Independentemente do mercado em que você opera, as chances são de que a concorrência seja acirrada. Inúmeras empresas são iniciadas todos os anos em todo o mundo. Concedido, nem todas terão sucesso, mas algumas terão. Isso levanta a questão: Como você diferencia o seu negócio dos demais? A resposta pode não te surpreender – é a marca. A importância da marca não pode ser subestimada no contexto de um mercado global com intensa concorrência.
Elementos da marca definem como o cliente percebe sua marca. Uma identidade de marca coesa é tanto um logotipo e um esquema de cores quanto objetivos e valores, e como são comunicados ao público. Compreender e cultivar os elementos da marca pode fazer ou quebrar uma estratégia de negócios, especialmente no atual clima de mercado.
Com isso em mente, vamos dar uma olhada no que são e como usá-los.
Quais são exatamente os elementos de branding?
Como afirmado anteriormente, os elementos da marca são os blocos de construção da identidade da marca e da percepção da marca. Se você perguntasse a alguém na rua o que ele acha que são os elementos da marca, provavelmente ele falará com você sobre design de logotipo e paleta de cores. Embora o logotipo e a cor sejam elementos essenciais, eles representam apenas um quarto da equação.
É um equívoco comum pensar no branding como uma forma de ser chamativo e extravagante. E embora ser notado seja um elemento-chave de uma estratégia de branding, há também aspectos muito mais sutis nisso. Outro elemento importante do design da marca é ser notado pelas coisas que você deseja que o público saiba.
Elementos de marca são um tipo especial de comunicação, pois são tanto a mensagem quanto o meio. O que queremos dizer com isso é que há tanto significado em encontrar o que está sendo mostrado quanto em como isso é retratado. Há coesão entre o que a mensagem diz e como ela a entrega.
Idealmente, você deseja que os elementos de sua marca reflitam toda a sua experiência de marca e, assim, criem essa associação em a mente do público.
Por que os elementos de marca são importantes?
Seguindo o ponto anterior, podemos entender que os elementos de marca permitem que as empresas escolham como desejam ser percebidas na mente do potencial cliente. Vamos ilustrar isso com um exemplo. Se você visse uma empresa que lida com robótica e tecnologia futurista, e sua marca envolvesse uma fonte de um jornal dos anos 1950 e tivesse palavras como “vintage” e “clássico” em sua mensagem, você certamente sentiria um desconexão entre o propósito da empresa e sua marca.
Este é um exemplo extremo, mas ilustra o quão importante são a escolha e a coesão dos elementos de marca. Também mostra o quão contraproducente uma estratégia de marca mal escolhida poderia ser.
Branding de sucesso nos conta toda uma história sobre uma empresa e seu produto. Uma estratégia de branding bem desenvolvida lhe dirá o propósito da marca, como ela vê seus produtos, a quem eles atraem, quais objetivos eles têm e quais são seus valores fundamentais.
É importante que os clientes conheçam todas essas informações porque elas os ajudarão a escolher com quais empresas desejam fazer negócios. Ao definir as expectativas certas para o cliente e, em seguida, atendê-las, você pode garantir que a experiência de sua marca será memorável.
É por isso que compreender os elementos da marca é tão importante. Geralmente é isso que separa um proprietário de empresa bem-sucedido de outro malsucedido. Porque os elementos da marca não se trata apenas de serem chamativos e barulhentos, mas também de transmitir a mensagem certa da maneira certa.
O potencial é praticamente ilimitado. Como você pode saber pela sua própria experiência como cliente, algumas empresas desenvolveram estratégias de marca tão bem-sucedidas que sua marca se tornou parte da cultura popular. Pense em termos como “googlar” ou no fato de que apenas ao dizer “Apenas faça” um “swoosh” provavelmente surgiu em sua mente, ou no fato de que até sabemos o que é um “swoosh”. Estes são todos exemplos de elementos de marca extremamente bem-sucedidos, e ajudam a ilustrar seu potencial e importância incomparáveis.
