O que é apreciação do cliente?
A valorização do cliente pode ser definida como uma medida dos esforços de uma empresa para com seus clientes. É uma abordagem proativa para envolver os clientes e mostrar a eles que você se importa sobre eles e somos gratos por seus negócios. Assim, as iniciativas de valorização do cliente destinam-se principalmente aos clientes existentes.
Ter uma estratégia sólida de valorização do cliente é a base de;
Aumentando a satisfação do cliente
- Construindo a fidelidade do cliente
- Melhorando a retenção de clientes
Por que a valorização do cliente é importante?
As empresas que não valorizam seus clientes correm o risco de perdê-los para a concorrência, pois os clientes que não se sentem apreciados e bem cuidados têm maior probabilidade de abandoná-los.
O estudo da Rockefeller Corporation descobriu que 68% de toda a base de clientes sai devido à indiferença percebida, o que significa que eles acreditam que as empresas não se importam com eles – em comparação com apenas 14% saindo por causa da insatisfação com o produto ou serviço.
Por outro lado, desenvolver e implementar uma estratégia eficaz de valorização do cliente pode se tornar um fator crítico de sucesso. As empresas que têm clientes mais satisfeitos desfrutam de fidelidade e retenção de clientes. Considerando que clientes fiéis compram 90% mais frequentemente e gastam 60% a mais por transação, de acordo com a pesquisa da Rosetta Consulting – isso resulta em aumento da lucratividade do negócio. Um estudo de Andy Fred Wali e Bright C Opara também revelou que um cliente A estratégia de valorização influencia a fidelidade e a defesa do cliente, o que leva ao aumento do crescimento das vendas.
Frases de valorização do cliente
A língua que as empresas usam na comunicação com clientes faz uma grande diferença na percepção do cliente. Há muitas formas diferentes de usar a língua para expressar gratidão aos clientes. Aqui estão algumas das frases e expressões mais importantes para se lembrar:
Um simples “Obrigado” e todas as suas variações;
- Palavras de apreço (“Nós realmente apreciamos você escolher o nosso negócio…”);
- Palavras de gratidão (“Somos gratos pelos seus muitos anos como cliente fiel.”).
Termos de reconhecimento (“Para reconhecer sua fidelidade, adoraríamos convidar você para participar de nosso programa de valorização do cliente.”)
Notas de agradecimento para empresas
Se sua equipe de atendimento ao cliente usa constantemente a mesma frase, aqui estão alguns bons exemplos de formulando a mesma frase de forma diferente:
- Obrigado por seu pedido!
- Obrigado pela sua compra!
- Obrigado pelo seu pedido!
- Obrigado por apoiar meu pequeno negócio!
- Obrigado por apoiar o meu negócio!
- Obrigado por fazer compras conosco!
- Obrigado por fazer negócios conosco!
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Ideias de valorização do cliente
Segundo uma pesquisa da ClickFox, 62% dos clientes não acreditam que as marcas a quem eles são fiéis os recompensam o suficiente. Há várias formas diferentes, tanto simples como criativas, para uma empresa fazer com que os clientes sintam que ela se importa com eles.
Investir tempo e recursos em iniciativas de valorização do cliente e expressar gratidão regularmente aos clientes tem alguns benefícios. Ele pode aprofundar significativamente o relacionamento com o cliente, aumentar a satisfação, melhorar a fidelidade do cliente e incentivar a defesa da marca.
Quaisquer que sejam as ideias de valorização do cliente que uma empresa opte por implementar, há algumas coisas a serem sempre lembradas. Cada tentativa de agradecer aos clientes deve ser relevante, valiosa, perceptível, sincera e, de preferência, personalizada.
30 ideias de valorização do cliente que as empresas podem usar para agradecer os clientes
- Ofereça cupons de desconto aleatórios em seus produtos/serviços.
- Envie cupons, cartões de presente atenciosos ou simplesmente uma caixa de biscoitos para clientes fiéis.
- Oferecer atualizações gratuitas de produto ou serviço.
Inclua notas de agradecimento ao cliente em cada compra.
- Ofereça recursos personalizados aos seus produtos ou serviços.
- Ofereça incentivos aos clientes que deram avaliações recentes de cinco estrelas.
Envie e-mails de agradecimento após uma compra, recompra ou depoimento.
- Compartilhe conteúdo valioso que ajuda os clientes a aproveitarem ao máximo seus produtos ou serviços.
- Crie um vídeo de agradecimento e compartilhe-o com os clientes.
Envie cartas de agradecimento manuscritas e personalizadas por correio tradicional.
- Apresente clientes fiéis em seu site, blog ou mídia social.
- Compartilhe estudos de caso e histórias de sucesso de clientes em seu blog.
- Ofereça promoções para seus defensores nas redes sociais.
Envie presentes de agradecimento relevantes e valiosos aos clientes
- Fornecer aos clientes sessões gratuitas de consultoria.
- Oferecer materiais educacionais gratuitos, por exemplo, webinars, whitepapers, tutoriais, etc.
Ofereça descontos especiais ou brindes nos aniversários dos clientes ou envie-lhes cartões de aniversário simplesmente desejando “Feliz aniversário!”
Recompense os clientes com um programa de fidelidade do cliente.
- Crie um clube VIP de clientes com benefícios exclusivos.
- Inicie um programa de indicação e recompense os clientes por indicarem seus amigos.
- Se os clientes forem proprietários de negócios, encaminhe seus negócios para outras pessoas.
- Ofereça aos clientes ofertas especiais em outras marcas (não concorrentes).
- Realize um evento memorável de apreciação ao cliente.
- Realize um concurso ou sorteio de apreciação ao cliente.
- Surpreenda os clientes leais de tempos em tempos com benefícios inesperados.
- Mostre que você implementou mudanças em resposta ao feedback deles.
- Celebre marcos importantes da empresa e destaque os clientes mais fiéis.
- Tenha um dia, semana ou mês específico dedicado à apreciação do cliente.
- Doe para uma instituição de caridade local em nome de seu cliente.
- Oferecer-se para patrocinar um cliente em um evento em que eles participam.
Citações sobre valorização do cliente
Essas 5 citações de valorização do cliente demonstram a importância de valorizar os seus clientes:
“Uma palavra de agradecimento muitas vezes pode realizar o que nada mais poderia realizar.”
B. C. Forbes
“Gire seu mundo em torno do cliente, e mais clientes girarão em torno de você.”
Heather Williams
“Os clientes não se importam com o quanto você sabe, a menos que saibam o quanto você se importa.”
Damon Richards
“Os clientes são como dentes. Se você não cuidar deles, eles irão embora um por um até que não haja mais nenhum.”
Jerry Flanagan
“É mais fácil amar uma marca quando ela também ama você.”
Seth Godin
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