Estima-se que o mau atendimento ao cliente está custando às empresas mais de US$ 75 bilhões por ano.: Para permanecerem bem-sucedidas e lucrativas em No mercado altamente competitivo e supersaturado de hoje, as empresas precisam entender o que é atendimento ao cliente e como torná-lo uma prioridade máxima. Abaixo está a coleção definitiva de citações e declarações de atendimento ao cliente de líderes empresariais famosos, especialistas do setor e autores, fornecendo alguns insights valiosos e inspiração para empresas que reformulam sua abordagem de atendimento aos clientes.
74 citações inspiradoras de atendimento ao cliente de especialistas
Explicando o que significa atendimento a cliente
O que é atendimento ao cliente no mundo de hoje? Os líderes empresariais acreditam que foi muito além de simplesmente oferecer suporte aos clientes. É uma filosofia que deve ser adotada por todos em uma organização; da alta administração aos funcionários da linha de frente.
Atendimento ao cliente não deve ser um departamento. Deve ser a empresa inteira.
Tony Hsieh – CEO de Zappos
Serviço de atendimento ao cliente significa tornar fácil e rápido para seus clientes obterem a ajuda de que precisam – quando e como precisam.
Steve Benson – Cartunista editorial premiado com o Pulitzer
Muitas pessoas têm coisas fantásticas para dizer sobre atendimento ao cliente, mas é apenas uma atividade diária, contínua, interminável, perseverante e compassiva.
Christopher McCormick – Ex-CEO da L.L.Bean
No mundo do Atendimento ao Cliente na Internet, é importante lembrar que seu concorrente está apenas a um clique de distância.
Doug Warner – Vice-presidente sênior na Vonage
Serviço de atendimento ao cliente é um ato voluntário que demonstra um desejo genuíno de satisfazer, se não encantar, um cliente.
Steve Curtin – Entusiasta do cliente, funcionário da Marriott International
Estar no mesmo nível em termos de preço e qualidade apenas te coloca no jogo. O serviço vence o jogo.
Tony Alessandra – Empreendedor, autor de negócios e palestrante do hall da fama
Se você não está atendendo o cliente, seu trabalho é atender alguém que está.
Jan Carlzon – CEO do SAS Group
O melhor serviço ao cliente é quando o cliente não precisa ligar para você, não precisa falar com você. Apenas funciona.
Jeff Bezos – CEO da Amazon
Lembrando quem é o cliente
O cliente é a principal razão pela qual qualquer empresa existe. Sem clientes não há lucro. Em certo sentido, são verdadeiramente os ativos mais valiosos de qualquer empresa. As seguintes citações de atendimento ao cliente são ótimos lembretes de como as empresas devem ver seus clientes.
Não é o empregador que paga os salários. Os empregadores apenas lidam com o dinheiro. É o cliente que paga os salários.
Henry Ford – Fundador da Ford Motor Company
Existe apenas um chefe: O Cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente até os funcionários, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar.
Sam Walton -Fundador do Walmart e Sam’s Club
Os clientes são ativos a serem cuidados e nutridos.
Jeanne Bliss – Fundadora e Presidente da CustomerBliss e Cofundadora da The Customer Experience Professionals Association
Os maiores ativos de toda empresa são seus clientes, pois sem clientes não há empresa.
Michael LeBoeuf – autor de negócios e ex-professor de gestão da Universidade de Nova Orleans
Tratando corretamente os clientes
Clientes satisfeitos e bem cuidados podem ser os melhores embaixadores da marca. Por outro lado, clientes negligenciados podem facilmente prejudicar a reputação de uma marca e causar perdas financeiras. As citações de atendimento ao cliente listadas abaixo demonstram claramente por que é essencial se preocupar com os clientes e tratá-los corretamente.
