A comunicação por e-mail começou em 1971, quando Ray Tomlinson enviou o primeiro e-mail para si mesmo. Embora esta tecnologia já tenha 43 anos, milhares de milhões de emails são enviados todos os dias. Às vezes lemos e enviamos diariamente mais e-mails do que conhecemos pessoas reais. No entanto, na comunicação por e-mail cometemos os mesmos erros, que devemos evitar para nosso próprio bem. Então, como melhorar nossos e-mails?
Abaixo estão 10 dicas para uma comunicação eficaz por e-mail:
1. Seja claro e conciso
A maioria das pessoas tem muito pouco tempo durante o dia para ler e responder a e-mails. O corpo do e-mail deve ser informativo e direto. Mesmo se você estiver usando outras alternativas para e-mail, seu destinatário apreciará mensagens curtas e claras. Considere usar pontos com marcadores ou escrever um e-mail separado para cada tópico que você precisa comunicar com alguém.
Lembre-se: E-mails longos sugam a vida das pessoas.
2. Seja educado
A menos que você esteja se dando bem com alguém, evite linguagem informal, jargões, gírias e abreviações inadequadas. Pense em como seu e-mail “sente” emocionalmente. Se suas emoções puderem ser mal interpretadas, encontre outra maneira de expressar suas palavras. Seja amigável, respeitoso e agradecido.
Quer saber quando usar um tom casual, formal, sério ou amigável?

3. Use uma linha de assunto clara
Com base em uma linha de assunto, as pessoas decidem se abrem um e-mail ou não. Muitas pessoas recebem uma quantidade enorme de e-mails, é importante descrever o que o leitor encontrará dentro.
A caixa de entrada do destinatário faz a primeira limpeza para eles. E as mensagens sem uma linha de assunto são consideradas e-mails inválidos e, portanto, encaminhadas para spam.
4. Preste atenção à ortografia e à gramática
Esta é uma maneira fácil de mostrar que você se importa. Tente ler sua mensagem em voz alta para ajudá-lo a detectar quaisquer erros gramaticais ou frases inconvenientes que, de outra forma, você poderia perder.

5. Lembre-se de que o e-mail nunca é privado
Sua mensagem pode ser encaminhada para outras pessoas sem o seu conhecimento. Se suas informações forem altamente confidenciais, certifique-se de que cheguem à pessoa certa.
6. Coloque seu ponto principal no início
Se você está respondendo a uma pergunta no e-mail de alguém, coloque a resposta no início. A maioria das pessoas não gosta de ler parágrafos longos para entender o ponto principal no final da mensagem.
7. Use a tecla REPLY
Inclua a mensagem anterior quando estiver respondendo a um e-mail. Não comece um novo e-mail. Essa prática economiza seu tempo e o tempo do destinatário.
8. Seja amigo do ambiente
Evite imprimir e-mails sempre que possível. Você poderá manter suas comunicações mais bem organizadas e ainda economizar árvores.

9. Avoid YELLING
Não use letras maiúsculas, isso implica gritar. Também é MAIS DIFÍCIL LER letras datilografadas que são todas do mesmo tamanho, então dê um tempo aos seus leitores.

10. Inclua sua assinatura
Não se esconda atrás de um e-mail e inclua seu nome. Feche sua mensagem com “Atenciosamente”, “Atenciosamente” ou “Tudo de bom”, dependendo da situação. Não se esqueça de escrever o nome de uma empresa abaixo do seu nome ou compartilhar seu cartão de visita digital.
Perceba que, depois que sua mensagem for enviada, será impossível recuperá-la. Ao enviar a mensagem errada a alguém, você pode prejudicar e arruinar seu negócio ou carreira. Sempre verifique sua mensagem e a linha do destinatário antes de enviar qualquer e-mail. Também é uma boa ideia criar uma nova conta de e-mail dedicada à divulgação e comunicações com o cliente.

Bonus tip: Use an email template!
Save time on creating beautiful email campaigns by using customizable email templates that display properly on all devices!
Compartilhe este artigo
Escrever um e-mail para VIPs: o que fazer e o que não fazer
As únicas pessoas qualificadas para lidar com VIPs são aquelas que lidam com eles. A melhor maneira de aprender a lidar com VIPs é por meio da experiência real.
Email Marketing: 10 dicas infalíveis para colocar em prática e conquistar mais clientes
Descubra as melhores dicas sobre Email Marketing para implementar e ganhar mais clientes para o seu negocio.
15 modelos para escrever e-mails incríveis de atendimento ao cliente
Descubra 15 modelos de e-mails de atendimento ao cliente para melhorar sua comunicação e resolver problemas comuns com eficácia.
Como se comunicar com os clientes durante o surto de coronavírus
Vivemos tempos desafiadores. Aprenda como se comunicar com seus clientes durante a pandemia do coronavírus também com o sistema de help desk.