O que é, e como escolher a melhor solução?
As organizações empresariais não pode mais ignorar o termo “software de gestão de cliente”. De acordo com a pesquisa do Gartner, a gestão de relacionamento com o cliente tomou a maior fatia dos lucros no mercado de software em 2017.
Os dados apresentados em fevereiro de 2020 indicam que o gasto mundial com software de CRM aumentou em 15,6% no ano de 2019. Isso é em comparação ao ano de 2018, totalizando em $48,2 bilhões. O Gartner prevê que a porcentagem de investimento em CRM aumentará exponencialmente em 2020.
Esse números não devem ser surpresa. A maioria das empresas “vivem ou morrem” com base nos relacionamentos que mantém e as oportunidades que eles promovem através dos seus contatos.
Implementar um forte sistema de gestão e suporte é essencial para o sucesso de qualquer negócio. É aqui que entra o software gratuito de gerenciamento de clientes.
Felizmente, o software de serviço de atendimento ao consumidor pode ajudar as empresas a organizar os dados a partir de diversos pontos de contato. Além disso, isso ajuda a equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para comparar e analisar todas as suas interações. Nos dias de hoje, com o cenário competitivo, encontrar o provedor certo de software de sucesso do cliente pode fazer a diferença entre o crescimento e a estagnação.
Então, você quer otimizar os seus relacionamentos com o cliente e aumentar a eficiência das suas interações?
O objetivo de implementar software gratuito de atendimento ao cliente é obter o máximo de conhecimento sobre um clientes da empresa. Munida desse conhecimento, uma organização pode oferecer aos clientes uma experiência personalizada. Obviamente, isso está associado a produtos/serviços que se adaptam às suas necessidades ou abordam seus pontos fracos. Você pode fazer tudo isso com base nas informações que os próprios clientes deixaram no sistema. Esses dados podem ser fornecidos proativamente por um cliente ou podem ter sido obtidos com base em seu comportamento. Por exemplo, o que compraram ou a quantidade de dinheiro que gastaram etc.
Após a leitura dessa pequena descrição, você pode se perguntar:
- “Por que as empresas escolhem investir em software de gerenciamento de clientes gratuito ou em soluções pagas?”
- “Que tipo de empresa se beneficia mais disso?”
- “Como você inicia a implementação de um software de suporte ao vivo gratuito?”
Para a sua conveniência, nós preparamos uma descrição detalhada do software de gestão do cliente. Além disso, nós adicionamos informações sobre um sistema gratuito de gestão do cliente para ajudá-lo a escolher o que melhor atende às suas necessidades.
Software de gestão de clientes – O que é isso?
A gestão de relacionamento com o cliente é a metodologia que foca em: armazenar, analisar e usar todas as informações relevantes dos clientes em um software dedicado de gestão do cliente.
O que é considerado informação relevante de cliente obviamente depende do tipo de empresa e seus clientes. Para alguns negócios, isso consiste em manter uma estrutura de dados de contato ou ações tomadas em relação aos seus clientes. Outras empresas requerem funcionalidade mais avançada e inteligência empresarial (BI) dentro do sistema de gestão do cliente. Como resultado, eles são capazes de entender bem os seus clientes.
O número de diferentes estratégias de gestão do relacionamento com o cliente e pacotes que estão disponíveis são bem extensos. Assim, isso dificulta que as empresas decidam qual solução específica é melhor para a sua empresa. Então, antes de escolher um sistema específico, uma pessoa deve ter a ideia completa por trás disso. Aprenda sobre as suas vantagens e identifique possíveis desafios que podem surgir durante a implementação um fases de uso. Com essa informação, você pode verificar se esse tipo de sistema atende melhor às necessidades da sua empresa.
Como um sistema de gestão de clientes funciona?
O uso do software de gestão de clientes começa armazenando todas as informações disponíveis sobre os seus clientes em um único sistema. Após isso, analisando em cruzamento e encontrando similaridades entre grupos de clientes. Uma das formas para fazer isso é chamado de segmentação comportamental. Isso é uma investigação dentro do comportamento dos clientes que compartilham de um perfil similar.
