O truque para ter uma estratégia de marketing online eficaz é usar uma abordagem multifacetada, em que você usa várias estratégias diferentes ao mesmo tempo. A razão pela qual isso funciona excepcionalmente bem é que as diferentes estratégias têm diferentes vantagens e desvantagens. Ao usar várias estratégias diferentes ao mesmo tempo, você pode eliminar as desvantagens e tornar as vantagens ainda mais eficazes.
No caso do email marketing, a desvantagem é levar as pessoas a se inscreverem. A vantagem, entretanto, é que, uma vez inscritos, é muito mais provável que eles cliquem quando você enviar um e-mail. Isso ocorre porque o email marketing tem uma taxa de engajamento muito maior do que outras formas de marketing.
Por esse motivo, a melhor estratégia a ser usada para o seu marketing por e-mail é:
Use outras técnicas de marketing para atrair pessoas para sua lista de e-mail
Sem dúvida, você já se deparou com várias estratégias para realmente fazer as pessoas se inscreverem em seu boletim informativo. A lightbox – que praticamente equivale a um pop-up em sites – é uma estratégia comumente usada. Isso ocorre porque ela tem se mostrado muito eficaz em levar as pessoas a se inscreverem. Um artigo do Crazy Egg sugere que eles podem conseguir até 1375% mais inscrições..
Eles também estão evoluindo (felizmente) de modo que a maioria deles agora não abre mais quando você acaba de chegar, mas aparece quando você termina um artigo ou quando está planejando sair da página – isso os torna muito menos intrusivos e também torna muito mais provável que você saiba se realmente deseja se inscrever.
Outra estratégia comum é compartilhar boletins informativos em suas redes sociais. Essa estratégia consegue combinar o maior alcance de suas mídias sociais com a maior capacidade do email marketing de fazer as pessoas clicarem.
Em seguida, lembre às pessoas em todos os lugares que existe uma newsletter. Por exemplo, na parte inferior dos e-mails padrão que você envia. Isso não criará uma enxurrada de novas inscrições, mas certamente vai ajudar. Além do mais, como você geralmente envia e-mails para pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo que você está fazendo, você está alcançando o público certo.
A importância da Confiânça
O marketing por email é uma estratégia de longo prazo, na qual você constrói a confiança das pessoas em sua lista, que então optam por se engajar com seus emails. Por esse motivo, é sempre importante lembrar que é essencial que você cumpra o que prometeu. Dessa forma, como Niel Patrick explica, você constrói confiança. Muitos profissionais de marketing por e-mail quebram essa regra. Eles estão tão focados em sua linha de assunto que acabam criando títulos clickbait, onde o corpo do que estão dizendo não cumpre o que prometeram.
Essa é uma estratégia perigosa a seguir. Claro, muitas pessoas abrirão esse e-mail, mas os e-mails que você envia nunca são vistos isoladamente. Se as pessoas sentirem que você as enganou no passado, é menos provável que abram seus e-mails no futuro. A ideia de “gato escaldado não gosta de água fria”.
Por outro lado, se você criar e-mails que realmente forneçam às pessoas percepções interessantes e informações úteis, o inverso acontecerá. Eles passarão a confiar no que você está entregando e, como resultado, serão mais propensos a realmente abrir o conteúdo que você envia para eles – mesmo que os assuntos não capturem necessariamente o interesse deles.
Então, isso significa que você não deve sensacionalizar sua linha de assunto? Não, não é isso que estou dizendo. É extremamente importante ter uma linha de assunto de alta qualidade e que você siga os conselhos por aí. Afinal, é assim que as pessoas decidem se vão abrir seu e-mail ou não. Mas essas linhas de assunto precisam ser honestas para serem eficazes.
Essa confiança também se estende ao corpo do seu texto. Embora seu objetivo ao enviar campanhas de marketing por e-mail seja vender mais do seu produto, esse não deve ser o principal objetivo dos e-mails que você envia. A maioria das pessoas não se inscreveu na sua sewsletter para receber ainda mais anúncios.
Em vez disso, eles se inscreveram para obter valor agregado às suas vidas. Isso significa que eles querem aprender coisas novas, obter novos insights e fazer bons negócios. Se, no processo, eles também forem anunciados, eles estarão dispostos a aceitar isso como parte do acordo. Se eles receberem apenas a última e nenhuma das primeiras opções, entretanto, eles irão se afastar.
DICA PRO: Se você compartilhar links em seus emails, em vez de usar encurtadores de URL genéricos como este: tiny.cc/sdhs68, use um URL curto de marca (por exemplo, a Virgin usa Virg.in/news). Os links de marca são conhecidos por aumentar a confiança entre a marca e seu público, bem como aumentar a taxa de entrega, engajamento e taxa de cliques. Você pode usar uma ferramenta como o Rebrandly URL Shortener para fazer isso.