13. “Regra 1: O cliente tem sempre razão. Regra 2: Se o cliente estiver errado, releia a Regra 1.” Stew Leonard – CEO da Stew Leonard’s
14. “Cuide dos clientes e o negócio cuidará de si mesmo.” Ray Kroc – conhecido por comprar, popularizar e “fundar” o McDonald’s
15. “O cliente nos diz como permanecer no negócio; é melhor ouvirmos.” Pamela Nelson – Artista
16. “Não tente dizer ao cliente o que ele deseja. Se você quer ser inteligente, seja inteligente no chuveiro. Então saia, vá trabalhar e atenda o cliente!” Gene Buckley – Diretor Sênior de Sucesso do Cliente na Microsoft
17. “Seus melhores clientes deixam uma boa impressão. Faça o mesmo e eles não vão embora.” Anúncio da SAP
18. “Qualquer cliente que se afasta, desrespeitado e derrotado, representa dezenas de milhares de dólares porta afora, além do fracasso de uma promessa feita pela marca em primeiro lugar. Você pode não ver, mas está acontecendo, diariamente.” Seth Godin – Escritor e ex-executivo de negócios na Internet
19. “Se você deixa os clientes insatisfeitos no mundo físico, cada um deles pode contar para seis amigos. Se você deixa os clientes insatisfeitos na Internet, cada um deles pode contar para 6.000.” Jeff Bezos – CEO da Amazon
20. “Se seus clientes se sentem como se fossem estranhos para você, eles acabarão por encontrar um concorrente que os fará se sentir melhor ao fazer negócios com eles.” Shep Hyken – CSP, CPAE e CAO (Chief Amazement Officer) da Shepard Presentations
21. “Os clientes são como dentes. Se você não cuidar deles, eles vão embora um por um até que não haja mais nenhum.” Jerry Flanagan – Veterano do exército, empresário, fundador e CEO das marcas da JDog
Mais citações sobre o serviço tratando corretamente os clientes:
22. “Os clientes não se importam com o quanto você sabe, se souberem o quanto você se importa.” Damon Richards – Especialista em atendimento ao cliente
23. “Trate o cliente como se você fosse esse cliente.” Gena Lorainne – Horticulturista e especialista em jardinagem em uma empresa de jardinagem bem estabelecida
24. “O tratamento cortês fará do cliente um anúncio ambulante.” James Cash – Acadêmico de administração, que é membro do conselho de diretores de várias empresas, incluindo General Electric, Microsoft, The Chubb Corporation, Phase Forward, Inc., Wal-Mart e Veracode
25. “Se você não se importar, seu cliente nunca se importará.” Marlene Blaszczyk – fundadora do MotivateUs.com
26. “Trate seus clientes como se fossem seus donos, porque eles são.” Mark Cuban – proprietário do National Basketball Association’s Dallas Mavericks, coproprietário da 2929 Entertainment e presidente da AXS TV
27. “Se você não valoriza seus clientes, outra pessoa o fará.” Jason Langella
28. “Aborde cada cliente com a ideia de ajudar ele ou ela a resolver um problema ou atingir uma meta; não de vender um produto ou serviço.” Brian Tracy – palestrante motivacional e escritor de autodesenvolvimento
29. “Se você não estiver cuidando de seu cliente, seu concorrente o fará.” Brian Tracy – palestrante motivacional e escritor de autodesenvolvimento
30. “Nenhuma quantidade de publicidade pode reparar o dano causado pela falha em abordar adequadamente a preocupação de um cliente.” Albert Schindler
31. “Leva meses para encontrar um cliente e apenas alguns segundos para perder um.” Vince Lombardi – Executivo da Liga Nacional de Futebol dos Estados Unidos
Entregando excelente atendimento ao cliente
Um excelente atendimento ao cliente> é mais do que apenas responder às perguntas dos clientes e resolver seus problemas. À medida que os consumidores se tornaram mais exigentes do que nunca, eles começaram a valorizar as marcas que são capazes de fornecer um serviço verdadeiramente memorável. Assim, eles estarão dispostos a compartilhar suas experiências positivas com outras pessoas.