Se um grupo de clientes age de uma certa forma quando os mesmos são estimulados com um incentivo (uma oferta, newsletter, cupom de desconto), então uma análise profunda pode ajudar você a identificar padrões. Cada vez que um novo cliente chega ao seu sistema de gestão de clientes e se encaixa em um certo perfil, as mesmas ações podem ser conduzidas para todo o grupo em que foram segmentados.
Esses sistemas são bem “inteligentes”. Se um padrão de comportamento for reproduzido por um cliente, ele é indexado e pode ser usado para ações futuras. Isso pode ser traduzido em enviar mensagens personalizadas ou newsletters genéricas. No entanto, somente se um certo aspecto do conteúdo for compatível com o perfil daquele cliente.
Vantagens de implementar um software gratuito de gestão de clientes
A implementação de software gratuito de CRM ou atendimento ao cliente pode trazer à sua empresa muitos benefícios. No entanto, essas vantagens não são sempre muito relevantes e pode não ter um grande impacto nos resultados da sua empresa.
Portanto, ao escolher um software gratuito de sucesso do cliente, você precisa verificar se o investimento vale ou não a pena. Em outras palavras, você deve calcular qual será o Retorno do Investimento (ROI). Não deve ser surpresa que falamos sobre ROI e gastos, quando discutimos sobre software gratuito de serviço ao cliente. Mudar para tal solução, mesmo sendo livre de cobranças, pode gerar despesas adicionais de implementação, tempo gasto treinando os agentes de serviço, custos de manutenção e mais.
É por isso que vale a pena analisar; todas as vantagens, possíveis riscos e custos envolvidos na implementação de software de suporte ao vivo gratuito.
Empresas que decidem em investir em um software de serviço ao cliente, geralmente fazem por uma das seguintes razões:
Um ponto único de informação para o seu serviço ao cliente
Os clientes estão cada vez mais exigentes quando o assunto é atendimento ao cliente. Uma empresa que pode resolver dúvidas ou problemas de forma rápida e eficaz ganhará uma vantagem imediata sobre os seus concorrentes. Portanto, as empresas devem evitar distribuir as informações dos clientes para vários sistemas, bancos de dados e funcionários.
Uma experiência do cliente consistente/unificada pode ser garantida ao armazenar todas as informações dos clientes, como pedidos realizados, comunicações anteriores, opiniões, feedback e minutos de reuniões do cliente em um lugar.
Por exemplo, Um agente de serviço trabalhando para uma loja de e-commerce poderia ser capaz de ver o que os seus colegas discutiram com um cliente durante uma conversa anterior, o que torna mais fácil para ele ajudar o cliente mais rapidamente.
Otimizando os contatos dos clientes é também importante para relacionamentos B2B e geralmente há mais em jogo nesse caso. Uma quebra da confiança com um parceiro de negócios geralmente significa o fim da colaboração entre as duas partes.
A lealdade do cliente é aumentada
Vários estudos indicam que a prioridade para empresas de comércio deveria ser a retenção de clientes existentes. Um relacionamento duradouro com um cliente faz com que ele realize mais compras e requer um menor investimento de esforço e capital.
De acordo com a pesquisa de Bain & Company, mesmo um aumento de 5% na retenção de clientes, o que se traduz em uma redução de 5% do churn de cliente, pode aumentar os lucros entre 25% a 95%.
Uma conexão consistente também é importante para os negócios que não têm clientes tradicionais, mas sim têm membros. Afinal, ter uma base de membros fiéis garante uma gestão de negócios muito mais tranquila, quando comparada a obter novas conexões com novos membros.
“O custo de retenção é de $180 por cliente. No entanto, a maioria dos revendedores de automóveis focam na aquisição de clientes. Isso é loucura, porque o custo médio de aquisição de clientes é de $1,000 ou mais.”
Arthur Middleton Hughes, fundador do Database Marketing Institute
O grau de retenção de clientes existente depende largamente do desempenho do atendimento ao cliente, e inversamente, um serviço efetivo de atendimento ao cliente se preocupa primeiramente com a satisfação dos clientes já existentes.
No entanto, os clientes têm uma expectativa cada vez mais alta e esperam por serviços extremamente personalizados. Por exemplo, clientes/membros esperam receber ofertas ou comunicações que são endereçadas diretamente a eles.