Como usar elementos de marca na sua empresa
Agora que sabemos o que são os elementos da marca e sua importância, é hora da pergunta de um milhão de dólares: como usá-los? Para responder a essa pergunta e desenvolver uma estratégia de marca eficaz, você precisa identificar certos aspectos do seu negócio.
Qual é a voz da sua marca? Neste contexto, a voz da marca significa basicamente personalidade. A personalidade da sua marca humanizará o seu negócio e ajudará a criar uma conexão emocional com o cliente. É o elemento constante que os clientes sempre podem esperar ao lidar com sua empresa. O tipo de linguagem, o nível de formalidade e a atitude geral que seus ativos de marketing, funcionários e produtos mostrarão.
A próxima etapa é descobrir a identidade da marca. Identidade pode soar semelhante à personalidade, mas aqui está uma excelente maneira de distingui-las. Pense na marca como uma pessoa, sua personalidade são suas características internas, como tratam os outros, os valores que têm e como se comportam na vida. Sua identidade é como se apresentam, sua escolha de roupas, seu corte de cabelo e como são reconhecíveis pelos outros ao redor. Seguindo essa metáfora, a identidade da marca é como a marca se torna reconhecível para os clientes através de seu logotipo, escolha de cor, fonte e todas as outras representações visuais da marca.
Por último, mas não menos importante, é descobrir a promessa da sua marca. Este é o compromisso que você assume com o cliente. Esta é a razão pela qual eles devem escolher você em vez de seus concorrentes. Pode haver uma infinidade de razões, desde garantir um preço melhor e oferecer melhor suporte ao cliente até ter políticas de devolução abrangentes. A promessa da sua marca deve ser o que inclina a balança a seu favor quando o cliente-alvo está ponderando entre o seu produto e o do seu concorrente.
Com esses elementos resolvidos, você está pronto para avançar para o próximo passo e transformar esses conceitos abstratos em elementos de marca.
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9 Elementos-chave de branding que toda empresa de sucesso precisa
Depois de descobrir o que você deseja que seus clientes percebam, você precisa transformar essas ideias em elementos de marca que podem ser incorporados à sua estratégia de marca. Aqui estão os nove elementos de marca mais importantes que você precisa considerar:
Mensagem da marca
A mensagem da marca é o elemento da marca corporativa que abrange todos os outros elementos. A mensagem da marca refere-se a como a empresa deseja se posicionar em relação aos seus concorrentes. A pesquisa de mercado e público permite que as empresas entendam qual lacuna de mercado podem preencher e quem é seu público-alvo. A mensagem da marca é como as marcas comunicam que estão lá para preencher essa lacuna. Entender qual mensagem você deseja transmitir aos seus clientes em potencial promoverá o processo de branding e ajudará na decisão de todos os outros elementos da marca.
Propósito da marca
O propósito da marca é a característica definidora da sua empresa. É a razão da sua existência. A sua marca tem tudo a ver com inovação e superação de limites? Ou trata-se de fornecer produtos acessíveis para o cidadão comum? Um propósito de marca devidamente comunicado pode fazer maravilhas pelo alcance da empresa. Quando potenciais clientes descobrem o princípio de design da sua empresa, isso faz com que eles se envolvam com a marca a um nível emocional, não se trata apenas dos produtos e serviços que você oferece. Isso torna a experiência do cliente muito mais gratificante, aumentando as taxas de retenção de clientes.
Logo
Este é o elemento de marca mais conhecido que existe. O logotipo é a cara da empresa e o mais reconhecível dos elementos visuais que compõem a identidade visual da marca. Não faltam logotipos icônicos e reconhecíveis, desde as listras da Adidas até a sirene da Starbucks. Os logotipos pretendem representar os valores da marca e dizer algo sobre seu propósito e identidade e ter um design que atraia o público-alvo. Sendo a parte essencial da marca, eles são exibidos em todo o material de marketing e em todos os lugares, desde o cartão de visita da empresa e o produto físico até o site da companhia.
Mesmo ao usar serviços de terceiros, como o LiveAgent, as empresas podem exibir seu logotipo graças ao Recurso Branding Free.