32. “Um excelente atendimento ao cliente é uma vantagem competitiva crítica para uma empresa.” Steve Benson – Cartunista editorial vencedor do Prêmio Pulitzer
33. “O bom atendimento ao cliente começa no topo. Se seu pessoal sênior não entender, mesmo os elos mais fortes mais adiante na linha podem ser comprometidos.” Richard Branson – fundador do grupo Virgin
34. “Quanto mais você espera, mais difícil é produzir um excelente atendimento ao cliente.” William H. Davidow – Sócio geral da Mohr Davidow Ventures
35. “Um ótimo atendimento ao cliente não significa que o cliente está sempre com razão, significa que o cliente é sempre honrado.” Chris LoCurto – Coach de Liderança e Negócios
36. “Para prestar um serviço real, você deve adicionar algo que não pode ser comprado ou medido com dinheiro, que é sinceridade e integridade.” Don Alden Adams – Presidente da Watch Tower Bible
37. “Quando você atende melhor o cliente, ele sempre retorna o seu investimento.” Kara Parlin – Escritora, editora e estrategista de conteúdo
38. “Um cliente bem cuidado pode ser mais valioso do que 10.000 dólares em publicidade.” Jim Rohn – Empreendedor, escritor e palestrante motivacional
39. “O objetivo da empresa é ter um atendimento ao cliente que não seja apenas o melhor, mas também lendário.” Sam Walton – Fundador do Walmart e Sam’s Club
40. “Sempre tenha em mente o velho ditado do varejo: os clientes lembram do serviço por muito mais tempo do que do preço.” Lauren Freedman – Corretora imobiliária
41. “O segredo é quando um cliente vai embora, pensando: uau, adoro fazer negócios com eles e quero contar a outros sobre a experiência.” Shep Hyken – CSP, CPAE e é o CAO (Chief Amazement Officer) da Shepard Presentations
Citações sobre serviço atendendo às necessidades do cliente e superando as expectativas
Para fornecer um serviço excelente, as empresas precisam conhecer as expectativas e preferências de seus clientes dentro e fora. Portanto, saber o que ressoa com os clientes permite não apenas atender às suas necessidades, mas também superar as expectativas, indo além.
42. “O primeiro passo para exceder às expectativas de seus clientes é conhecer estas expectativas.” Roy H. Williams – Autor de best-seller e consultor de marketing, mais conhecido por sua trilogia Wizard of Ads
43. “Fique mais perto do que nunca de seus clientes. Tão perto que você diz a eles do que eles precisam bem antes que eles mesmos percebam.” Steve Jobs – cofundador e CEO da Apple
44. “Quanto mais você se envolve com os clientes, mais claras as coisas se tornam e mais fácil é determinar o que você deve fazer.” John Russell – Ex-Vice-presidente da Harley-Davidson
45. “Os clientes não esperam que você seja perfeito. Eles esperam que você conserte as coisas quando elas derem errado.” Donald Porter – Vice-presidente da British Airways
46. “O segredo é definir expectativas realistas e, então, não apenas atendê-las, mas excedê-las – de preferência de maneiras inesperadas e úteis.” Richard Branson – Fundador do grupo Virgin
47. “Saiba o que seus clientes mais desejam e o que sua empresa faz de melhor. Concentre-se em onde esses dois se encontram.” Kevin Stirtz – Autor de Clientes Mais Fiéis
48. “Ir acima e além envolve fazer os clientes “se sentirem especiais” e ajudá-los mesmo quando não fizer sentido.” Neil Patel – Autor de best-sellers do New York Times e grande influenciador na Internet, de acordo com a Forbes
49. “Não há engarrafamentos no final da pista.” Roger Staubach – Zagueiro do Dallas Cowboys
Compreendendo a importância da experiência do cliente
Nos últimos anos, a experiência do cliente se tornou um fator crítico de diferenciação para marcas em todos os setores. Assim, sua importância não deve ser subestimada. A criação consistente de ótimas experiências para o cliente, promove a fidelidade do cliente, melhora a retenção e incentiva referências positivas.