Newsletter genéricas ou ligações de representantes geralmente são ignoradas podem até provocar uma irritação. Os departamentos de marketing e vendas estão, por esse motivo, fazendo uso de software de gestão de cliente, para ganhar mais conhecimento sobre os clientes. Assim, aumenta vendas ou possibilidades de colaboração.
A coleta, análise e uso desses dados para estabelecer conexões com os clientes será feita de forma diferente em cada negócio. No entanto, existem alguns princípios básicos que são comuns entre quase todas as empresas e é aí que uma boa análise das necessidades internas e desafios torna-se útil.
Melhore a transferência de relatório do marketing para vendas
Muitas empresas possuem departamentos de marketing e vendas que trabalham juntos para manter e aumentar as vendas. Geralmente, é o departamento de marketing que aborda primeiro o cliente usando CRMs gratuitos. Eles fazem isso para poder conhecer os clientes existentes, seus pontos de dor ou desafios. Assim, ganham uma compreensão da jornada de seus clientes.
Após isso, campanhas de marketing e atividades podem ser criadas para construir lealdade entre os clientes existentes e atrair novos, com base em: coleta de dados como opiniões, preferências (pessoas) e histórico de compras. Após isso, os agentes tomam certas ações, como seguimentos nas solicitações de informação ou abordando de forma ativa clientes em potencial.
Idealmente, marketing e vendas devem trabalhar juntos para obter informações de um sistema gratuito de gerenciamento de clientes. O ponto em que você repassa o contato ao departamento de vendas varia. de empresa para empresa; dependendo do processo de qualificação de leads e da duração do ciclo de vendas.
Essa etapa geralmente ocorre no momento em que um cliente está próximo de fazer a decisão de compra. Nesse estágio, também é importante a transferência de todos os dados relevantes de uma forma interdepartamental. Ao permitir que os departamentos de marketing e vendas compartilhem o mesmo sistema gratuito de gestão do cliente, as empresas podem otimizar a colaboração entre as duas equipes.
Implementação e design de uma nova estratégia de marketing e vendas
Para se aproximar de ambos clientes existentes e potenciais, as empresas estão também continuando a criar novas estratégias. Isso torna os dados de clientes existentes uma mina de ouro, já que nós podemos diretamente correlacionar o sucesso de campanhas anteriores ao comportamento de compra dos clientes atuais. Até mesmo um software gratuito de atendimento ao vivo pode ajudar os departamentos de marketing e venda de uma empresa, ao coletar e analisar as seguintes informações:
A taxa de sucesso das campanhas
- Quais campanhas geraram interesse de novos clientes?
- Quais campanhas tiveram um efeito positivo no interesse dos clientes existentes?
O sucesso das vendas
- Quais canais de comunicação ajudaram a construir a lealdade do cliente ou a incentivar os clientes a comprar algo? (ligações, emails, mídia social, anúncios pagos, etc.)
- Quais formas de comunicação, quando direcionadas aos clientes em potencial, resultaram em uma compra ou colaboração mais próxima?
- Existem alguma diferenças entre os clientes novos e existentes?
- Existem diferenças entre os grupos de clientes (por exemplo, famílias e indivíduos, divisões geracionais, clientes comerciais ou privados, etc.)?
As estratégias de marketing e vendas são geralmente baseadas em pesquisa de marcado. Por exemplo, estudos podem descobrir a linguagem e tom de voz ideal para outdoors de publicidade na Espanha. No entanto, se você iria conduzir um estudo nos Estados Unidos, os resultados tem grandes chances de serem diferentes.
Ao armazenar esses tipos de pesquisas em um software de gerenciamento de clientes, os departamentos de marketing e vendas de uma empresa podem entender melhor a identidade de clientes em potencial. Quanto mais você sabe sobre os seus clientes, mais relevantes e eficientes serão as suas estratégias.
Lembre-se de que CRMs gratuitos podem oferecer vários benefícios para uma empresa, mas ainda são apenas uma ferramenta. O sucesso do software está na forma como ele é usado. Portanto, não se esqueça de analisar uma lista de erros comuns que as empresas cometem ao usar o software gratuito de atendimento ao cliente.
