O email marketing é uma das principais estratégias de marketing digital. O email trata-se de um canal de comunicação direto com o público que você pode usar para construir relacionamentos, nutrir leads e gerar vendas.
Por muito tempo, em um senso mais comum, o email marketing foi sinônimo de spam, golpes e abordagens intrusivas.
Mas a tecnologia e a estratégia evoluíram e agora permitem um uso muito mais eficaz do email, que pode chegar às pessoas certas, no momento certo, com a mensagem certa. Basta saber usá-las nas campanhas de email.
Assim, se torna uma das ações mais efetivas para a atração e nutrição de leads.
Por esse motivo neste artigo explicaremos tudo sobre o que é o email marketing e as melhores formas de usá-lo em 10 dicas imperdíveis.
O que é email marketing?
O email marketing é o uso do email em campanhas de marketing digital com o objetivo de construir e manter uma base de leads, gerar mais vendas e melhorar a taxa de retenção.
Diferentemente do spam, as estratégias de email marketing visam atingir pessoas interessadas na informação, serviço ou produto que você deseja oferecer.
Isso permite enviar mensagens personalizadas para o estágio de cada pessoa no funil de.
Quais são as vantagens do email marketing?
Email marketing é o terceiro canal de marketing digital mais utilizado nas estratégias de Inbound Marketing profissional.
Ter um site é quase uma unanimidade e as redes sociais ganharam espaço nos últimos dez anos, mas o email ainda é uma estratégia poderosa.
Quer entender por que o email marketing é tão vantajoso? Trouxemos aqui os principais benefícios que ele traz à comunicação institucional, veja
Previsibilidade
Quando uma empresa publica nas redes sociais, nem todos os seguidores recebem a postagem. Isso ocorre porque os algoritmos determinam as postagens mais relevantes para cada usuário.
Por isso, o alcance orgânico das postagens nas redes sociais é imprevisível. Em outras palavras, você não tem controle sobre quantas pessoas realmente verão sua postagem.
No email marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 100 endereços de email para o envio de uma mensagem, todos eles a receberão em sua caixa de entrada.
Além disso, é possível metrificar quantos deles abrem a mensagem, de fato, melhorando as ações.
Formato flexível
O email é uma tela em branco: você pode preenchê-la como quiser. As postagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs, bem como podem ter qualquer layout que a marca desejar.
Um email pode ser escrito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo uma mensagem pessoal para todos os seus contatos.
Com ele você pode criar mensagens curtas, incluir vários links para páginas da web ou contar uma longa história, tudo depende do objetivo e perfil do público. Mas lembre-se, esse material precisa ser atrativo
Alcance expressivo
Atualmente, 4 bilhões de pessoas usam email como ferramenta de comunicação pela web e está previsto para crescer até 4,48 bilhões de usuários em 2024. Esse número é mais da metade da população mundial.
Nosso endereço de email concentra todas as ações que realizamos em outros canais. Sempre que criamos uma conexão em qualquer site, usamos o endereço de email.
Portanto, é uma parte essencial das atividades do usuário na Internet. Assim, quando você investe em email marketing, pode atingir muitas pessoas.
10 dicas para fazer email marketing
Agora vamos listar as melhores dicas de marketing digital por email que você pode usar para aumentar o tráfego do seu site.égia
Acompanhe cada uma delas e aprimore as estratégias comunicativas do seu negócio hoje mesmo.
1. Conheça a jornada do cliente
Em qualquer negócio existe um processo conhecido como jornada do cliente, que é dividido em três etapas: aprendizado e descoberta; consideração da solução e decisão de compra.
Cada uma dessas etapas atende a uma necessidade do cliente, portanto, existem diferentes dicas de email marketing para cada fase.
Aprendizado e Descoberta é o primeiro passo na jornada do cliente. Neste momento as pessoas acabaram de perceber que precisam de uma solução para um problema específico. Então, elas se deparam com o seu produto.
Na consideração da solução, o lead já conhece o produto, mas ainda não decidiu se é a melhor opção.
Agora é a hora de demonstrar porquê você é melhor que seus concorrentes exibindo várias informações, o que inclui:
- Preço
- Desempenho
- Avaliações positivas
- Ofertas exclusivas
Os emails de decisão de compra também serão diferentes porque o seu potencial cliente já tomou a decisão de comprar da sua empresa.
Dê-lhes dados adicionais sobre o produto ou serviço adquirido com emails pós-compra Envie também guias, dicas e tutoriais para que eles aproveitem ao máximo o que compraram.
2. Personalize cada email
Uma das dicas mais importantes é dedicar um tempo para analisar e segmentar seus usuários com base em dados demográficos.
Para fazer isso você pode usar formulários de pesquisa ou cadastro. Isso será útil para determinar quais informações e estilo de escrita usar com diferentes grupos de clientes.
Se quiser ir mais longe, também pode escrever o nome deles no início do email. Na era da comunicação em massa e das mensagens instantâneas, seus clientes certamente apreciarão essa abordagem mais pessoal.
Além disso, você pode personalizar os emails oferecendo produtos que possam interessar aos clientes.
Melhor ainda, use mais variáveis para tornar a linha de assunto mais atraente e envolvente e fazer com que mais leads tenham interesse em acessá-lo e direcionar esses materiais de forma mais convidativa.
3. Faça testes A/B
O teste A/B é uma ferramenta poderosa para encontrar a melhor versão de um email – ou qualquer ação que será utilizada – que pode atrair o maior número de visitantes possível.
Funciona basicamente comparando duas versões da mesma página para ver qual tem melhor desempenho.