Siga os números
A melhor coisa sobre o email marketing moderno é que, uma vez que você tenha uma pequena lista, é muito fácil realizar experimentos e descobrir no que seus usuários estão ou não interessados. Existem muitas maneiras de realizar esses experimentos. Você pode escrever sobre diferentes tópicos em diferentes e-mails e, assim, ter uma ideia geral do que é mais interessante para a maioria dos seus leitores.
Claro, este é uma ferramenta bastante rudimentar. Afinal, pode haver muitos outros fatores que determinam por que as pessoas abrem um e-mail esta semana e não na próxima, apesar de serem iguais.
Por esse motivo, você deve considerar o uso de algumas estratégias mais avançadas para ver o que funciona em seu setor. Um dos melhores são as variações do teste A/B. A ideia aqui é relativamente direta. Se você criar uma campanha de marketing por email, criando duas versões ligeiramente diferentes e enviando cada uma para uma metade diferente de sua lista de mala direta, poderá descobrir como seu próprio público reage.
Desta forma, você pode experimentar duas linhas de assunto diferentes. Ou você pode ver se as pessoas em sua indústria preferem e-mails de texto simples ou gostam mais se você enviar imagens (observe que muitos navegadores de e-mail têm imagens desativadas como padrão, e mesmo se você tiver um gif engraçado como o mostrado abaixo, ninguém será capaz de velo).
Outra coisa com que você pode experimentar é aquela frase de call to action que os faz clicar e como deve ser construída. Você pode até experimentar o nome do remetente para ver que tipo de nome seu público prefere.
Você pode até mesmo explorar a eficácia do uso de um editor externo ou especializado criando um texto você mesmo e, em seguida, deixando que um editor externo – como, digamos, o serviço de redação da Essay Supply – encarregue-se dele. E então, ao comparar os resultados, você pode descobrir se o investimento financeiro extra vale a pena.
Sim, existem muitos sites por aí que afirmam já ter executado esses experimentos. A coisa é que pessoas em diferentes setores e diferentes partes do mundo não reagem da mesma maneira. Por esse motivo, é melhor seguir o que eles dizem como diretriz e realizar experimentos para verificar os resultados por si mesmo. Isso não só lhe dará uma visão melhor do seu público, mas também lhe dará uma ideia muito melhor sobre quais gurus do marketing por e-mail realmente sabem do que estão falando.
Trigger marketing
Você pode ficar tentado a enviar e-mails gerais que sejam iguais para todo o seu público. O fato é que essa forma de marketing – conhecida como spray and pray – é altamente ineficaz. Isso é particularmente verdadeiro porque agora é possível saber muito sobre seu público e usar isso como uma forma de criar mais engajamento.
Uma ótima maneira de fazer isso é usar o trigger marketing. Essa forma de marketing é onde você chega às pessoas quando certas condições são atendidas. Por exemplo, se eles colocaram coisas na cesta há algum tempo, mas não as compraram. Ou se eles não abrem um de seus e-mails há muito tempo. Ou se eles gastaram uma certa quantia de dinheiro na compra de seus produtos.
Dessa forma, você pode reengajar as pessoas que estão começando a se afastar, talvez oferecendo a elas algum tipo de desconto ou um voucher para comprar produtos. A grande vantagem dessa estratégia é que apenas as pessoas que, de outra forma, possivelmente nunca teriam comprado nada de você, acabam usando esses vouchers.
Melhor ainda, porque você aborda apenas um grupo específico para atender a uma condição ou problema específico, eles sentem que a mensagem que estão recebendo é muito mais personalizada do que realmente é. E sempre gostamos quando sentimos que somos mais do que apenas um número.
Naturalmente, ao experimentar dividir sua lista de marketing dessa maneira, você terá suas próprias ideias sobre como subdividir seu público. Isso permitirá que você aborde sua lista de maneiras totalmente novas e aumente o engajamento.
Últimas palavras
A morte do email marketing foi altamente exagerada. Quase todos nós ainda nos engajamos regularmente com essa tecnologia de e-mail um tanto desatualizada, especialmente para coisas como nosso trabalho. E enquanto continuarmos dando tanta atenção a ele, ele continuará sendo uma área útil para o mercado – especialmente porque quando as pessoas se inscrevem voluntariamente para uma lista de e-mail, elas se sentem mais comprometidas do que se sentiriam.
Por esse motivo, é importante que você tenha uma boa estratégia configurada para construir a maior lista possível e fazer o melhor uso da lista que você tem. Isso pode aumentar significativamente as vendas e o interesse por um mínimo de esforço e tempo extras.
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