O seguinte artigo tem como objetivo fornecer uma visão geral geral de noções básicas, teorias e conselhos práticos sobre atendimento ao cliente. Todos os envolvidos no atendimento ao cliente – desde representantes de suporte de linha de frente até gerentes de serviço – podem se beneficiar deste guia. Ele também pode ser usado como um recurso útil para treinamento gratuito em help desk, emissão de ticket, call center e capacidades de chat ao vivo.
No entanto, como o tema do atendimento ao cliente é tão amplo, decidimos fazer alguns artigos detalhados para que você possa obter insights detalhados. Assim, se você gostaria de aprender mais, não hesite em clicar nos tópicos que lhe interessam abaixo.
Qual o significado da definição moderna de atendimento ao cliente?
Definição de atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é o suporte e assistência que as empresas oferecem antes, durante e após a compra dos produtos/serviços. Um atendimento de qualidade ao cliente adiciona uma quantidade imensa de valor a um produto e ajuda a construir relacionamentos duradouros com os clientes.
A definição moderna de atendimento ao cliente vai muito além do suporte telefônico tradicional. Os rápidos avanços tecnológicos remodelaram a forma como as empresas interagem com os clientes e criaram a proliferação de canais de serviços digitais. Receber suporte rápido, eficiente e personalizado e uma experiência perfeita é o que os consumidores geralmente esperam das marcas atualmente.
Descubra informações mais detalhadas sobre tipos de serviço ao cliente.
Por que o atendimento ao cliente deve ser uma prioridade para qualquer empresa?
Como as expectativas dos consumidores estão aumentando, fornecer um serviço excelente é uma das coisas mais valiosas que uma empresa pode fazer para se manter competitiva e bem-sucedida no longo prazo. Muitos estudos provaram que clientes satisfeitos são mais leais e gastam mais. Por outro lado, aqueles que experimentam um serviço ruim abandonam a marca, o que lhes custa receita e afeta sua reputação.
Estatísticas que demonstram a importância de fornecer um excelente serviço ao cliente:
O mau atendimento ao cliente está custando às empresas mais de US$ 75 bilhões por ano. Com 42% dos consumidores relatando abandonar uma marca devido ao atendimento inadequado ao cliente. No entanto, 55% dos consumidores seriam mais leais se tivessem um melhor atendimento ao cliente.
Para 95% dos entrevistados, o atendimento ao cliente é importante para sua escolha e fidelidade a uma marca. 61% mudaram de marca devido ao mau atendimento ao cliente.
- As expectativas dos consumidores em relação ao serviço por meio de canais digitais continuam a aumentar. 81% dos consumidores indicaram que suas expectativas para o atendimento ao cliente digital são maiores hoje do que há um ano atrás.
Um em cada três consumidores está disposto pagar mais para receber um nível mais alto de atendimento ao cliente.
Dois terços de os consumidores estão dispostos a pagar por um excelente atendimento ao cliente e 31% estão dispostos a pagar até 10% a mais por um serviço excepcional.
- 97% dos consumidores dizem que um serviço ao cliente ruim muda o comportamento de compra. 87% dizem que um bom serviço ao cliente muda o comportamento do consumidor, e 46% continuam a mudar seu comportamento de compra dois anos após uma experiência ruim com o atendimento ao cliente.
10 principais razões para investir em iniciativas de atendimento ao cliente
- As expectativas de atendimento ao cliente estão constantemente aumentando e mudando.
- Os consumidores valorizam um serviço de alta qualidade e estão dispostos a pagar mais para recebê-lo.
- O atendimento ao cliente pode influenciar significativamente as decisões de compra dos consumidores.
- Bom atendimento ao cliente ajuda a aumentar a satisfação do cliente, melhorar as relações com o cliente e a retenção.
- Consumidores satisfeitos tendem a compartilhar suas experiências de serviço positivas, criando boca-a-boca positivo para as marcas.
- Um serviço ao cliente excepcional pode transformar clientes em defensores da marca, o que gera mais tráfego e indicações.
- Os consumidores não tolerarão um serviço ruim e abandonarão as marcas que não conseguem atender suas expectativas de serviço.
- Clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação de uma marca compartilhando suas experiências negativas de serviço por meio de redes sociais e sites de avaliação.
- Investir na melhoria do serviço é mais barato do que lidar com a reputação prejudicada causada por um serviço ruim.
- O atendimento ao cliente de alta qualidade resulta, em última instância, no crescimento contínuo da receita.
Que tipo de habilidade de atendimento ao cliente seus atendentes devem ter?
