Compreender as nuances entre atendimento e suporte ao cliente é um aspecto essencial de qualquer negócio que pretenda elevar os níveis de envolvimento do cliente. A função, o propósito e o método de implementação do atendimento ao cliente e do suporte ao cliente podem se sobrepor, mas apresentam diferenças distintas.
Neste artigo, discutiremos esses contrastes e nos aprofundaremos em sua respectiva importância nas empresas modernas. Além disso, destacaremos o ponto comum entre suporte e serviço ao cliente, fornecendo 6 dicas valiosas para melhorar esses dois componentes vitais de negócios. Por último, converteremos esses conceitos teóricos em compreensão prática, compartilhando três exemplos do mundo real.
Vamos embarcar nesta jornada, descobrindo os vários aspectos das interações empresa-cliente.
Tabla de contenido
- Servicio al cliente vs. soporte al cliente
- Principales diferencias: soporte al cliente vs. servicio al cliente
- ¿Por qué son importantes el servicio y soporte al cliente?
- Similitudes entre el soporte al cliente y el servicio al cliente
- 3 ejemplos de la vida real de servicio y soporte al cliente
- 6 consejos sobre cómo ofrecer el mejor servicio y soporte al cliente
- Conclusión
Atendimento ao cliente x suporte ao cliente
O atendimento e o suporte ao cliente, embora usados de forma intercambiável, têm focos diferentes. A definição de atendimento ao cliente é muito mais ampla. Abrange todas as interações que um cliente tem com uma empresa ao longo do ciclo de vida de seu relacionamento. Por exemplo, um funcionário de uma loja que ajuda um cliente a encontrar um determinado produto está prestando atendimento ao cliente.
Trata-se de aumentar a satisfação do cliente, lidar com suas necessidades e garantir uma experiência geral positiva. O objetivo final é que clientes fiéis e defensores da marca sejam cruciais para o crescimento de qualquer negócio:
Por outro lado, o suporte ao cliente lida principalmente com problemas técnicos específicos ou relacionados ao produto que os clientes enfrentam. É um subconjunto do atendimento ao cliente e se concentra na resolução de problemas específicos do produto, geralmente por meio de solução de problemas.
Por exemplo, quando seu smartphone não estiver funcionando, você entrará em contato com o suporte ao cliente da empresa para resolver o problema.
Embora ambos contribuam para a retenção e satisfação do cliente, as equipes de atendimento ao cliente visam fornecer uma excelente experiência geral ao cliente, e os agentes de suporte ao cliente se concentram na resolução de problemas específicos relacionados ao produto.
Principais diferenças: suporte ao cliente vs. atendimento ao cliente
Vamos mergulhar nas principais diferenças entre os dois para esclarecer melhor suas aplicações na vida real.
Suporte ao cliente | Atendimento ao cliente | |
Definição | É um subconjunto do atendimento ao cliente que se concentra em ajudar os clientes a usar produtos ou serviços corretamente, geralmente fornecendo assistência técnica. | É um termo amplo que abrange todas as interações que as empresas mantêm com os clientes, incluindo a prestação de assistência, o compartilhamento de informações ou o gerenciamento de reclamações. |
Escopo | Estreito. Basicamente, gira em torno de ajudar os clientes com os produtos ou serviços que adquiriram. | Mais amplo. Abrange todos os pontos de contato onde uma empresa interage com os clientes. |
Objetivo | Resolve problemas específicos relacionados a um produto ou serviço. | Ele melhora a experiência geral do cliente, constrói relacionamentos de longo prazo com o cliente e garante a satisfação do cliente. |
Habilidades necessárias | Conhecimento técnico sobre o produto ou serviço, capacidade de resolução de problemas, paciência e excelente capacidade de comunicação. | Capacidade de comunicação eficaz, habilidades interpessoais, como empatia, paciência, capacidade de resolução de problemas e conhecimento profundo sobre os produtos ou serviços da empresa. |
Métodos de comunicação | Geralmente feito por meio de canais como e-mail, chat ao vivo, ligações, mídias sociais ou portais de autoatendimento. | Geralmente realizado por meio de vários canais, como pessoalmente, por telefone, por e-mail, chat ao vivo, mídias sociais e muito mais. |
Impacto | Impacto direto na usabilidade e funcionalidade de um produto ou serviço. | Impacto direto na experiência geral positiva, na fidelidade do cliente e no crescimento do negócio. |
Por que o atendimento e o suporte ao cliente são importantes?