Nome da marca
O nome de uma marca está logo ao lado do logotipo em termos de importância e influência. Afinal, quando as pessoas veem um logotipo, elas precisam de um nome para associá-lo. O nome da marca tem tudo a ver com personalidade e memorabilidade. Existem muitos tipos de marcas e cada uma delas destaca as características específicas da empresa. Nomes descritivos, por exemplo, são utilitários e exagerados, por exemplo, General Motors.
Nomes evocativos têm tudo a ver com a criação de uma associação com outra coisa. Pense na Amazon como exemplo. Existem também nomes geográficos (American Airlines), nomes de fundadores (Hewlett-Packard) e nomes históricos (Cadillac) que dão um sentido de tradição e pertencimento. Os nomes das marcas também podem ser palavras inventadas (Kodak), trocadilhos (Reddit) ou simples erros ortográficos (Froot Loops). Esses são alguns dos tipos de marcas que existem por aí. Em última análise, todos eles têm um objetivo principal: distinguir sua marca de seus concorrentes.
Gráficos
Os gráficos, assim como os logotipos, fazem parte do design gráfico da marca. Os gráficos referem-se a todos os elementos visuais presentes em todos os lugares, desde a presença digital da marca até o material de branding físico. Textura de papel, ilustrações, imagens, ícones, todos esses elementos se unem para chamar a atenção do usuário e contar um pouco mais sobre a marca, seu propósito e sua visão. Sempre que você vê um outdoor na rua ou recebe um e-mail de marketing, cada elemento de design que está presente é o que constitui os gráficos da marca.
No caso de campanhas publicitárias, elementos de imagem como a demografia das pessoas mostradas, as atividades que realizam, bem como o texto da imagem e quais palavras são destacadas, pretendem transmitir uma mensagem maior do que simplesmente “compre o nosso”. produtos”. Eles mostram os valores da marca e tentam estabelecer uma conexão emocional com o público.
Cor
A cor, ao lado do nome da marca e do logotipo, são os três grandes elementos da marca que a maioria das pessoas conhece. A cor desempenha um papel importante na nossa percepção do mundo que nos rodeia. As paletas de cores da marca provocam respostas psicológicas do público-alvo. Ele permite que as marcas mostrem ainda mais seus traços de personalidade ao público, neste caso, sem precisar dizer uma palavra.
Cores diferentes transmitem emoções diferentes e até mais de uma por vez. Quando falamos em cor da marca, não nos referimos apenas à cor principal utilizada no logotipo. Estamos falando de toda uma paleta de cores utilizada em todo o material da marca. Ao projetar uma paleta de cores, considere como ela mudará a atitude do público em relação à sua marca e escolha a combinação de cores certa.
Tipografia (fontes)
Outro elemento visual a considerar é a tipografia. Assim como no caso da cor, diferentes tipos de fonte podem enviar mensagens variadas para a audiência. Algumas podem parecer mais casuais e brincalhonas, outras mais elegantes e outras mais formais. Dependendo da identidade da marca que você deseja desenvolver, você deve escolher uma tipografia correspondente. Esta fonte será usada em todos os meios de comunicação, desde material de marca até mensagens de serviço ao cliente.
O LiveAgent permite que você use fontes personalizadas e até mesmo adicione-as aos seus modelos de e-mail para manter a consistência em todos os canais.
Frase (slogan)
Os slogans são um dos elementos de marca mais memoráveis e únicos. Grandes slogans são lembrados por décadas e até se tornam parte da cultura popular. Embora a cor e a tipografia possam ser semelhantes entre marcas diferentes, é nos slogans que as empresas mostram o que as torna únicas. Não só precisam estar alinhados com a identidade da marca, mas também destacar seus aspectos mais importantes. Semelhante aos nomes de marcas, os slogans podem ser espirituosos, engraçados, poéticos ou praticamente qualquer coisa que você possa imaginar, desde que não estejam desconectados do resto da marca e da experiência da marca. Praticamente não há limitações quando se trata de criar um ótimo slogan, desde que seja único, memorável e integrado à identidade da marca.
