O que são e porque enviar emails de apreciação ao cliente?
Os e-mails de apreciação do cliente são usados estrategicamente pelas empresas para fortalecer os relacionamentos pessoais com os clientes e humanizar sua marca. Um e-mail de agradecimento bem estruturado e personalizado (e-mail de acompanhamento) enviado no momento certo tem quase o mesmo impacto que agradecer pessoalmente a um cliente. Isso pode realmente ajudar muito a criar uma experiência positiva do cliente e uma percepção da marca.
Quando enviar um e-mail de apreciação ao cliente?
Definitivamente no hay mal momento para agradecer a los clientes y mostrarles su agradecimiento. Pero, naturalmente, ciertos momentos y ocasiones parecerían más apropiados. Los correos electrónicos de agradecimiento no deben enviarse necesariamente sólo cuando los clientes compran algo. Si está utilizando una plataforma de automatización de marketing por correo electrónico, los correos electrónicos de agradecimiento se pueden activar en función de varias acciones del usuario. También puedes guardar plantillas de correo electrónico de agradecimiento que se pueden personalizar para cada ocasión.
Esse e-mail de follow up pode ser enviad:
- Durante os feriados sazonais, como: Natal, Dia dos Namorados ou Dia de Ação de Graças
- No aniversário dos clientes
- No aniversário de um cliente.
- Aos clientes leais, pelas conquistas alcançadas pela empresa.
- Seguindo uma primeira compra ou recompra.
- Após avaliações, revisões ou depoimentos
- Ao agradecer os clientes por indicações
- Quando os prospectos se inscrevem/se juntam/tornam-se membros
- Para assinantes da newsletter
- Para os participantes de um evento ou webinar
Como escrever um e-mail de agradecimento: 10 passos simples
Ao escrever um e-mail de agradecimento lembre-se dos 10 passos para fazer com que ele seja relevante e eficiente. Esses passos também podem ser usados para um e-mail de follow up geralmente.
1. Pense na melhor linha de assunto
Um relatório da Retention Science descobriu que linhas de assunto com 6 a 10 palavras proporcionam a maior taxa de abertura. Mantendo uma duração razoável, certifique-se de que o assunto seja cativante e criativo, em vez de um simples “Obrigado”.
2. Comece com a saudação correta
“Prezado …”. Se a mensagem for bastante informal, consulte o destinatário pelo primeiro nome. Caso contrário, dirija-se ao destinatário como “Sr..” ou “Sra.”, seguido do sobrenome.
3. Expressar apreço e fornecer detalhes específicos
Vá direto ao ponto e seja específico sobre o que exatamente você está agradecendo. A mensagem deve ser sobre valorizar o cliente. Evite apresentar sua empresa, a menos que esteja fornecendo conteúdo educacional, uma oferta especial ou algo valioso.
4. Humanize a mensagem
Faça com que a mensagem pareça o mais humana possível. Considere enviar o e-mail de uma pessoa real da sua empresa em vez do endereço genérico e muito comum “Sem resposta”. Outra forma de humanizar a mensagem é usar emojis, se for o caso.
5. Adicione alguma personalização.
E-mails personalizados têm taxas de engajamento mais altas. Na verdade, estudos mostram que e-mails com assuntos personalizados são 26% são mais propensos a serem abertos do que aqueles sem. Você também pode personalizar a mensagem incluindo mais detalhes sobre o motivo pelo qual você é grato.
6. Mantenha um tom amigável, porém profissional.
Dependendo do seu público, embora possa ser bastante aceitável escrever de uma maneira um pouco informal e usar um pouco de humor, ainda é essencial manter um tom profissional geral, ou seja, sem gírias e coloquialismos.
7. Olhe em direção ao futuro
Evite que a mensagem seja unilateral dando aos clientes a oportunidade de continuar a conversa e informando a eles que o suporte está apenas a alguns cliques de distância:
“Se tiver alguma dúvida sobre o uso do nosso produto/serviço no futuro, não hesite em entrar em contato comigo por meio do chat ao vivo ou e-mail.”
8. Diga obrigado novamente
Após terminar a mensagem principal, pode fazer sentido encerrar um email com uma linha final agradecendo novamente ao cliente:
“Mais uma vez, obrigado pelo feedback/pelo suporte/pela compra/por ser um cliente fiel há anos.”
9. Use o fechamento adequado.
Ao escolher a frase de encerramento adequada, o grau de formalidade dependerá do destinatário. Algumas das frases de encerramento mais comuns e adequadas para negócios podem incluir: “Respeitosamente…”, “Atenciosamente…”, “Tudo de bom…”, “Saudações…”, “Com gratidão…”, “Tenha um ótimo dia/final de semana…”
10. Revise antes de enviar.
Antes de clicar em ‘Enviar’, revise toda a mensagem para garantir que ela seja lida de forma fluente, transmita seu significado preciso de expressar apreço e gratidão, e que não haja erros de digitação ou erros constrangedores de gramática que possam arruinar a impressão.
Este pode ser um e-mail automatizado, no entanto, tome cuidado ao seguir as etapas como adicionar personalização e revisão. Você não quer que sua mensagem pareça incompleta.
Exemplos de emails de agradecimento
Agradecer um cliente pela compra
Dear ****,
Thank you for your order! We’d like to inform you that your payment has been confirmed and your order No. ******** has been successfully processed.
Once your items have been packed, they will be shipped to you immediately. Meanwhile you can check the current status of your order at any time by clicking this link.
If you have any queries regarding your order, please do not hesitate to contact us.
Thanks again for your purchase. Hope you enjoy shopping with us!
Sincerely,
****
Agradecer um cliente por uma recomendação
Hi John,
****@gmail.com installed Dropbox after getting your invite. To thank you, we’ve awarded you 500 MB of bonus space. You now have 12,75 GB on Dropbox!
Thanks!
– The Dropbox Team
P.S. To get even more space, invite your friends or upgrade your Dropbox!
Agradecer um cliente pelo feedback
Dear ****,
Thank you for your feedback! I’m delighted to hear that you had a great experience interacting with our customer support team. I completely understand how rewarding it can feel when your problem is solved within minutes, and I’m glad to hear that our support team was able to do just that.
Feedback like yours helps us deliver better customer experiences by knowing what we are doing right and where we can improve. So, I really appreciate you taking the time to send us your response.
If you have any more questions, comments, or concerns, don’t hesitate to reach out!
Regards,
****
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