50. “A experiência do cliente é o próximo campo de batalha competitivo.” Jerry Gregoire – Diretor de Informações da Dell
51. “Vemos nossos clientes como convidados para uma festa e somos os anfitriões. É nosso trabalho todos os dias tornar cada aspecto importante da experiência do cliente um pouco melhor.” Jeff Bezos – fundador e CEO da Amazon
52. “Você deve começar com a experiência do cliente e depois se voltar para a tecnologia, e não o contrário.” Steve Jobs – cofundador e ex-CEO da Apple
53. “A experiência do cliente não é uma despesa. Gerenciar a experiência do cliente fortalece sua marca.” Stan Phelps – Arquiteto de Experiências na 9 INCH
54. “Se você construir uma ótima experiência, os clientes contam um para o outro a respeito disso. O boca a boca é muito poderoso.” Jeff Bezos – Fundador e CEO da Amazon
55. “Cada contato que temos com um cliente influencia em ele voltar ou não. Temos que ser ótimos o tempo todo ou vamos perdê-los.” Kevin Stirtz – Autor de Clientes Mais Fiéis
56. “As pessoas vão esquecer o que você disse. Elas vão esquecer o que você fez. Mas elas nunca vão esquecer como você as fez se sentirem.” Maya Angelou – Poeta, cantora, memorialista e ativista dos direitos civis
57. “A percepção do cliente é a sua realidade.” Kate Zabriskie – Presidente da Business Training Works
Construindo uma cultura centrada no cliente
Adotar uma abordagem centrada no cliente e colocar os clientes em primeiro lugar no centro de todas as decisões e operações de negócios ajuda a obter uma vantagem sólida sobre os concorrentes. O que significa ser centrado no cliente para as empresas? Veja o que os especialistas do setor têm a dizer sobre o foco no cliente:
58. “Na era do cliente, os executivos não decidem o quão centradas no cliente suas empresas são – os clientes decidem.” Kate Leggett – Especialista em gestão de relacionamento com o cliente e estratégias de atendimento ao cliente, maturidade, benchmarking, governança e ROI
59. “Qualquer empresa que queira colocar os clientes em primeiro lugar… deve estar disposta a pensar a longo prazo.” Jeff Bezos – fundador e CEO da Amazon
60. “Você nunca mais terá uma vantagem de produto ou preço novamente. Elas podem ser facilmente duplicadas. Mas uma forte cultura de atendimento ao cliente não pode ser copiada.” Jerry Fritz – Proprietário da Jerry Fritz Garden Design
61. “Um modelo centrado no cliente não se baseia na expertise do domínio do desenvolvimento de produtos, mas sim em uma compreensão profunda do que os clientes realmente desejam, quando e como desejam, e o que estão dispostos a lhe dar em troca.” Peter Fader – Professor de Marketing da Wharton School da Universidade da Pensilvânia
62. “Se você trabalha apenas por dinheiro, você nunca vai conseguir, mas se você ama o que está fazendo e sempre coloca o cliente em primeiro lugar, o sucesso será seu.” Ray Kroc – Empresário americano, mais conhecido por expandir o McDonald’s de uma rede local para a operação de franquia de restaurantes mais lucrativa do mundo
Reconhecendo o feedback do cliente
De acordo com os especialistas, o feedback e as reclamações dos clientes devem ser aceitos e vistos como uma fonte de informações que fornecem insights úteis. Assim, as empresas podem usar esses insights para saber onde e como podem melhorar seus produtos e serviços. Portanto, clientes reclamantes são inestimáveis.