Para fornecer um excelente atendimento ao cliente, você precisa ter representantes de atendimento ao cliente que exibam habilidades específicas. As habilidades de atendimento ao cliente podem ser divididas em duas categorias;
Soft skills
A primeira categoria inclui soft skills. O trabalho do representante do cliente é comunicar-se com os clientes de maneira eficaz e eficiente. Assim, o conhecimento sobre o produto/serviço é fundamental para atender o cliente. No entanto, o atendimento ao cliente não é apenas fornecer informações/solucionar problemas. O atendente também precisa saber como comunicar o resultado ou as informações ao cliente. Aqui estão algumas habilidades sociais necessárias que o atendente deve possuir para se destacar no atendimento ao cliente:
- Paciência
- Empatia
- Gestão do tempo
- Flexibilidade/Adaptabilidade
Hard skills
A outra categoria é chamada de hard skills. Essas habilidades podem ser adquiridas/aprendidas por meio de treinamento, escola ou sendo autodidata. Aqui estão alguns exemplos de hard skills:
- Habilidades técnicas
- Habilidades em computação
- Habilidades analíticas
- Habilidades em Microsoft Office
Lembre-se disso ao contratar um novo representante do cliente. No entanto, não se preocupe muito com essas características. Se sua empresa oferece treinamento adequado de atendimento ao cliente, tudo o que você precisa é de uma pessoa altamente motivada e disposta a aprender.
Se você não tiver um treinamento adequado de atendimento ao cliente, sugiro que continue lendo a seguir para obter mais informações e perspectiva sobre como isso pode afetar o sucesso geral da sua empresa.
O que é treinamento de atendimento ao cliente e quem precisa dele?
O treinamento de atendimento ao cliente se refere a ensinar aos funcionários de atendimento ao cliente o conhecimento, as competências, as ferramentas e as habilidades necessárias para atender e dar suporte aos clientes, entregando assim mais valor dos produtos e serviços de uma empresa.
A qualidade do atendimento ao cliente oferecido por um negócio nunca irá exceder a qualidade das pessoas que o fornecem. Não importa quão talentosos e experientes os funcionários de serviço possam ser, sempre haverá mais a aprender ou novas habilidades a desenvolver. Na verdade, qualquer funcionário que trabalhe diretamente com os clientes, seja pessoalmente ou online, deve passar por um treinamento básico de atendimento ao cliente. Além dos representantes de serviço, isso também poderia incluir outras posições, como suporte técnico e representantes de vendas.
A importância do treinamento de atendimento ao cliente
Os funcionários do serviço ao cliente são tipicamente o primeiro ponto de contato que os consumidores têm com uma marca. Eles criam as primeiras impressões que impactam a percepção do cliente sobre a empresa. Agentes de serviço incompetentes, não treinados ou mal treinados não são propensos a fornecer um serviço excelente. Por outro lado, um serviço ao cliente bem executado por funcionários devidamente treinados resulta em maior satisfação do cliente e experiência do cliente aprimorada. Por isso, treinar equipes de suporte ao cliente é tão importante quanto treinar equipes de marketing e vendas.
O melhor treinamento de atendimento ao cliente capacita os funcionários de serviço a atender as expectativas altamente exigentes e tecnológicas dos consumidores de forma eficaz. Além disso, investir em treinamento dá aos funcionários uma sensação de valor, melhora sua moral e motivação. E quando os funcionários se sentem valorizados, valorizam seus clientes e estão dispostos a ir além por eles.
O atendimento ao cliente se tornou um diferenciador de marca para ajudar as empresas a se destacarem da concorrência. É especialmente um aspecto chave no mercado saturado de produtos/serviços similares. Algumas das marcas mais conhecidas do mundo centradas no cliente, como Amazon, Zappos, Ritz-Carlton e Southwest Airlines, gastam uma parte substancial de seus ganhos em oferecer um excelente atendimento ao cliente. Essas empresas fornecem treinamento consistente para seus funcionários proporcionarem uma ótima experiência ao cliente. No geral, seu sucesso prova que vale o investimento.
Como o atendimento ao cliente ruim afeta os negócios?
O atendimento deficiente ao cliente pode ser uma espiral descendente rápida para qualquer empresa. Isso pode levar a:
- perda de clientes
- perda de lucros
- imagem/má reputação da marca pobre
- perda dos melhores funcionários
É muito difícil reconstruir a confiança e a perspectiva geral do cliente sobre sua marca, uma vez que ela tem uma má reputação. Não subestime o poder do atendimento ao cliente.
Se você quiser saber mais, confira o artigo Como evitar um mau atendimento ao cliente.
Ou, mergulhe ainda mais fundo na importância de um bom atendimento ao cliente, descubra as melhores práticas e veja alguns exemplos de bom atendimento ao cliente que demonstram o impacto positivo que pode ter nos negócios e na satisfação do cliente.
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O papel do atendimento ao cliente na experiência do cliente
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Como responder a uma solicitação do cliente
A comunicação com os clientes pode fazer ou quebrar um negócio. Saiba mais sobre como responder às solicitações dos clientes de maneira adequada.