Hoje em dia, o atendimento ao cliente é uma das partes mais significantes da jornada do cliente. O ojetivo primordial das empresas modernas não é só vender seus produtos, mas também oferecer uma boa experiência de compra, com o objetivo de vriar uma forte base de clientes leais.
Nos dias de hoje, é muito fácil para o consumidor deixar comentários positivos ou negativos nas redes sociais sobre o atendimento ao cliente. E, por isso, você deve se concentrar em ter um atendimento exemplar para aumentar suas vendas.
Criar uma experiencia positiva para cada cliente deve ser o objetivo de qualquer departamento de atendimento ao cliente de respeito. Mesmo se o cliente encontrar o que procura, um bom serviço ao cliente deve ser capaz de fazer com que o consumidor sinta que fez um negócio justo. Os clientes se lembrarão melhor da maneira como foram tratados do que do produto que compraram!
Existem dois tipos de atendimento ao cliente – online e offline. Mesmo que haja diferenças entre os dois, eles tem propósitos semelhantes. Por exemplo, no caso de gerir uma empresa offline, a forma como os seus clientes irão entrar em contato com você será através dos funcionários próximos ou por telefone. Porém, no caso de ser um negócio online, os clientes poderão entrar em contato com você clicando em um botão ou ligando para um número.
As vendas são o objetivo de toda empresa; portanto, lembre-se de que, ao melhorar o atendimento ao cliente, suas vendas crescerão substancialmente. Você pode alcançar um ótimo desempenho de vendas seguindo estas 10 dicas simples, mas poderosas:
1. A primeira Impressão é a Que Conta
As pessoas geralmente têm opiniões sobre tudo e todos. Portanto, elas formarão imediatamente uma opinião sobre a sua empresa apenas com um simples gesto ou uma saudação. Isso significa que o atendimento ao cliente deve trabalhar em uma estratégia de boa primeira impressão, ao mesmo tempo em que mostra o quão confiável e confiável sua empresa é. Por ter uma abordagem educada e prestativa em vez de agressiva, os métodos e soluções da empresa definitivamente farão a diferença para o cliente.
2. Seja Vigilante e Atenda as Necessidades dos Clientes
Se você possui um negócio online, sua primeira preocupação deve ser se comunicar de forma eficiente via chat ao vivo ou telefone com seus clientes. Se você possui um negócio off-line, deve se concentrar em interagir com seus clientes da melhor maneira possível. Faça com que se sintam bem-vindos e responda a todas as suas perguntas.
3. Mantenha Seu Conteúdo Atualizado
Seu conteúdo deve ser atualizado com as últimas mudanças. Você deve sempre ficar de olho nas novas ferramentas que surgem e usá-las para melhorar seus processos de criação e distribuição de conteúdo. Existem ferramentas para a criação de conteúdo como Essay Geeks, que pode realmente ajudar a expandir e melhorar seu departamento de atendimento ao cliente. Lembre-se de que a maneira como você cria e gerencia seu conteúdo terá um impacto poderoso em suas vendas e em seus relacionamentos com os clientes.
4. Reduza o esforço do Cliente
As pessoas, geralmente, estão dispostas a pagar mais para ter um bom atendimento. O objetivo é tornar o trabalho do cliente o mais fácil possível. Os clientes sempre escolherão a empresa com o trabalho de cliente mais fácil, mesmo que a qualidade dos produtos não seja a melhor. Portanto, lembre-se de que uma compra não deve levar mais de 2 minutos. Seus clientes querem que o processo seja o mais rápido possível. Então, faça iso acontecer.
5. Tire vantagem de Feedbacks negativos
Em geral, os comentários negativos deixados pelas pessoas, como feedback, permanecem sem resposta. Um tweet negativo sem resposta pode prejudicar a imagem da marca. Uma reclamação negativa – se respondida pela própria empresa – provavelmente fará com que o cliente se sinta respeitado. E assim, ele permanecerá um cliente fiel. Responder às reclamações dos clientes mostrará a eles que suas vozes estão sendo ouvidas e que sua opinião conta. Isso aumentará seu amor e lealdade para com sua empresa, resultando em um aumento nas vendas.
6. Saiba Tudo Sobre Seus Produtos
A equipe de atendimento ao cliente deve saber tudo sobre os produtos. Isso resultará em uma marca mais respeitada e confiável. Os clientes em potencial pedirão conselhos e, se suas perguntas forem respondidas de maneira rápida e inteligente, eles com certeza apreciarão.
Um dos problemas mais comuns que um cliente encontra com frequência é a incapacidade do serviço de atendimento ao cliente de oferecer a ele as informações de que ele precisa. Portanto, você deve realmente se concentrar em ensinar ao seu departamento de suporte ao cliente todas as informações de que precisam, tudo para que possam oferecer respostas relevantes aos clientes.
7. Use o Princípio da Reciprocidade
Este princípio pode ser explicado de forma muito simples. Se alguém fizer algo bom para você, você fará o mesmo por ele. Seria uma boa ideia implementar esse princípio em sua equipe de suporte ao cliente. Mesmo que isso pareça um conceito simples, ele faz toda a diferença. Um estudo mostra que, se os garçons de um restaurante entregam um doce junto com o cheque, as gorjetas tendem a subir. Portanto, tente pensar em diferentes maneiras de usar esse conceito em seu negócio.
8. Trate Seus Clientes Como Amigos
Quando um amigo próximo liga, você não reage assim: “Olá, em que posso ajudá-lo?” Você normalmente pergunta como ele está antes de qualquer coisa. Portanto, você deve fazer exatamente a mesma coisa com seus clientes. Faça com que se sintam parte da família. Eles realmente apreciarão isso e o resultado será que permanecerão clientes leais por longos períodos de tempo.
9. Envie Uma Carta Escrita a Mão
Se você possui um negócio online, a comunicação com seus clientes é feita principalmente por e-mail. Mas pense no que acontecerá se você quebrar esse “plano digital”. Tente enviar aos seus clientes cartas escritas a mão. Fazer isso será uma surpresa agradável e seu relacionamento com eles se tornará mais forte. O quão raro é receber uma carta escrita à mão nos dias de hoje? Muito raro, então isso tornará sua empresa única.
10. Pule a FAQ
Em vez de usar uma seção FAQ, sua equipe de suporte deve responder a todas as perguntas. Desta forma, você verá exatamente quais perguntas ou quais problemas são mais encontrados por seus clientes-alvo. Portanto, você saberá exatamente o que precisa ser melhorado ou consertado.
Você deve se concentrar no treinamento da sua equipe para tornar o atendimento ao cliente o mais competente possível. Com isso, a imagem da sua marca se fortalecerá e suas vendas crescerão. Tenha em mente que seu relacionamento com seus clientes é a base de uma colaboração lucrativa e de longo prazo.
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