Usar o teste A/B é uma dica de email marketing muito útil para campanhas de sucesso, delimitando assuntos, formas de abordagem e até formatos de botões e CTAs que melhor respondem junto ao público da marca.
Ou seja, com o teste A/B você pode testar diferentes elementos do seu conteúdo, como botões, fontes e imagens, e descobrir quais formatos funcionam melhor.
Desta forma, você pode tomar decisões baseadas em dados e saber que tipos de melhorias fazer no futuro para aumentar ainda mais as taxas de abertura e conversão.
É importante frisar neste ponto que apenas uma variável deve ser mudada a cada teste A/B, de modo a compreender qual a diretriz que é importante adequar no material.
Assim, se a fonte é alterada em um material, outros aspectos devem ser traçados para testes futuros.
4. Não envie emails constantemente
Você deve informar ao seu público com que frequência enviará emails, seja semanal, quinzenal ou mensalmente.
Nunca envie um email sempre que tiver pequenas novidades. Se você fizer isso, deixará uma má impressão e os contatos podem nunca mais querer ouvir falar de você.
Recomendamos que aguarde um pouco e altere o tipo de conteúdo que envia por email de tempos em tempos.
Além disso, você precisa dar aos seus leitores a capacidade de cancelar a assinatura de emails para manter a qualidade e adequação às diretrizes, evitando ser enquadrado como spam.
Obviamente não é isso que você quer e essa dica de email marketing pode surpreendê-lo. Mas os leitores apreciam a liberdade que você lhes dá.
Outro aspecto positivo é que esse método pode ser uma importante fonte de feedback. Antes de permitir cancelar a inscrição, pergunte por que eles fizeram isso.
A partir disso, você coletará dados para entender o que não fazer da próxima vez e o que deve corrigir na sua campanha de email marketing.
5. Autentique seu email
Ninguém quer que os emails caiam na caixa de spam. Ser rotulado como perigoso e irritante pelas caixas de entrada de seus clientes é um dos maiores pesadelos de um especialista em marketing.
É por isso que você precisa autenticar seu email. Esse processo pode fornecer uma melhor identificação de domínio para suas mensagens, o que também agrega mais credibilidade.
Assim, os provedores da Internet percebem que você é uma fonte válida. Esta é realmente uma medida de segurança para garantir que você não seja um aproveitador.
Você pode autenticar seu email usando DKIM (Domain Key Identified Mail), SPF (Sender Policy Framework), Sender ID e DMARC.
Como alternativa, você pode usar uma ferramenta de email marketing como o MailChimp para ter um sistema de validação e otimizar o processo de envio.
6. Invista em design responsivo para dispositivos móveis
Um estudo feito pela MarTech descobriu que 66% dos emails são abertos em dispositivos móveis. Isso significa que você pode perder muitos clientes em potencial se não otimizar seu conteúdo de email para smartphones e tablets.
Nesse sentido, outra dica importante de email marketing é: torne seu site compatível com dispositivos móveis.
Se as pessoas seguirem seus links e descobrirem que seu site não é adequado para dispositivos, você irá decepcionar muitas pessoas e pode levá-las a abandonar o email e/ou site, perdendo oportunidades.
7. Atenção às linhas de assunto
Outra dica fundamental é escrever uma linha de texto atraente no campo de assunto da mensagem que você está enviando. Isso pode ter um grande impacto nas taxas de abertura dos emails.
Para garantir que eles abram, você precisa se concentrar no tom da mensagem, tornando-a mais envolvente. Ao mesmo tempo, deve ser simples e significativa.
Você deve sempre fazer com que pareça natural, não artificial. Dessa forma, o texto parece ser personalizado e não gerado automaticamente.
8. Seja criativo com o espaço em branco
Na maioria das vezes, os leitores apenas passarão os olhos pelo texto. Se o seu conteúdo tiver muitos parágrafos, as pessoas podem ficar entediadas facilmente.
Quando o email contém muitas informações importantes, torne-o mais visível, dividindo a estrutura do conteúdo em listas.
Você também precisa ter cuidado onde coloca as imagens. As fotos devem ajudá-lo a visualizar a ideia, não substituí-la.
Certifique-se de espalhar a palavra-chave e colocar botões e links proeminentes no conteúdo. Isso aumentará o tráfego do seu site.
9. Acerte o tempo de envio
Para o seu e-commerce, recomendamos verificar os pedidos recebidos a cada hora do dia. A partir daí, determine os horários de pico para compras em sua loja online.
Normalmente, esses períodos são os horários de melhor desempenho para o envio de emails. Esta ação irá ajudá-lo a aumentar o número de compras na sua empresa.
10. Acompanhe o desempenho
Por fim, você deve estar sempre atento ao desempenho das campanhas e para isso diversas ferramentas podem ser utilizadas, como é o caso do Google Analytics.
Entre outros dados, as plataformas permitem que você veja quantas pessoas visualizaram e abriram seu email. O objetivo do Google Analytics é obter o máximo possível de insights baseados em dados.
Conclusão
Ao seguir as dicas elaboradas acima você tem o conhecimento necessário para garantir que sua campanha de email chegue às caixas de entrada de clientes em potencial – e, claro, sejam abertas por eles – e não se percam no spam.
É importante que você saiba como adaptar cada uma delas da maneira mais adequada para você atingir o público que deseja, com a mensagem que deseja e no momento certo.
Uma boa estratégia de email marketing, prestando atenção nas principais pontas necessárias para tal, irá aumentar suas taxas de conversão de leads e prospects e melhorar seus resultados de maneira exponencial, afinal ela continua sendo uma das táticas mais eficazes de qualquer plano ou estratégia de marketing.
Portanto, não deixe nenhuma das nossas dicas de lado!
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