Conforme a pesquisa pelo Virtual Incentives, 75% dos clientes valorizam marcas que oferecem incentivos e programas de fidelidade. Além disso, quando consideram uma empresa da qual comprar, 28% das pessoas definem os incentivos de cliente como um fator decisivo, ficando em segundo lugar somente para o preço.
Além disso, uma pesquisa pelo Vibe indica que 61% dos consumidores inscrevem-se e ativam as notificações push no celular apenas para notícias relacionadas a incentivo de programas de fidelidade. O que isso significa é que os incentivos dos programas de fidelidade abrem novas portas para comunicação com os clientes.
Por que você precisa usar os incentivos de cliente?
Os incentivos podem ser definidos como algo que agrega valor a um serviço ou produto já prestado. Oferecer aos seus clientes benefícios adicionais, como itens grátis, bônus, descontos, programas de fidelidade ou ofertas especiais é o que transforma uma experiência de compra regular em algo memorável . Todos esses são exemplos de incentivos de preço, pois fornecem valor adicional para incentivar um determinado tipo de comportamento do cliente.
Se sua empresa estiver pronta para oferecer algo mais do que apenas seus produtos ou serviços aos clientes, ela poderá ser facilmente considerada centrada no cliente. Os incentivos de preços são uma ferramenta muito poderosa quando usados da maneira correta.
Isso permite que as empresas:
- Melhorar a retenção
- Estimule a ação desejada (participar de uma pesquisa, deixar o feedback)
- Faça as pazes após uma experiência negativa do cliente.
- Construa um relacionamento confiável com clientes de longo prazo.
- Faça com que os clientes que retornam gastem mais.
- Estimular mais compras impulsivas
- Melhore a promoção da marca
- Estimular a participação nas redes sociais
Assim como oferecer uma bala de menta gratuita após uma refeição em restaurantes aumenta as gorjetas em 26%, oferecer aos seus clientes benefícios adicionais aumentarão o número de clientes recorrentes e vendas. E isso é exatamente o porquê que muitas empresas usam vários incentivos de preço para puxar os clientes.
Ideias de incentivo de cliente
O que sua empresa pode oferecer como incentivo? Há tantas coisas que seus clientes irão gostar. Confira nossas ideias de fidelização de clientes abaixo:
Descontos são ótimos incentivos, pois os clientes apreciam a oportunidade de economizar dinheiro. Além disso, os descontos também podem levar os clientes a compras adicionais no futuro. Um ótimo exemplo disso é quando você compra algo e ganha 20% de desconto na próxima compra.
Bônus podem ser aplicados à quantia de dinheiro que você gastou. Por exemplo, para cada $ 1 gasto, você recebe um bônus de $ 1, que pode ser aplicado na sua compra como desconto.
Amostras grátis e itens de tamanho experimental são um incentivo perfeito para fazer com que um cliente se interesse não apenas por sua marca, mas também por um produto específico.
Itens grátis – algumas marcas permitem que seus clientes escolham um presente grátis em uma determinada faixa de valor, enquanto outras distribuem o mesmo presente grátis padrão para todos os clientes.
Assinaturas ou programas de fidelidade oferecem ofertas especiais para seus clientes, como descontos para madrugadores ou frete grátis.
Atualizações gratuitas funcionam bem para marcas que vendem assinaturas de software, programas e aplicativos.
Cupons podem ser usados para compras em aproveite uma oferta de desconto fixo, como a oferta “compre um – ganhe outro de graça”.
Na essência, as empresas podem oferecer muitos serviços, atividades, compensações e descontos – o que quer que funcione para sua esfera particular de negócios.
6 Motivos para usar os incentivos de cliente
Os incentivos podem ser usados como uma ferramenta para aumentar as vendas, estimulando ações desejadas, recompensando os clientes ou apenas para definir um tom e enviar uma mensagem sobre a sua marca.
1. Para estimular o feedback
O feedback permite que você preste atenção e corrija problemas que talvez não tenha notado anteriormente. Se faltar feedback, você sempre pode usar incentivos ao cliente para estimular as pessoas a se comunicarem mais com sua equipe de atendimento ao cliente. Por exemplo, você pode pedir para avaliar a última comunicação com seu gerente ou deixar comentários que você pode gerenciar na seção Feedbacks e sugestões. Em troca, você pode oferecer um desconto no próximo pedido ou bônus extras para os membros do seu programa de fidelidade.
