. Aqui está um exemplo para explicar esse ponto.
Veja como esta marca criou um concurso de sorteio nas redes sociais e, em troca, pediu aos espectadores para seguir uma página e marcar dois outros amigos nos comentários. Isso ajuda a aumentar o número de seguidores e fazer com que mais pessoas conheçam a marca.
Realizar concursos é um ótimo recurso de engajamento e também atrai novos prospects.
4. Oferecer experiência personalizada
Uma das maneiras mais subestimadas de construir confiança e envolver o público é fornecendo aos seus clientes uma experiência online personalizada.
Quando você publica os resultados do seu concurso ou responde aos comentários, abordá-los pelo nome cria um vínculo empático com o público-alvo.
Assim que você começar a fazer isso, as pessoas se sentirão mais inclinadas a interagir e se envolver regularmente com sua marca. Isso também pode melhorar a satisfação geral do cliente.
Aqui está um exemplo que explica o mesmo processo de pensamento.
Aqui está uma marca que interagiu com um prospecto no Twitter e o parabenizou por iniciar um novo empreendimento.
Você também deve atualizar o conteúdo de acordo com as diferentes plataformas de mídia social que você usará. Por quê?
Porque cada plataforma de mídia social tem uma abordagem e motivo diferentes. Para maximizar o envolvimento do seu cliente, é crucial encontrar a melhor plataforma de envolvimento do cliente para a sua marca. As pessoas usam várias plataformas de mídia social para consumir conteúdo, então você precisa moldar sua estratégia de mídia social e conteúdo de acordo com a plataforma e os requisitos do usuário.
Isso manterá sua audiência envolvida porque eles acharam mais identificável e irão querer interagir com isso.
Por exemplo, o Snapchat e o Instagram são ótimos para postar conteúdo visual de marca. Mas, por outro lado, o Facebook e o Twitter podem responder às mensagens de atendimento ao cliente e interagir com postagens de texto em tempo real que você não encontra no Instagram ou no Snapchat .
5. Aproveite ao máximo os vídeos
O conteúdo em vídeo é um dos conteúdos mais intuitivos e envolventes que você pode postar em qualquer lugar da internet. Em 2021, uma pessoa em média passará mais de 100 minutos assistindo a conteúdo em vídeo online.
Porque a maioria das plataformas de mídia social têm conteúdo de vídeo empolgante, é inegavelmente a maneira mais eficaz de aumentar suas taxas de engajamento. Devido às plataformas de mídia social baseadas em vídeo, como YouTube e TikTok, todas as marcas devem incluir estratégias de marketing de vídeo em seus esforços de marketing.
Plataformas de mídia social oferecem um alcance orgânico imenso para o conteúdo em vídeo, trazendo-o para a vanguarda. As marcas se beneficiarão disso imediatamente.
Uma das maiores gigantes da tecnologia globalmente, a Microsoft, utiliza o marketing em vídeo em todas as plataformas de mídia social para se conectar com seu público e fortalecer sua presença nas redes sociais.
6. Eduque sua audiência
A principal razão para ter uma presença nas redes sociais é fornecer valor ao seu público e mostrar a eles por que você se destaca dos demais.
Um dos maiores truques do livro é demonstrar credibilidade e autenticidade para seu público, fornecendo a eles conteúdo de mídia social com conhecimento.
Se você é bom em alguma coisa, faça com que seu público aprenda com sua experiência, compartilhe perspicácias valiosas da indústria e use seu produto ou serviços para resolver problemas em tempo real. Isso irá atrair a atenção deles para o seu conteúdo e aumentar os esforços de engajamento.
Aqui está como Neil Patel, uma marca muito renomada no mundo do marketing digital, fornece um valor imenso à sua audiência nas plataformas de mídia social e compartilha sua expertise.
Este último ponto resume as 6 excelentes maneiras de se envolver com seu público para construir confiança, relações duradouras e alcançar objetivos de marketing em mídias sociais.
Criar conteúdo relevante em vários pontos de contato social pode ser difícil para qualquer marca, mas as marcas não podem se dar ao luxo de perder isso! Estabeleça um processo eficiente de aprovação de mídia social para garantir qualidade, pois toneladas de conteúdo são fornecidas aos usuários a cada segundo.
Ninguém quer perder o engajamento do público. No entanto, com a diminuição da capacidade de atenção e o acesso a milhões de conteúdos em questão de minutos, tem se tornado difícil para as marcas impactarem o público instantaneamente.
Mas você ainda pode aumentar seus engajamentos se aplicar consistentemente todas as táticas e dicas nas mídias sociais mencionadas acima para fornecer valor ao seu público de forma única e atrativa.
Conclusão
As estatísticas das redes sociais comprovaram a supremacia das redes sociais quando se trata de interagir com clientes leais ou potenciais clientes. Envolver seus clientes aumentará a conscientização da marca e os deixará com uma ótima experiência de cliente. Além disso, ao manter a atenção do usuário por um período mais longo, você pode aumentar suas conversões de leads.
Agora que você conhece todas as dicas e truques orientados para resultados para interagir de maneira eficiente com seus clientes nas redes sociais, você pode facilmente manter seus clientes preciosos e até mesmo adicionar novos à fila.
Aproveitar as redes sociais pode ajudar você a fornecer um ótimo atendimento ao cliente, já que cada vez mais pessoas esperam que reclamações e opiniões sejam abordadas online. Mas seja tático ao lidar com feedbacks negativos. Certifique-se de saber o que responder e o que ignorar.
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