63. “Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.” Bill Gates – Cofundador da Microsoft
64. “O feedback do consumidor continua a ser nosso motivador de negócios MAIS importante.” Howard Shultz – Ex-CEO da Starbucks
65. “Os clientes geralmente sabem mais sobre seus produtos do que você. Use-os como fonte de inspiração e ideias para o desenvolvimento de produtos.” David J. Greer – Co-proprietário e presidente da Robelle
66. “As estatísticas sugerem que, quando os clientes reclamam, os proprietários e gerentes de empresas devem ficar animados com isso. O cliente que reclama representa uma grande oportunidade para mais negócios.” Zig Ziglar – Escritor, vendedor e palestrante motivacional
67. “Não perca o tempo dos clientes fazendo perguntas, a menos que esteja preparado para agir de acordo com o que eles dizem.” Bruce Temkin – Chefe do XM Institute
68. “Peça a seus clientes para serem parte da solução e não os veja como parte do problema.” Alan Weiss – Consultor, palestrante e escritor
Funcionários engajados fornecem um serviço melhor
Um ótimo atendimento ao cliente começa com funcionários felizes. Assim, atendentes altamente engajados, motivados, capacitados e bem cuidados têm maior probabilidade de se preocupar com os clientes e oferecer um melhor atendimento ao cliente. As seguintes citações de atendimento ao cliente provam exatamente isso:
69. “A maneira como seus funcionários se sentem é a maneira como seus clientes se sentirão. E se seus funcionários não se sentem valorizados, também não sentirão os seus clientes.” Sybil F. Stershic – Escritora e líder de pensamento respeitada no engajamento de funcionários por meio de marketing interno
70. “Cuide bem de seus funcionários e eles cuidarão bem de seus clientes, e os clientes voltarão.” J.W. Marriott – Fundador da Marriott Corporation
71. “Sem ótimos funcionários, você nunca pode ter um ótimo atendimento ao cliente.” Richard F. Gerson – Autor, comerciante
72. “Se excedermos consistentemente as expectativas dos funcionários, eles excederão consistentemente as expectativas de nossos clientes.” Shep Hyken – Especialista em atendimento ao cliente, palestrante, CSP, CPAE é o CAO (Chief Amazement Officer) das Apresentações Shepard</p >
73. “Quer você seja grande ou pequeno, você não pode prestar um bom atendimento ao cliente se seus funcionários não se sentirem bem em vir trabalhar.” Martin Oliver – Executivo na Kwik-Fit Financial Service
74. “Sempre trate seus funcionários exatamente como deseja que eles tratem seus melhores clientes.” Stephen R. Covey – Educador, escritor, empresário e palestrante
Slogans e mensagens cativantes de atendimento ao cliente
Além de citações sobre serviço, queríamos dar a você ideias de slogans cativantes. Essas são ferramentas de marketing poderosas que podem servir como diferenciadores memoráveis que ajudam a criar conexões emocionais com clientes em potencial e os motivam a apoiar uma marca.
Além disso, abaixo está uma lista de alguns dos mais famosos e atraentes slogans, motes, lemas e ditados de atendimento ao cliente que podem ser úteis para usar em campanhas publicitárias. Para captar, assim, o interesse de clientes em potencial, ou para inspirar equipes de suporte no treinamento de atendimento ao cliente.
Lista de slogans, motes e lemas de atendimento ao cliente
- Ele lucra mais quem serve melhor.
- É tudo sobre os clientes.
- Faça um cliente, não uma venda.
- Faça o cliente o herói da sua história.
- A cortesia vai longe, mas não custa nada.
- Coloque os clientes em primeiro lugar.
- Clientes satisfeitos são nossos melhores anúncios.
- O cliente sempre tem razão.
- A percepção do cliente é a nossa realidade.
- Tratando cada cliente como família.
- Bom atendimento é bom para os negócios.
- O atendimento ao cliente é responsabilidade de todos.
- Serviço extraordinário para clientes extraordinários.
Um bom atendimento ao cliente custa menos do que um mau atendimento.
- Atendimento ao cliente não é um departamento, é uma atitude.
- Serviço extraordinário para clientes extraordinários.
- O atendimento ao cliente é o novo marketing.
- Um bom atendimento ao cliente custa menos do que um mau atendimento ao cliente.
- Serviço ao cliente vale a pena.
- A lealdade do cliente é inestimável.
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