Produto e preço ainda são importantes. No entanto, vende com base apenas nesses atributos não é mais o suficiente para o sucesso no atual ambiente de híper competitividade corporativa.
Na verdade, um estudo do Gartner descobriu que a maioria dos fornecedores de soluções se concentra muito nos recursos e na tecnologia de seus produtos, em vez dos benefícios. O que os consumidores realmente querem das organizações é entender o valor real que o produto promete entregar. E como isso pode ajudá-los a resolver seus problemas.
Então, o que é o valor do cliente? O valor do cliente é definido como uma percepção do quanto vale o produto ou serviço para o cliente, comparado a possíveis alternativas. O valor significa que o cliente sente que existe um benefício pelo valor pago ao produto.
Alguns benefícios:
- qualidade do produto ou serviço
- sucesso em utilizar o produto ou serviço
- vantagens de possuir o mesmo
- pontos de diferenciação
- acesso rápido para uma solução
- marca e imagem da empresa ou produto
- relações ou experiências existentes
Equação do Valor do Cliente
Outra definição de valor do cliente, sugere que existem dois aspectos no valor do cliente. Esses dois aspectos são valor desejado e valor percebido. O valor desejado refere-se ao que o cliente deseja obter de um produto ou serviço. O valor percebido é o benefício que o cliente acredita que recebeu depois de comprar o produto ou serviço.
Ao tomar decisões de uma determinada compra, os clientes tipicamente comparam o valor percebido dos produtos ou serviços similares. Depois disso, dentre todos no mercado, eles optam por aquele que oferece o maior valor ao cliente. Desde que cada cliente tem necessidades, desejos e recursos específicos, é impossível que dois clientes coloque o mesmo valor em um mesmo produto ou serviço.
Uma maior qualidade do produto ou serviço não necessariamente significa um maior valor ao cliente. Os clientes avaliam os benefícios em torno do que se é oferecido. Enquanto uns desejam pagar mais por um nível maior de qualidade, outros consideram que os mesmos benefícios não valem a pena pelo preço.
Ao construir o valor do cliente, os negócios precisam levar em conta as seguintes coisas:
- Os consumidores avaliam o valor em duas etapas; antes e depois da compra.
- O valor é percebido em vários níveis, por isso precisa ser entregue em vários níveis.
- Valor para o consumidor significa coisas diferentes para diferentes clientes.
Definição de proposta de valor do cliente
A proposta de valor para o cliente é uma declaração que explica os principais benefícios que um cliente ganha ao comprar ou utilizar um determinado serviço. É a peça-chave de uma eficiente estratégia de marketing do produto. Basicamente, é a soma total dos benefícios, o qual deve convencer aos clientes o por que de um produto ou serviço possuir mais valor que os demais que são oferecidos no mercado.
A proposta de valor geralmente consiste em um texto curto (um título, subtítulo e um parágrafo de texto) e um elemento visual (foto, gráficos ou hero image). Uma proposta de valor eficiente explica claramente como um produto ajuda a resolver os problemas dos clientes, ao descrever os seus benefícios específico, explicando o motivo pelo qual eles devem escolher o seu produto invés ao dos outros.
Por que o valor do cliente é importante?
Se realizado de maneira correta, uma proposta de valor do cliente pode oferecer ao negócio uma grande vantagem em cima de seus concorrentes. Contudo, poucos negócios têm propostas de valor que são eficientes. Um estudo recente revelou que 83% dos marketeiros prestam pouca atenção às propostas de valor do cliente em suas estratégias, campanhas e anúncios. Mas, apenas 17% entendem e aplicam uma verdadeira proposta de valor do cliente
Outro estudo descobriu que 58% dos negócios terminam não sendo concretizados por causa que o valor não foi oferecido. Se os clientes em potencial procuram por um produto que oferece determinada solução ao seu problema, sem entender verdadeiramente o seu valor, provavelmente eles não comprarão de imediato. Já com um valor do cliente bem definido, o cliente ficará motivado a comprar e as vendas irão crescer.
Como criar o valor para os clientes
Além de ser importante para atrair e manter os clientes, o valor do consumidor também torna-se um fator decisivo na participação do mercado e dos acionistas de cada empresa. Esse é o motivo pelo qual as empresas estão focando em criar um maior valor do cliente e aprimorando suas propostas de valor.
Princípios importantes na criação do valor do cliente
Compreendendo o que gera valor para os seus clientes
Os clientes não estão procurando em comprar um produto ou serviço em específico. Eles estão procurando por soluções para suas necessidades. Entender o que os seus clientes em potencial deseja, o que é importante para eles e o que eles querem obter ao comprar o seu produto, é o primeiro passo para gerar valor do cliente.
Defina e expresse de maneira clara sua proposta de valor
Com diversos produtos similares no mercado, os clientes são subjetivos em suas escolhas. Esse é o motivo pelo qual a proposta de valor pode diferenciar o seu negócio dos concorrentes. Identifique qual valor o seu produto ou serviço cria, quais os benefícios particulares que os clientes podem esperar ao usá-los e torne sua proposta de valor a mais clara possível, em todos os seus canais de comunicação.
Pesquise dos concorrentes e torne a sua proposta de valor única
Em um marketplace extremamente competitivo, se destacar é extremamente importante para qualquer negócio crescer de maneira eficiente. Analise os seus concorrentes; incluindo startups. Entenda como a sua oferta é diferente e como a mesma fornece mais valor para a sua audiência. É tecnicamente superior? O qual fácil é o uso? Está disponível de imediato?
Segmente seus clientes e ajuste sua proposta de valor de acordo com cada um
Diferentes clientes/grupos de clientes naturalmente têm várias percepções de valor. Os valores podem variar com base na geografia, na demografia, na estação ou em determinadas características do produto. Em vez de tentar entregar a mesma proposta de valor para todo o seu público, considere dividi-la em segmentos de clientes individuais. Assim, você pode ajustar sua mensagem a cada um deles.
Defina um preço no qual seja benéfico e que traga valor para seus clientes e sua empresa
Apenas utilizar o preço como forma de competição é uma estratégia ineficiente. Defina um preço para os seus produtos. Isso faz com que fique claro que os clientes estão obtendo um valor, enquanto máxima os seus lucros. Clientes satisfeitos que percebem valor no que você oferece e sentem que vale a pena gastar determinado valor em seu produto, estão dispositivos a gastarem mais. Enquanto os clientes insatisfeitos que não viram o valor estão mais sujeitos a desistir, mesmo se você oferecer o menor preço;
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