O chat ao vivo se tornou o canal preferido de atendimento ao cliente para um número crescente de consumidores on-line. Assim, ter um widget de chat ao vivo para um site é uma necessidade para empresas de todos os tamanhos e em qualquer setor. Ele permite que você ofereça assistência rápida e oportuna aos clientes. Além disso, quando usado estrategicamente, pode servir como uma chamada para o botão de ação e pode contribuir muito para; pode contribuir muito para; aumentou o envolvimento, aumentou a satisfação do cliente e melhorou as vendas, além de reduzir os custos de suporte ao cliente.
Como adicionar chat ao vivo ao seu site?
Existem muitas soluções de chat ao vivo disponíveis como parte de sistemas de software de suporte técnico ou como plug-ins do WordPress, como o Wise Chat. Vamos discutir como você pode instalar o chat ao vivo no seu site.
1. Escolha o seu provedor de software de chat ao vivo
Dado o impacto que o chat ao vivo pode ter na qualidade do atendimento ao cliente e na receita; vale a pena investir algum tempo pesquisando as opções. Portanto, aprenda o máximo que puder sobre os vários fornecedores de software de chat ao vivo antes de escolher a ferramenta que; atende às necessidades do seu negócio e adiciona-o ao seu site. Alguns dos fatores a serem considerados ao tentar encontrar o melhor plugin de chat incluem ; o conjunto de recursos, fácil integração e personalização, integrações de software de terceiros, segurança, compatibilidade móvel, preços e suporte ao cliente.
2. Inscreva-se no serviço
Você provavelmente restringiu suas escolhas de acordo com seus requisitos e orçamento. Ainda não está pronto para adquirir uma assinatura? Você pode começar com um teste gratuito. A maioria dos provedores de software de chat ao vivo oferece testes gratuitos com todos os recursos do produto disponíveis para permitir que clientes em potencial; testar todas as funcionalidades ou a capacidade de solicitar uma demonstração. A inscrição para o teste geralmente leva no máximo alguns minutos e não requer informações de cartão de crédito.
3. Adicione um botão de chat ao vivo ao seu site.
Depois de se inscrever, você precisa escolher um botão de chat. Depois disso, basta colar um pequeno código HTML no corpo da sua página para implementação do chat ao vivo. Depois de incorporar o bate-papo ao site, você pode começar a conversar com seus clientes e clientes potenciais em tempo real. Sempre que um visitante clica no botão de chat, que geralmente é exibido no canto inferior direito de um site; uma janela de bate-papo aparece. Ao clicar mais nesta janela, o visitante inicia um chat com um representante da empresa; que está online e disponível para atender a solicitação de chat.
4. Personalize o widget de chat ao vivo
Os provedores de software de chat ao vivo normalmente oferecem uma ampla variedade de personalizações da ferramenta. Isso pode incluir ajustes no design dos botões online (quando o chat está disponível) e offline (quando o chat não está disponível) e uma janela de chat para torná-la nativa do seu site, bem como alterar o idioma e os textos. Para adaptar a aparência do botão à sua marca, você pode escolher uma galeria de botões no chat ao vivo ou criar a sua própria usando HTML. Você também pode escolher se clicar em um botão de bate-papo iniciará um bate-papo imediatamente ou abrirá um formulário pré-bate-papo para ser preenchido por um visitante. O design dos formulários pré-chat e dos formulários de contato (exibidos se nenhum agente estiver online) normalmente também pode ser personalizado de acordo com suas necessidades.
5. Ativar convites de chat proativos
O chat proativo é um recurso comum oferecido pela maioria dos fornecedores de chat ao vivo. Os convites de chat proativos podem ser exibidos em todas as páginas do site ou em páginas específicas. Por exemplo, suas páginas de preços ou checkout, onde os usuários provavelmente precisarão de assistência ao vivo. Os convites geralmente podem ser acionados manual ou automaticamente com base em regras predefinidas . Como informações do visitante e diversas métricas de comportamento; localização geográfica, página atual, página de referência, tempo gasto no site, tempos de visita, etc.