Uma esmagadora maioria 90% dos consumidores expressaram vontade de aumentar seus gastos quando as empresas oferecem um serviço personalizado experiência. Isso enfatiza a importância do suporte e do serviço ao cliente em todos os modelos de negócios.
Vamos examinar mais detalhadamente os motivos mais importantes pelos quais o atendimento e o suporte ao cliente são essenciais para o sucesso do seu negócio:
Aumenta a fidelidade do cliente: um serviço excepcional facilita a construção de confiança e garante a fidelidade contínua do cliente. Clientes satisfeitos tendem a se tornar clientes recorrentes, com maior probabilidade de fazer compras futuras.
Aumenta o valor de vida do cliente (CLV): O atendimento ao cliente de alta qualidade contribui para aumentar o CLV, pois clientes satisfeitos tendem a permanecer com a marca por mais tempo e a fazer mais compras por um longo período de tempo.
Apoia o crescimento do negócio: Excelente atendimento e suporte ao cliente impulsionam a satisfação do cliente, levando à repetição de negócios, boca a boca positivo e referências de clientes, que são vitais para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.< /p>
Reduz a rotatividade de clientes: o serviço e o suporte adequados podem reduzir significativamente as taxas de rotatividade de clientes, pois é mais provável que os clientes optem por uma empresa que atenda prontamente às suas necessidades e preocupações.
Semelhanças entre suporte ao cliente e atendimento ao cliente
Embora tenhamos discutido as diferenças entre os dois, há algumas semelhanças que vale a pena mencionar. Sua principal semelhança reside no objetivo inerente de garantir a satisfação do cliente. Este objetivo comum é promover interações positivas e aumentar a fidelidade do consumidor. Ambas as áreas se esforçam para resolver quaisquer problemas ou preocupações que o cliente possa ter, ao mesmo tempo que visam aperfeiçoar a experiência de relacionamento com o cliente.
As equipes de suporte e atendimento ao cliente possuem excelentes habilidades de resolução de problemas para garantir que as dúvidas, dificuldades ou insatisfações dos clientes sejam tratadas de maneira adequada e eficaz. Seja um problema relacionado ao produto, que normalmente é da responsabilidade do suporte ao cliente, ou um problema relacionado ao serviço, frequentemente abordado por agentes de atendimento ao cliente, ambas as funções exigem a capacidade de diagnosticar problemas rapidamente e encontrar soluções.
Outro ponto em comum entre o suporte e o serviço ao cliente é o uso da tecnologia para executar suas tarefas. Hoje em dia, tanto os departamentos de suporte ao cliente como de atendimento ao cliente dependem em grande parte de métodos digitais para interagir com os clientes, incluindo e-mail, chat online ao vivo, redes sociais e software de suporte. Esse uso da tecnologia não apenas aumenta a eficiência e a velocidade da comunicação, mas também permite o rastreamento, a geração de relatórios e o gerenciamento das interações com os clientes.
Finalmente, tanto os representantes de atendimento ao cliente quanto de suporte ao cliente se concentram na construção e manutenção de relacionamentos de longo prazo com os clientes. Eles acompanham os problemas anteriores para garantir que foram resolvidos de forma satisfatória para o cliente e interagem e se envolvem continuamente com a base de clientes para aprender e atender às crescentes expectativas e preferências dos clientes.
3 exemplos reais de atendimento e suporte ao cliente
Vejamos cenários da vida real que ilustram claramente a diferença entre os dois conceitos.
1. Serviço vs. suporte em um supermercado
Serviço ao cliente
Num supermercado, um cliente fica confuso com uma promoção mencionada num folheto que recebeu. Um funcionário, exemplificando o atendimento ao cliente, reserva um tempo para esclarecer os termos da promoção e mostrar a localização dos itens promocionais. Eles garantem que o cliente entenda totalmente antes de sair.