Existem alguns requerimentos especiais de segurança?
Aqueles que gerenciam as informações dos clientes devem possuir um grande conhecimento de leis de privacidade, que estão tornando-se gradualmente mais restritas. Leis como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) têm uma forte influência no uso de sistemas de gestão de clientes. Para limitar os riscos de segurança, as empresas devem se perguntar as seguintes perguntas:
Qual informação é essencial?
A coleta e análise das informações dos clientes podem trazer inúmeros benefícios para a empresa, mas se algo der errado (tal como um vazamento de dados), os custos podem ser altíssimos. Portanto, você precisa certificar-se que os dados armazenados são absolutamente necessários para trabalhar com os seus clientes de forma eficiente.
Quem tem acesso à informação?
Quanto mais pessoas tiverem acesso às informações dos clientes, maiores serão os riscos de descumprir a LGPD. Por isso, pergunte a provedores de CRMs gratuitos em potencial sobre os níveis de autorização em seus sistemas.
Onde os dados são armazenados?
Gerlamente, a LGDP não proíbe os dados de serem armazenados fora da Europa. Contudo, é importante saber que nem todos os data centers da Europa seguem a legislação Européia.
Provedores de serviço Não-Europeus não são obrigados a seguir os padrões da LGPD, para pode trabalhar com eles. Contudo, ainda é uma boa ideia tirar essa dúvida com o seu provedor, ou simplesmente trabalhar com uma empresa que apenas armazene os dados dos clientes na Europa.
As melhores práticas quando se utiliza um sistema gratuito de atendimento ao cliente
Treinamento apropriado
É essencial treinar adequadamente os agentes designados para usar um sistema gratuito de suporte ao cliente para garantir produtividade e eficiência. Uma prática útil é realizar cursos de treinamento do sistema para ensinar aos representantes as diferentes funções do programa. Da mesma forma, caso o sistema seja ampliado ou atualizado, peça ao seu fornecedor que envie um especialista para orientar sua equipe sobre os recursos incluídos na nova versão.
Fluxo de trabalho
Para que um sistema gratuito de gestão do cliente opere de forma benéfica, é importante desenvolver esquemas e fluxos de trabalho. Esses ensinam aos agentes: o que fazer com a informação inserida no sistema e como trabalhar com isso de forma apropriada. Além disso, crie diagramas, protocolos e instruções que indicam o papel de cada membro e suas responsabilidades quando usar o software. Também garanta a atualização do sistema sempre que houverem mudanças operacionais e administrativas.
Processos automatizados
Além de gerenciar as informações dos clientes, o software gratuito de sucesso do cliente nos permite automatizar tarefas tediosas e repetitivas, como a criação de relatórios mensais ou resultados de vendas. Utilize funcionalidades de automação para aumentar a produtividade dos seus agentes e agilizar cada processo realizado.
Software personalizado
Não é porque um software de gestão de cliente é mais caro ou complexo que ele é melhor para a sua empresa. Quando você decide adquirir um sistema, escolha a melhor opção. Isso significa levar em conta a situação capacidades e escopo dos negócios da sua empresa. Cada ferramenta é criada para diferentes tipos de organizações. Então você deve encontrar o que você e seus funcionários precisam antes de fazer a decisão final.
Software gratuito de atendimento ao cliente vs. versões pagas – Qual escolher?
Existem inúmeros tipos de software de gestão do cliente, tanto pago quanto gratuito. Algumas vezes, as versões pagas são demasiadamente complicadas, desnecessariamente caras e geralmente não podem ser custeadas por muitos empreendedores.
No entanto, os melhores sistemas de CRM gratuitos são opções muito viáveis para empresas que estão iniciando sua transição para suporte ao cliente, marketing, vendas e automação de gerenciamento de clientes em geral.
Se você planeja investir em software de gerenciamento de clientes, você sempre pode começar testando um software gratuito de atendimento ao cliente para verificar se gosta da forma como o produto funciona , o nível de suporte ao cliente, sua usabilidade ou facilidade de uso, antes de se comprometer com uma versão paga.
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