6. Criar uma lista de respostas pré-prontas.
Essas são respostas predefinidas para perguntas frequentes dos clientes. Eles permitem agilizar os tempos de resposta e aumentar a eficiência dos agentes, pois não terão que digitar mensagens personalizadas para perguntas repetitivas que podem ser respondidas instantaneamente, bastando enviar a resposta certa pré-escrita em poucos cliques. As mensagens predefinidas são especificamente úteis se os agentes precisarem lidar com várias solicitações de chat ao mesmo tempo.
Práticas recomendadas para configurar seu suporte por chat ao vivo
Primeiro e acima de tudo, certifique-se de escolher o plugin de bate-papo ao vivo certo para o site. Considere fatores como facilidade de uso, opções de personalização e compatibilidade com o seu site. Garanta que o plugin tenha recursos como monitoramento em tempo real, respostas prontas e responsividade móvel para aprimorar a experiência do cliente.
Saber como integrar o chat ao vivo em um site é apenas um dos passos-chave. Aqui estão algumas dicas e melhores práticas para otimizar sua ferramenta de chat ao vivo e garantir que traga benefícios tanto para o seu negócio quanto para seus clientes;
Habilite-o nas páginas corretas.
Enquanto um botão de chat ao vivo pode ser adicionado a todas as páginas de um site, você pode querer tê-lo disponível apenas em determinadas páginas. Nesse caso, considere escolher aquelas páginas onde seus clientes e visitantes do site são mais propensos a ter perguntas. Estas são normalmente páginas de Preço, Produto, Contato, FAQs e páginas de destino.
Use o chat proativo estrategicamente
Ao ativar convites de bate-papo proativos automatizados, certifique-se de que eles não apareçam nos primeiros segundos antes que os visitantes tenham a chance de explorar o site. Além disso, não convide visitantes para bater papo várias vezes, especialmente aqueles que já rejeitaram seu convite para bate-papo uma vez. Você está tentando fornecer aos visitantes suporte proativo ao cliente, e não incomodá-los.
Deixe claro o status de disponibilidade online para os visitantes.
Se você não planeja operar o seu chat ao vivo 24/7, deixe claro para os seus visitantes quando o suporte ao vivo não está disponível. Isso pode ser feito configurando um botão de chat offline que será exibido quando os seus agentes não estiverem online e não puderem aceitar solicitações de chat. Também faz sentido especificar o horário de funcionamento do seu chat em uma página de contato.
Garanta o uso correto das respostas pré-definidas.
Embora mensagens pré-escritas possam melhorar significativamente os tempos de resposta, às vezes podem causar mais danos do que benefícios, se usadas de forma inadequada. A regra número um com respostas pré-escritas é que elas sempre devem ser modificadas e personalizadas para se adequar à situação do cliente e às suas necessidades específicas.
Investir no treinamento de agentes de chat ao vivo
Acima de tudo, a qualidade do suporte de chat não se resume apenas ao software correto com funcionalidades avançadas. Tem mais a ver com as pessoas que trabalham com o chat ao vivo. Invista no treinamento adequado para seus agentes de chat. Isso inclui ensiná-los a usar a ferramenta de chat da maneira mais eficiente. No entanto, também pode melhorar suas habilidades interpessoais.
Discover on your own!
Knowledge is important, but only when put into practice. Test everything in our academy right inside the LiveAgent.
Descubra como integrar o chat ao vivo do LiveAgent ao seu site ExpressionEngine, um CMS flexível e de código aberto. Adicione um canal de comunicação rápido e eficiente sem precisar de conhecimentos de codificação. Experimente a integração gratuita e melhore a interação com seus clientes com o widget de chat mais rápido do mercado. Acesse agora e eleve seu atendimento ao cliente!
Chat ao vivo para startups e pequenas empresas
Descubra como o chat ao vivo transforma a comunicação para startups e pequenas empresas, oferecendo atendimento ao cliente imediato e eficaz. Reduza custos, aumente a fidelidade e melhore a experiência do cliente com uma solução digital acessível e personalizada. Explore as vantagens do chat ao vivo sobre telefone e e-mail e como ele pode impulsionar suas vendas e marketing. Visite nossa página para conhecer os benefícios e integrar essa ferramenta revolucionária em seu site!