Suporte ao cliente
Posteriormente, o mesmo cliente utiliza a plataforma de compras online do supermercado e se depara com um erro técnico. O supermercado ajuda prontamente o cliente a solucionar esse problema, mesmo que o problema surja tarde da noite ou de manhã cedo. Um especialista técnico orienta o cliente durante o processo em tempo real, garantindo que a experiência de compra online seja perfeita.
2. Serviço vs. suporte em um restaurante
Serviço ao cliente
Um cliente que comprou uma refeição em um restaurante não gostou do pedido. O garçom, apresentando um atendimento exemplar, ouve o feedback do cliente, pede desculpas pela experiência e oferece uma refeição substituta de cortesia.
Suporte ao cliente
O mesmo restaurante possui um sistema de reservas online. Quando um cliente regular tem dificuldade em reservar uma mesa devido a uma falha no site, o apoio ao cliente está disponível para fornecer assistência técnica imediata, garantindo que o sistema de reservas funciona conforme o esperado.
3. Serviço vs. suporte em um ambiente de varejo
Serviço ao cliente
Em uma loja de roupas, um cliente não tem certeza sobre o tamanho que deve escolher para uma camisa específica. O vendedor da loja oferece um bom atendimento ao cliente, sugerindo o melhor tamanho para ele com base no tipo de corpo e na tabela de tamanhos da marca.
Suporte ao cliente
Quando o mesmo cliente decidir comprar a camisa na loja online e enfrentar problemas com o gateway de pagamento, ele poderá entrar em contato rapidamente com o suporte ao cliente da loja. O problema é rapidamente abordado e resolvido, permitindo ao cliente concluir a transação com facilidade.
6 dicas sobre como fornecer o melhor atendimento e suporte ao cliente
Para criar experiências positivas para o cliente, aqui estão 6 estratégias simples que você pode seguir.
Busque um atendimento personalizado
Cada cliente é único, assim como suas dúvidas ou problemas. Sensibilize sua equipe para tratar cada comunicação de forma pessoal. Seus clientes apreciarão a solução personalizada e isso os fará se sentir valorizados.
Priorize o tempo de resposta curto
Quando um cliente entra em contato com sua empresa, ele não deve ter que esperar muito tempo para obter uma resposta. Respostas rápidas e eficientes mostram respeito pelo seu tempo e valorizam suas dúvidas.
Escuta ativa
O elemento mais crítico para fornecer um excelente atendimento ao cliente é ouvir. Preste muita atenção às preocupações ou dúvidas de seus clientes. Entenda suas necessidades e frustrações com empatia. Nunca interrompa e deixe-os compartilhar toda a sua perspectiva.
Seja experiente
Certifique-se de que suas equipes de suporte ao cliente tenham amplo conhecimento sobre seu produto ou serviço. Isso lhes permitirá fornecer respostas claras e precisas às dúvidas dos clientes ou resolver seus problemas de forma eficaz. Os clientes apreciam uma assistência rápida e útil.
Acompanhamento
Mesmo depois que um problema for resolvido, certifique-se de fazer o acompanhamento com os clientes. Você pode perguntar se eles ficaram satisfeitos com o serviço ou se precisam de mais assistência. Isso pode melhorar exponencialmente a experiência do cliente.
Capacite sua equipe
Forneça à sua equipe de suporte ao cliente excelente conhecimento de produtos/serviços e forneça sessões de treinamento sobre as melhores práticas de atendimento ao cliente. Além disso, permita-lhes certas liberdades para fazer um esforço extra pelos clientes quando necessário.
Conclusão
Compreender as intrincadas diferenças entre suporte e serviço ao cliente é crucial para conceber estratégias eficazes que não apenas abordem as questões dos clientes, mas também promovam relacionamentos de longo prazo com os clientes.
Embora o atendimento ao cliente abranja todas as interações que as empresas têm com os clientes, o suporte ao cliente é uma área de foco que resolve principalmente problemas relacionados a produtos ou serviços. No entanto, ambos são componentes essenciais na criação de uma experiência e jornada notáveis para o cliente.
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