2. Para se desculpar por um erro
As desculpas são essenciais para qualquer negócio. Se o seu cliente tem um problema, você precisa demonstrar que se preocupa. Ofereça um desconto para o próximo pedido, uma compensação ou produtos de graça. Se o problema tiver demorado muito para ser resolvido, você pode fazer uma anotação para lembrar os seus gerentes que esse cliente merece atendimento especial como uma desculpa.
Exemplo:
Christina Peterson (líder da equipe de atendimento ao cliente do serviço EssayTigers): “Uma vez tivemos um apagão e perdemos alguns prazos para nossos serviços de edição. Naquela época, não estávamos preparados para tais situações e não tínhamos um gerador de energia. Mas assumimos total responsabilidade e admitimos nosso erro. Pedimos desculpas e fornecemos reembolso a todos os clientes com quem trabalhamos naquele dia. Isso nos permitiu manter parte da nossa clientela, mas alguns foram perdidos de qualquer maneira.”
3. Para recompensar os clientes pelas avaliações
As avaliações escritas por clientes de verdade são muito mais confiáveis do que anúncios polidos. É por isso que eles são essenciais para atrair novos clientes, que irão depender deles quando tomarem uma decisão.
Mas poucas pessoas estão dispostas a escrever comentários, especialmente os positivos. É claro que muitas marcas resolvem esse problema escrevendo suas próprias avaliações. Mas vamos ser sinceros, avaliações genuínas são mais valiosas.
Usar incentivos nessa situação fará algumas coisas. Você pode oferecer descontos, bônus, cartões de recompensas aos clientes ou amostras grátis para qualquer avaliação. Isso irá aumentar os números de conversão por 4,6% de acordo com o Reevoo statistics.
4. Para recompensar os clientes para reportar bugs ou fazer sugestões
Até mesmo as maiores empresas não estão imunes a cometer erros. Algumas vezes apenas um usuário atento pode reportar um problema que uma empresa pode rapidamente corrigir depois. Melhorar a qualidade do seu serviço é importante para o desenvolvimento da marca, então use qualquer oportunidade para recompensar os seus clientes pelo tempo que gastaram, oferecendo upgrades gratuitos, descontos ou afiliação.
5. Para recompensar os clientes antigos por sua lealdade
Os clientes que são leais à sua marca e sempre retornam a você precisam de tratamento especial. Você sempre pode verificar o histórico de comunicação com essa pessoa em particular para saber quanto tempo ela permaneceu com sua marca, por exemplo, usando o histórico da caixa universal. É fácil enviar um e-mail para seus clientes dizendo que você aprecia a fidelidade deles e recompensá-los com um desconto especial ou bônus do programa de fidelidade.
6. Para estimular o engajamento nas redes sociais
Se você cria a maior parte do conteúdo para as contas de mídia social da sua marca, mas ainda enfrenta um engajamento insuficiente, pode tentar incentivos ao cliente como forma de estimular o compartilhamento e comentários sobre seu conteúdo. Forneça um desconto para compartilhamentos ou itens gratuitos para um conteúdo gerado pelo usuário, como um pedido entregue.
Dessa forma você terá conteúdo que outros usuários possam achar confiáveis (como é oferecido pelos usuários que já compraram com você) e irá motivar os seus seguidores a serem mais ativos na sua página de mídia social. Você pode monitorar facilmente os compartilhamentos e imagens marcadas, então não haverá preocupações em não cumprir a sua promessa.
Exemplos superiores de marketing de incentivo
- Dunkin’ Donuts. Com quase cinco milhões de membros do programa de fidelidade, essa rede sabe tudo sobre incentivos. Eles incentivam seus clientes a comprarem mais para obter bônus para cada dólar gasto. Posteriormente, esses bônus podem ser usados para obter bebidas grátis em suas compras.
- Beauty Insider da Sephora. Este é um programa de fidelidade que representa até 80% das vendas totais da Sephora a cada ano. Isso implica em recompensar os clientes com pontos extras para cada compra e a oportunidade de usá-los para resgatar cartões-presente e itens de edição limitada.
- Google Chrome recompensa os usuários por relatórios de bugs. Se eles encontrarem um relatório valioso e que contenha uma exploração confiável, eles podem recompensá-los com até $15,000.
Gostaria de saber mais? Então, confira nosso artigo detalhado sobre habilidades interpessoais de atendimento ao cliente .
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