Todo negócio está à mercê dos seus clientes. O mercado é competitivo e as expectativas dos clientes estão nas alturas. Oferecer um bom produto ou serviço simplesmente não é suficiente. No entanto, desenvolver boas relações com os seus clientes pode desempenhar um grande papel ao determinar a posição da sua marca no mercado. Algo para manter em mente enquanto discutimos a significância das interações com o cliente é que a experiência do cliente não é algo que acontece de uma vez. É um processo contínuo para fortalecer os seus relacionamentos com os seus clientes.
O que é uma interação com o cliente?
É essencial compreender o que é uma interação com o cliente antes de adentrarmos nos detalhes de como isso pode ser benéfico ao seu negócio. As interações com os clientes são definidas como tratar das demandas dos seus clientes e garantir isso através do suprimento do seu produto ou serviço. As empresas geralmente contratam os representantes que são treinados para oferecer tais interações com os clientes. Dessa forma, permitir que eles conheçam melhor os clientes dá a eles uma vantagem competitiva no mercado.
Famosa blogger de Tecnologia no CrowdWriter, Stella Rose afirma:
“A interação com o cliente não deve terminar apenas com uma venda única, mas deve ser um relacionamento de longo prazo entre a empresa e o cliente.”
Stella Rose
Habilidades de interação com o cliente e etiqueta
Os representantes de atendimento ao cliente aprendem um conjunto de habilidades exclusivas necessárias para se comunicar com os clientes de maneira eficaz. Você pode ter se deparado com termos como; Novo cliente, cliente recorrente, cliente fiel. Esses termos fazem parte de um ciclo de interação com o cliente.
1. Mostre agradecimento
A chave para todo relacionamento é demonstrar valorização. Especialmente em negócios, você precisa fazer com que o seu cliente se sinta especial. Muitos negócios treinam seus guardas de segurança e equipe. Por exemplo: cumprimentar gentilmente os clientes quando entram em suas lojas e agradecê-los ao saírem. Nem todo cliente irá comprar algo de você, entretanto, cumprimentá-los irá fazer com que se lembrem da experiência. Um truque útil para experiências memórias é criar uma associação da marca. Por exemplo, ao usar slogans espertos.
Por exemplo, considere que o nome da sua empresa é Estrela da Paz. Você pode cumprimentar os seus clientes ao dizer algo como: “Eu espero que você esteja tendo um dia pacífico!”
Ao usar essa tática, você estará usando vantagens situacionais. Não somente os clientes estarão satisfeitos com o gesto, mas eles também terão mais chances de lembrar de sua marca. A experiência do cliente definitivamente irá durar mais.
2. Mostre empatia
Mostre aos seus clientes que eles são valiosos para você e então veja a mágica acontecer! A maioria das empresas adotam essa estratégia ao lidar com reclamações e problemas dos clientes. A melhor forma para lidar com essas preocupações é reiterar e ser apologético. Basicamente, para mostrar que as preocupações deles estão sendo levados a sério. Uma outra forma de fazer isso é solicitar ao cliente uma avaliação de satisfação. Essa opção faz com que eles se sintam ouvidos e satisfeitos com o fato de suas preocupações estarem sendo levadas em consideração.
3. Seja criativo
A inovação da tecnologia trouxe novas formas de interação com os clientes. Considere introduzir: códigos de desconto, ofertas exclusivas, cartões de presentes, agradecimentos nas redes sociais ou enviar e-mails e mensagens de agradecimento.
Processo de interação com o cliente e mapa
O ciclo de construção de relacionamentos com clientes é um processo de uma ou duas pontas. Para ajudá-lo a entender melhor o processo de interação com o cliente, confira o mapa abaixo. Ele explica cada etapa, desde a primeira interação com o cliente até o desenvolvimento de um vínculo.
Gestão de interação com o cliente
Muitas empresas estão utilizando software de gerenciamento de interação com o cliente. O software utiliza agentes de suporte ao cliente que estão disponíveis para conversar com seus clientes o tempo todo. O software de gerenciamento de interação com o cliente coleta dados dos clientes e os armazena para que possam ser usados pelos representantes de suporte conforme necessário. Softwares avançados de interação com o cliente, como o LiveAgent, fazem uso de aplicativos móveis, fluxos de tickets híbridos e regras de automação para distribuição automática de tickets.
Como você pode melhorar as interações com os clientes?
Você pode melhorara as interações com o cliente ao:
- fortalecendo suas habilidades de comunicação
- estar disponível em vários canais de comunicação que seus clientes usam
- fazendo uma lista de todos os pontos de contato e analisando os sites que seu cliente visitou, para que sua marca esteja acessível nesses sites
- incorporando software de atendimento ao cliente de mídia social que permite que sua equipe responda com mais rapidez e eficiência às dúvidas e preocupações dos clientes em várias plataformas de mídia social
- levando o feedback a sério e melhorando seu serviço de acordo com as solicitações do cliente
Exceder através das interações com os clientes
Para ter um negócio de sucesso, considere os “4 Ps”. O produto, o processo, a praça e a promoção. Foque nas interações com os clientes. Treine a sua equipe para usar ao máximo as suas capacidades e tenha certeza que você entende as demandas dos seus clientes. Assim que você tiver construído uma conexão forte com os seus clientes, o valor vitalício deles irá aumentar significativamente, assim como o seu ROI.
Descubra por conta própria
Conhecimento é importante, mas somente quando colocado em prática. Teste tudo o que você aprende em nossa academia dentro do LiveAgent.
Try out LiveAgent for FREE
Handle all customer inquiries from one interface. Start improving your customer service with a 30-day free trial right away!
O que é comunicação com o cliente?
Melhore a comunicação com o cliente online com dicas de chat ao vivo, evite erros comuns e aumente a satisfação usando o LiveAgent.
O melhor atendimento a cliente
Para ter um excelente atendimento ao cliente, você precisa se concentrar na construção de relacionamentos leais e de longo prazo, não apenas nas vendas.
O que é atendimento ao cliente?
Ter um bom software de atendimento ao cliente se tornou essencial para todas as empresas modernas que buscam construir relacionamentos positivos com seus clientes.