Tom de conteúdo
O tom do conteúdo refere-se ao vocabulário, estilo e maneiras que as marcas usam ao se conectar com seus clientes. Isso inclui branding em mídias sociais, boletins informativos, mensagens de atendimento ao cliente e muito mais. A consistência no tom é fundamental, principalmente quando se trata de atendimento ao cliente. Os clientes podem reconhecer sua marca pelo tom do conteúdo que você exibe em cada comunicação. É por isso que o formato do e-mail, mensagens prontas e até mesmo uma base de conhecimento são necessários para garantir que o tom do conteúdo seja uniforme.
Exemplos de elementos de marca
Elementos de marca é um tópico complicado, e enquanto definições são necessárias, tudo se junta ao olhar para alguns exemplos. Vamos olhar para algumas estratégias de marketing e como elas se traduzem em elementos de marca.
Airbus
Airbus é uma das maiores corporações aeroespaciais do mundo. Seu logotipo é o nome da empresa em todas as letras maiúsculas em uma cor azul escuro. Considerando que lidam com tecnologia aeroespacial tanto na indústria de defesa quanto no mercado comercial, a escolha de uma fonte robusta e a cor azul parece apropriada. O azul é tipicamente associado à confiança, e a fonte dá à marca um senso de solidez, tornando-a uma marca muito forte.
Booking
Booking.com é a opção preferida de milhões de pessoas quando se trata de planejar suas viagens. Semelhante à Airbus, a marca desta empresa também envolve o nome da empresa na cor azul, mais uma vez sinalizando confiabilidade. Neste caso particular, a empresa optou por um nome descritivo que também é o seu site, tornando-o fácil de lembrar.
ClickFunnels
ClickFunnels é um software que ajuda a aumentar as conversões do site. Seu logotipo é uma janela de navegador com duas engrenagens em azul e laranja. Adicionando isso ao nome utilitário, “ClickFunnels”, os clientes em potencial podem entender imediatamente do que se trata esta empresa. Na imagem abaixo, também podemos ver um exemplo de como pode ser o propósito da marca: “Levar as pessoas ao seu site e transformá-las em clientes pagantes satisfeitos é o que fazemos de melhor”.
LiveAgent
LiveAgent é o software de helpdesk original com mais de 150 milhões de usuários em todo o mundo. O logotipo é um balão de diálogo intercalado por uma arroba (@), sinalizando a missão de proporcionar melhores comunicações em todo o mundo digital. A marca do LiveAgent usa “laranja Califórnia” como cor principal, que é uma cor que evoca simpatia e confiança, qualidades muito importantes no mundo do atendimento ao cliente. Isto contribui para uma experiência de marca atraente, uma vez que as emoções evocadas em relação à marca se correlacionam com as que os clientes desejam do serviço oferecido.
Netflix
Netflix não precisa de apresentações, o gigante dos serviços de streaming. Seu logotipo é o nome da marca em maiúsculas, com a linha inferior do logotipo arqueando para cima no meio da palavra. O nome Netflix imediatamente deixa os clientes em potencial saberem que esta é uma plataforma de conteúdo de mídia, sendo um jogo de palavras com as palavras “net” (internet) e “flicks” (filmes). O logotipo é na cor vermelha, sinalizando excitação.
Conclusão
Branding é um dos elementos mais importantes para as empresas no mercado atual. Com a competição aumentando a cada ano, é importante ser capaz de estabelecer a sua empresa como única. Branding é o processo de desenvolver e mostrar uma identidade de marca para o público.
Desenvolver elementos e identidade de marca é crucial porque eles ajudam você a escolher seu público-alvo, permitem que você mostre os valores de sua empresa e, na melhor das hipóteses, podem tornar sua marca parte da cultura popular. O processo de branding leva tempo e pode exigir assistência de terceiros, como uma agência de design. No entanto, é extremamente gratificante para as empresas que conseguem enviar a mensagem certa ao seu mercado-alvo. Isso permite que eles obtenham uma maior participação de mercado e proporcionem uma melhor experiência ao cliente.
A identidade da marca pode levar seu negócio para o próximo nível sozinha. Aproveite isso e comece, não há momento melhor para começar do que o presente.
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