No fundo, é da natureza humana ser amado e buscar a afirmação dos outros. Mas, infelizmente, por mais que tentemos, às vezes temos que discordar ou nos recusar a fazer algo e dizer não para a pessoa do outro lado. Isso pode ser incrivelmente difícil para aquelas pessoas que temem reações e querem ser amadas por todos. Portanto, aqui estão algumas maneiras de recusar educadamente, seja para trabalho, como atendimento ao cliente ou qualquer outra situação cotidiana.
Eles funcionam em e-mails, conversas reais, por telefone, em um aplicativo de chat ou em qualquer outra situação em que você precise recusar a solicitação de alguém ou escrever uma carta de rejeição de proposta.
Desculpe-se primeiro
Isso pode parecer um conselho estranho, especialmente se você objetivamente não fez nada de errado. No entanto, pedir desculpas antes de dizer não tem alguns benefícios. Primeiro, você avisa a outra pessoa que há más notícias chegando. Em segundo lugar, você está mostrando empatia, o que pode suavizar até os golpes mais fortes. É assim que você simplesmente recusa educadamente.
I’m sorry, but we had to refuse your request to move to another department.
Não faça rodeios
Se você criar uma resposta elaborada para a pergunta de alguém apenas para recusar seu apelo, duas coisas podem acontecer.
Um, eles podem pensar que você está mentindo por causa do quão detalhada é sua resposta.
Segundo, eles encontrarão uma maneira de convencê-lo a dizer sim, encontrando uma lacuna em sua resposta.
Portanto, em vez de escrever uma carta de recusa de inscrição inteira, faça-a de forma rápida e indolor. Será mais honesto e haverá menos chance de uma discussão acontecer mais tarde.
Então, em vez de: “Me desculpe, mas não posso levá-lo até a delegacia amanhã porque minha filha tem aulas de natação e se ela perder, suas chances de ir ao campeonato estadual estão em perigo.“
Basta dizer…
I’m sorry but I can’t help you, I have something planned out for tomorrow.
Use a palavra real
Às vezes, o eufemismo pode fazer mais mal do que bem. Em vez de encontrar maneiras de suavizar o golpe, vá em frente e use a palavra real com a pessoa que está falando com você.
No, I’m afraid I can’t do that for you.
OR
That’s not possible at the moment.
OR
I would rather not get into that kind of situation.
Dessa forma, quem está ouvindo não terá dúvidas de que sua resposta é negativa. Esta é a solução mais fácil de todas, mas, ao mesmo tempo, a mais arriscada, porque você pode parecer direto ou direto demais.
Diga NÃO duas vezes, se precisar
Às vezes, as pessoas continuam insistindo depois de ouvir você recusar pela primeira vez. Eles podem pensar que é possível mudar de ideia ou que, após ser suficientemente convincente, você pode ceder. Simplesmente (e educadamente) reafirme sua resposta negativa.
As I said, I’m afraid I can’t help you at the moment.
OR
As I previously mentioned, we don’t give discounts to seniors.
Encaminhe-os para outra pessoa
Uma situação em que as pessoas não têm problemas para ouvir não é quando você as envia para outra pessoa que pode ser de mais ajuda. Dessa forma, eles não pensarão nisso como uma recusa, em vez de ajudar a conseguir o que realmente precisam. Claro, primeiro, certifique-se de que a pessoa para quem você está enviando pode fazer a tarefa real.
I can’t help you at the moment since I’m not an expert on tax, but Susan from accounting can give you a hand.
OR
While I can’t solve this problem immediately, I can connect you with someone from customer service to help you out.
Espelhe o pedido deles
Por falar em empatia, uma das melhores táticas para escapar impune de uma resposta negativa é assumir a mesma posição que eles. Se você está lidando com uma situação (ou pessoa) difícil, isso pode ajudar a fazer com que sua resposta não pareça tão negativa. Assim como no cenário anterior, você está começando bem antes de recusar.
You’re right, we did take too long when processing your request. However, I cannot help you at this time.
OR
It’s true that we haven’t done enough for your case. However, I don’t think we can really help you out with your request.
Ofereça uma alternativa
Claro, receber um não como resposta não será tão bom para a pessoa do outro lado da linha. No entanto, se você lhes der uma alternativa que pareça igualmente boa, eles provavelmente aceitarão a recusa muito melhor.
I’m afraid I can’t give you a discount on a premium plan, but I can give you another month of free trial.
Isso nem sempre é possível, pois às vezes não há opção alternativa. Além disso, tenha em mente que dar uma alternativa pode abrir mais discussões desnecessárias.
De um retorno para eles
Muitas vezes, a solicitação de alguém simplesmente não é possível atender imediatamente. Você pode não saber se é possível, você precisa da autorização de outra pessoa ou pode ser algo completamente diferente. Nessas situações, diga à pessoa que você verificará e retornará a ela mais tarde. Claro, certifique-se de dar um retorno a eles.
I can’t tell you where your shipment is at the moment, but I will check up on that and let you know sometime tomorrow if that works for you.
OR
While I can’t help you out at the moment, you can check back tomorrow and see if we have any more of those shoes in stock.
Exemplo da vida real:
Como recusar um convite?
Vamos dar uma olhada em um exemplo específico. Como recusar um convite de casamento? Se você não puder comparecer a um casamento ou talvez não queira ir a um casamento, descobrir como recusar educadamente o convite de casamento pode ser uma batalha.
Exemplos de como recusar convites de casamento:
Thank you so much for the invitation. Unfortunately, I am unable to attend. Congratulations to both of you. Have a lovely day!
OR
I am sorry, but I cannot make it in person. Would love to celebrate with both of you when we get the chance. Anyways, congrats to both of you!
Conclusão
Dizer não ou recusar educadamente é uma das coisas mais difíceis de fazer, não importa a situação, a pessoa ou o idioma. Essas dicas vão te ajudar a dizer NÃO, com mais facilidade e evitar situações desagradáveis com a pessoa do outro lado. Se você quiser saber mais, confira nosso artigo Comunicação com o cliente para obter mais informações.
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